Nesse segundo semestre de 2019, o Desafio Brasil de Adestramento tem movimentado a modalidade em diversos estados. Após as etapas no Manège Gama em Brasília e no Clube Hípico de Santo Amaro (SP), ambas em agosto, no 3° Regimento de Cavalaria de Guarda, em Porto Alegre, e na Fazenda Boa Vista, no sul de Minas Gerais, em setembro, o Desafio Brasil de Adestramento chegou à sua 5ª Etapa na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro, em 12 e 13/10. Em Porto Alegre e no Rio de Janeiro, o julgamento e esteve de Claudia Moreira de Mesquita e nas demais etapas coube a Sandra Smith de Oliveira Martins, também diretora da CBH, ambas juizas internacionais 4*.
Mariana Magalhães com Amore Mio A.F. : vencedora da série Elementar Amador no Desafio Brasil no Rio de Janeiro
Na competição que visa o fomento à modalidade, os três melhores resultados são somados e, ao final, é definido o Estado campeão. No Rio de Janeiro foram 28 os conjuntos no picadeiro com participação de representantes de cinco entidades e destaque da equipe de adestramento do Haras Pegasus que venceu em cinco das oito categorias. Lembrando que todos os concorrentes precisam estar com registro ativo na Confederação Brasileira de Hipismo e, após confirmação, será divulgado o resultado comparativo oficial.
A cada etapa do Desafio Brasil também está programada uma sessão de vídeos em que o juiz comenta a performance e tira as dúvidas dos concorrentes e no dia seguinte tem uma clínica. "Os oito conjuntos participaram da clínica com a Claudia Mesquita que foi realmente maravilhosa. Todos gostaram demais. Eu mesma aprendi muita coisa em um único dia", destacou Alejandra Fernandez, vencedora da série Forte II com Xanballum Comando SN e titular da Escola de Equitação do Haras Pegasus.
Beatriz Arantes, vencedora da série Prelminar Amador e Mariana Magalhães, ambas representantes do Haras Pegasuas, na Clínica com a juiza internacional Claudia Mesquita
"Em nossa Escola no Haras Pegasus eu busco fomentar o adestramento. Nossos alunos do Salto obrigatoriamente também fazem aulas de trabalho no plano", conta Alejandra que ao lado de seus alunos agora se prepara o Campeonato Brasileiro e Taça Brasil entre 21 e 24/11 no Clube Hípico de Santo Amaro. "Estamos planejando participar do Campeonato Brasileiro com 12 conjuntos. Para nós competir em São Paulo é muito immportante, uma vez que sabemos que o Estado é o maior polo da modalidade", afirma a amazona e treinadora.
Alejandra com Xanballum Comando SN vencedora da reprise St Georges durante a clínica com Claudia Mesquita, à direita, e apoio total de sua equipe
Para Sandra Smith de Oliveira Martins, juiza internacional 4* e diretora da CBH, "a importância do Desafio Brasil de Adestramento acontecer em diferentes Estados não é apenas que os concorrentes possam disputar uma prova nacional e se comparar com os demais Estados sem tem que viajar longas distâncias, mas também podermos conhecer as necessidades e avanços de cada Estado para juntos adequarmos as ações futuras."
Cap Cassia Delboni / Polivyus, da PM, e TC Mariotti / Talento do Rincão, CDE, 1º e 2º lugar na série Média
Adriana Correa Martins com RM Elektra, que treina com Daube Stephan no Haras Pegasus, vencedora da série Forte I Amador
Missão cumprida para integrantes da equipe do Haras Pegasus liderada por Alejandra Fernandez: Amanda Bahri e Bullock VHC, Paloma Almeida e Bandoleiro LS e Beatriz Arantes com Amore Mio
A próxima parada do Desafio Brasil de Adestramento acontece no Haras Adal no Paraná, em 2 e 3/11, com julgamento de Sandra Smith de Oliveira Martins. (Programa - clique aqui). Vale destacar que visando incentivar a participação no Campeonato Brasileiro de Adestramento 2019, os conjuntos de outros Estados estão isentos da taxa de estabulagem. (Programa - clique aqui)
Confira a seguir o resultado do Desafio Brasil de Adestramento no Rio de Janeiro. Lembrando que a categoria Cavalos Novos não é válida para a competição, mas computa pontos para o ranking brasileiro. (Regulamento - clique aqui)
Cavalos Novos 4 anos
1º Gisela Ferraz / Fraser J - FCC - 71,400%
Série Elementar Amador
1º Mariana Magalhães / Amore Mio A.F. - HP - 67,692%
2º Mariana Magalhães / Bandoleiro LS - HP - 66,538%
3º Talita Talarico / Kanto Vivo - FCC - 65,385%
4º Patrik Mendonça / Devoir - HP - 63,462%
5º Claudia Souto / Apollo RJ - SHB - 61,346%
6º CB Luis Felipe Correa Silva / Hulk da Vista - CDE - 57,500%
7º Margarida Libanio / Alegria - EDE - 54,423%
Elementar Profissional
1º Gisela Ferraz / Ramiro Aventureiro - FCC - 59,808%
Série Preliminar Amador
1º Beatriz Arantes / Amore Mio A.F - HP - 68,438%
2º Paloma Almeida / Bandoleiro LS - HP - 67,813%
3º Amanda Bahri / Bullock VHC - HP - 67,031%
4º Beatriz Arantes / Tabelle - HP - 65,156%
5º Ten Camilo / Solene do Rincão - CDE - 61,406%
6º Beatriz Arantes / Infinito IGS - HP - 60,781%
7º Fernanda Godoi / Quiz Time - CMP - 59,688%
Série Média Amador
1º Cap Cassia Delboni / Polivyus - PM - 63,533%
2º TC Mariotti / Talento do Rincão - CDE - 62,237%
3º Cap Cassia Delboni / Dercy - PM - 61,447%
4º Luiza Horta / Croassaint Rio - FCC - 60,789%
5º TC Renato / Nicarágua do Rincão - CDE - 60,263%
6º Elizabeth Arrais / Are you Ready - FCC - 58,421%
7º Isabela Hothaft / El Loco FHN - EDE - 56,316%
7º Isabela Hothaft / Esperada dos Escudeiros - EDE - 56,316%
Série Forte I Amador
1º Adriana Correa Martins / RM Elektra - HP - 63,056%
Série Forte I Senior Profissional
1º Daniel Nascimento / Azeviche Interagro - HP - 60,417%
2º Daniel Nascimento / Carp do Vouga - FCC - 59,028%
Série Forte I Senior Profissional
1º Daniel Nascimento / Azeviche Interagro - HP - 60,417%
2º Daniel Nascimento / Carp do Vouga - FCC - 59,028%
Série Forte II
1º Alejandra Fernandez / Xanballum Comando SN - HP - 63,056%
Imprensa CBH - C. May com fotos cedidas