No sábado, Feriado de 7 de setembro, após o GP Dieberger Fragances, válido pela 4ª Etapa do Ranking Brasileiro Senior Top, a final da 5ª Etapa do Longines Extreme Teams Challenge levantou a torcida no 84º Aniversário do Clube Hípico de Saanto Amaro (SP), que também recebeu a 2ª Etapa em maio Após se recuperar de uma contusão no ombro, o cavaleiro olímpico Stephan Barcha, que veio especialmente da Europa, voltou a integrar a equipe Exitum que faturou final da 5ª etapa da disputa por equipes criada por Doda Miranda. São 13 equipes formada por jovens talentos, amadores e profissionais com máximo de 12 integrantes e, a cada etapa, após as qualificativas com sete conjuntos, tem a final a 1.40 metro com participação de profissionais e jovens talentos até 25 anos saltando 1.40m.
Stephan Barcha com O mundo do Cavalo Chevaux em ação na 5ª Etapa do Longines XTC no Clube Hípico de Santo Amaro
Além de Barcha / O mundo do cavalo Chevaux, que foi o mais rápido (70,38 segundos) do time mesmo cometendo uma falta num percurso com 13 obstáculos armado com elevado nível técnico, a equipe Exitum foi representada também pelo top brasiliense Luiz Felipe Pimenta Alves / Cullinan GMS (1 falta) e o jovem talento André Moura / Blitz M (2 faltas), totalizando 218,90 segundos na soma dos tempos dos três percursos já com a penalização de quatro segundos para cada uma das 4 faltas cometidas pelos três cavaleiros.
Felipe Pimenta com Cullinan GMS
André Moura, jovem talento integrante do Time Brasil Young Riders no Sul-americano da Juventude 2029, com Blitz M
Segunda equipe a entrar na pista das oito que participaram da final, a equipe Exitum só pôde comemorar a vitória exatamente no último percurso realizado de toda a competição, feito pelo cavaleiro Artemus de Almeida, representante da equipe Artem, líder do campeonato e vencedora das provas qualificatórias, que já tinha feito uma pista limpa com Gabriel Gouveia e de 2 faltas com Bruno Pesanha. Mesmo zerando a pista e fazendo a melhor marca entre todos os cavaleiros de toda a competição (69,62 segundos), Artemus finalizou o tempo total de sua equipe em 219,49 segundos, ou seja, apenas 59 centésimos de segundo a mais que o completado pela Exitum.
Artemus com MECG Cassilero
Com o segundo lugar e o quinto pódio seguido em todas as etapas, a equipe Artem lidera 131 pontos na liderança do Ranking do Longines XTC, com boa margem de 29 pontos sobre a equipe Exitum, que assumiu, com a vitória, a vice-liderança do campeonato (102 pontos).
Bruno Pessanha, Artemus de Almeida e Gabriel Gouvea: trio de feras que ao lado dos demais integrantes da equipe Artem vem com boa margem na liderança da competição
Stephan, que retornou à competição após temporada na Europa onde fraturou o ombro que lhe tirou as chances de uma vaga , comentou o placar e planejamento. “Sem dúvida, o caminho é muito difícil. A equipe Artem ficou com uma vantagem enorme no Ranking. Porém, três meses atrás, quando caí numa competição e fraturei a clavícula, não deixei de acreditar que poderia fazer parte da equipe olímpica de Tóquio. Tanto que hoje retorno com uma vitória da nossa equipe no LXTC e agora vou fazer o melhor possível para obter bons resultados não só em todas as provas deste campeonato como também dos GPs internacionais que serão utilizados para definir a nossa equipe olímpica”, diz Stephan Barcha, que integrou o Time Brasil na Rio 2016.
A próxima parada do Longines XTC é na Sociedade Hípica Paulista, que também recebeu a 1ª e 4ª etapa, durante o Concurso de Salto Internacional e Nacional Indoor 2019, entre 24 e 29/9. Depois vem a etapa final do Rio de Janeiro, no Aniversário da Sociedade Hípica Brasileira em novembro e mais um play-off em dezembro na Hípica Paulista.
Agenda Longines XTC 2019
6ª Etapa - Sociedade Hípica Paulista (São Paulo, SP) – 25 a 29 de setembro
7ª Etapa – Sociedade Hípica Brasileira (Rio de Janeiro, RJ) – 21 a 24 de novembro
PlayOff – Sociedade Hípica Paulista (São Paulo,SP) – 5 a 8 de dezembro
Classificação Ranking Longines XTC após a 5 de 7 etapas
1º Team Artem, 131 pontos
2º Team Exitum, 102 pontos
3º Team Opus, 94 pontos
4º Team Crystallini, 89 pontos
5º Team Aurum, 80 pontos
6º Team Fortuna, 75 pontos
7º Team Vitae, 66 pontos
8º Team Auxilium, 52 pontos
9º Team Imperium, 50 pontos
10º Team Passion, 49 pontos
11º Team Opportuna, 49 pontos
12º Team Equus, 39 pontos
13º Team Audacius, 34 pontos
Imprensa CBH com Assessoria Extreme Teams Challenge ; fotos: Luis Ruas