Grande nome do hipismo brasileiro e mundial, Neco é reconhecido entre os maiores técnicos e atletas do Movimento Olímpico
Hoje, 28/04/2020, um dos maiores nomes do hipismo mundial, Nelson Pessoa, o Neco, passa a fazer parte do Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB), que foi lançado durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico (PBO) 2018 e tem o objetivo enaltecer, difundir e eternizar a história do Movimento Olímpico do país, inspirando a sociedade por meio do conhecimento de biografias marcantes e singulares a serviço do esporte.
Neco na conquista da 6ª de suas 7 vitórias no Derby de Hamburgo, um recorde na história da competição
A indicação de Neco foi feita pelo Presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), Ronaldo Bittencourt Filho, por meio do Processo de Seleção para atletas e treinadores para o Hall da Fama do COB 2020, que teve início em fevereiro. Após passar pelos critérios e procedimentos de avaliação da Comissão Avaliadora, que elegeu 10 personalidades do esporte, hoje foi publicado o ofício assinado pelo Presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira, comunicando a escolha de Neco: "É com grande satisfação que informamos que o treinador Nelson Pessoa Filho (Hipismo) foi eleito como personalidade para ser homenageado pelo Hall da Fama do COB 2020. O Comitê Olímpico do Brasil gostaria de manifestar os agradecimentos por toda a inestimável contribuição do Nelson Pessoa Filho ao Esporte, que o fez merecedor desta justa indicação ao Hall da Fama 2020".
Neco em ação com Grand Geste rumo a vitória no GP Europa em 1964
Nelson Pessoa Filho nasceu no Rio de Janeiro em 1935 e se mudou para Europa em 1961, buscando se aprimorar e profissionalizar como cavaleiro profissional. Ficou conhecido como "feiticeiro" por sua grande capacidade e habilidade de conduzir seus cavalos. Com experiência como técnico de várias equipes na Europa, no Oriente Médio e no Brasil, auxiliou na conquista da medalha de bronze em Atlanta, a primeira medalha olímpica do esporte equestre brasileiro e foi técnico do seu filho, Rodrigo Pessoa, na conquista do título de campeão do mundo em 1998 e da medalha de ouro nos Jogos de Atenas 2004.
A trajetória de Neco como atleta foi muito expressiva com participação em cinco Olimpíadas 1956, 1964, 1968, 1972 e 1992. Em Tóquio 1964 ficou com o 5º lugar individual, e, entre os muitos títulos da sua carreira, conquistou o ouro por equipe e prata individual nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg 1967. Foi campeão europeu, quatro vezes campeão brasileiro, sete vezes campeão (recorde de vitórias) do Derby de Hamburgo, tricampeão do Derby de Hickstead e vencedor de aproximadamente 150 GPs na Europa. Atualmente com 85 anos, Neco segue trabalhando como treinador e preparador de equipes de alto nível.
O Time Brasil que conquistou a 1ª medalha de ouro em Jogos Pan-americanos da esquerda para direita: Antonio Alegria Simões, Cel Renyldo Ferreira, Nelson Pessoa, o Neco, e José Roberto Reynoso Fernandez, o Alfinete
Nos Jogos Pan-americanos 1967 em Winnipeg, o Time Brasil conquistou a 1ª de suas seis medalhas de ouro na história dos Jogos
Todos os anos o COB apresenta uma lista de homenageados para seu Hall da Fama. Entre outros nomes presentes no Hall do COB estão o técnico da seleção de Vôlei Bernardinho, a ex-jogadora de Basquete Hortência, o maratonista Vanderlei Cordeiro, entre outros.
CBH com info COB; img repr História do Hipismo Brasileiro