Alto nível técnico marcou a final da categoria pré-junior (14 a 16 anos), a 1.35 metro, na quarta de cinco finais do Campeonato Brasileiro da Juventude no Clube Hípico de Santo Amaro (SP) no domingo, 14/7. Dos 51 conjuntos na 1ª parcial, 31 disputaram a final e nada menos que quatro conjuntos fecharam com menos de 1 falta. Sagrou-se campeã a amazona do interior paulista Maria Luiza da Silva Martha Viera, a Malu, campeã sul-americana pré-junior 2018, que conquistou seu primeiro título brasileiro. Malu montando Arica du Caillou, que está com a amazona há cerca de dois anos e meio, fechou o campeonato com apenas 0.64 pontos perdidos (pp), trazidos da 1ª prova em que ficou na 6ª colocação.
Missão cumprida para Maria Luiza com Arica: campeã brasileira pré-junior 2019 e sul-americana pré-junior 2019
O vice-campeonato ficou o cavaleiro paulista Otaviano Vilaça, 16, montando Azarro du Sartiau que fechou campeonato os 0.9 pp trazidos da caça. "Sem dúvida essa é a minha conquista mais importante até hoje", comemorou o vice-campeão.
Otavio e Azarro du Sartiau rumo ao vice-campeonato
Malu também estava só felicidade: "para mim é a realização de um sonho vencer um campeonato sul-americano e agora meu primeiro título brasileiro com a Arica. Agradeço a toda minha equipe, família e, em especial, a Arica."
A campeã Malu com seu avô José Martha, Arica e o orgulhoso tratador
A medalha de bronze e o 5º posto posto ficaram com o jovem talento top pernambucano João Marcelo, que integrou da equipe campeã pré-junior 2019. Montando Belina de Amoranda, João Marcelo fechou com apenas 1.51 pp e com By Ranna Lord Pequin que vinha na liderança do campeonato com 0.49 pp acabou cometendo uma falta no antepenúltimo obstáculo."
O medalhista de bronze João e Belina de Amoranda em salto perfeito
Montando Berlin H, a paranaense Monique Hubner Busato também teve ótima participação fechando com apenas 2,96 pp na 4ª colocação.
Atuação impecável de Monique e Berlin H
João Pedro de Almeida Chaves, integrante da equipe pernambucana medalha de ouro pré-junior 2019, fechou o pódio na 6ª colocaçaõ montando Cuantica Loar, 4,53 pp. A disputa também foi última etapa seletiva para o Sul-Americano da Juventude que esse ano acontece no Paraguai, entre 16 e 22/9.
João Pedro e Cuantica Loar em salto perfeito
Campeã Maria Luiza da Silva Martha Vieira / Arica du Caillou - FPH - 0.64 pp
Vice Otaviano Vilaça / Azarro du Sartiau - FPH - 0.9 pp
3º João Marcelo Monte Santos / Belina de Amoranda - FEP - 1.51 pp
4º Monique Hubner Busato / Berlin H - FPrH - 2,96 pp
5º João Marcelo Monte Santos / By Ranna Lord Pequin - FEP - 4,49 pp
6º João Pedro de Almeida Chaves / Cuantica Loar - FEP - 4,53 pp
Fonte: Imprensa CBH ; fotos: Luis Ruas