superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

Encerrando o Campeonato Brasileiro da Juventude no domingo, 4/10, na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro, nem mesmo a chuva tirou o brilho da disputa da decisão do título individual Junior (14 a 18 anos), a 1.40/1.45m. A medalha de ouro só foi definida no baixar da bandeirola do último conjunto a entrar na segunda volta do GP Hélio Pessoa, quando a representante de São Paulo Maria Luiza Martha da Silva Vieira e sua Acarole do Refúgio, que precisavam do zero para o título, deixaram todos os obstáculos intactos. Malu Martha, como é conhecida, já tinha a prata garantida com a tordilha Árica de Caillou, mas arrematou o ouro mais do que merecido.

Muito feliz e cumprimentada pela família inteira, Malu de 17 anos, é quase uma veterana no esporte: campeã brasileira de Pré-junior 2019, campeã sul-americana Pré Junior 2018 e bronze sul-americano Pré Junior 2019, ainda assim disse que ficou muito nervosa. “É meu primeiro campeonato na Junior e estou há pouco tempo montando essa égua. Mas eu não sei o que acontece, mesmo nervosa, quando entro na pista, consigo fazer direito”, explicou a campeã que fechou com 13,25 pontos perdidos (pp). 

MALU410

Malu e Acarole do Refúgio a caminho do título brasileiro da categoria Junior

A medalha de prata foi para o conjunto de Pernambuco, João Pedro de Almeida Chaves e Calanthus JMen, vencedores do primeiro dia e também regulares em todo o campeonato, 16 pp.

JOAO410

João Pedro e Calanthus JMen: dupla vice-campeã brasileira junior

Já a 3ª colocação coube ao cavaleiro da casa Antonio D’Orey da Veiga apresentando Le Care, 22,33 pp. Malu com sua montaria Arica Caillou fechou com 17,65 pp, mas conforme a regra um mesmo atleta não pode ocupar duas posições entre os três primeiros e assim assumiu a 4ª posição no pódio. Antonio Cirne Lima, gaúcho radicado em São Paulo, foi 5º, 24,98 pp, e Monique Hubner Busto com Bentley do Refúgio, 33,63 pp, 6ª colocada, pelo Paraná.

antonioveija0410

O ginete da SHB Antonio com Le Care

Na categoria Pré-junior (14 a 16 anos), a 1.30/1.35m, a decisão também foi acirrada. João Vitor Gomes de Lemos, cavaleiro de Brasília filho do ginete top Geraldo Gomes de Lemos, levou Cristiano JMen à vitória, com apenas um derrube trazido do 1º percurso da decisão final e 0.40 pp da 1ª prova, totalizando 4,40 pp. “Fui campeão sul americano Mirim individual e por equipes em 2019. E esse ano me dediquei muito, principalmente durante a quarentena e consegui esse título de campeão brasileiro. Estou muito feliz, muito obrigado a todos que torceram!”, festejou o cavaleiro, de 15 anos. “Se tudo seguir certinho vou fazer mais um ano de Pré junior com o Cristiano JMen, que está conosco desde os 4 anos de idade e só deu alegria até agora”, finalizou.

joaolemos0410

João Vitor e Cristiano JMen na merecida comemoração

Sagrou-se vice-campeã Camila Junqueira de Mendonça, amazona do interior paulista vice-campeã brasileira mirim 2019, que montando com Essenza TW fechou com apenas 5,62 pp.

camilajunqueira0410

Camila e Essenza TW em salto perfeito sobre o rio

Em 3º lugar chegou o pernambucano João Marcelo Lopes Santos com Belina da Amoranda, 8,42 pp. Completaram o placar da 4ª à 6ª colocação: o parananense Luiz Eduardo Requião Strutz com Lassale JMen, João Marcelo Monte Santos, dessa feita, com By Ranna Lord, e a paranaense Gabriela Munhoz Ongaratto Furlan com Horse a Porter Cheval HSL Brandy, todos com menos de tês faltas.

 joao marcelo0410

João Marcelo e Belina da Amoranda

Na categoria Mirim (12 a 14 anos), 1.20/1.25m, teve desempate para decisão da medalha de ouro e prata entre dois conjuntos de São Paulo sem faltas ao longo dos três dias de competição. A amazona do Isadora Pastore Resende Vilela, que em 2019 foi bronze, dessa vez levou o título. Isadora e Sil For zeraram o desmpate em 38s70, arrematando o título brasileiro. "Esse ano eu vim para ganhar ”, afirmou a campeã, de 15 anos recém completos, que dedicou o campeonato à sua égua.

isadora0410

Missão cumprida para Isadora e Sil For

Primeiro a largar no desempate João Egoroff com Wangu Cooper partiu com tudo e registrou 31s47, mas com duas faltas, sagrando-se vice-campeão. 

joao0410

João e Wangu Cooper 

Também por São Paulo Raissa Alfredo Oliveira com Libelle Z conquistou a medalha de bronze, 16 pp. Outros cinco conjuntos fecharam com 20 pp empatados na 4ª colocação. Para efeito de pódio valeu o melhor resultado na prova final: a paulista Vivian Park Kang com Luna Pullman foi 4ª, o carioca Mateus Mussi com Cori Calei Guet II, 5ª, Vivian com sua segunda montari Macarena Tok, 6º. Raissa Rezendo Oliveira com Hanna e Carol Sztamfater Chocolat com Chiya Z, de São Paulo, completaram a lista dos conjuntos com 20 pp.

raissa0410

Raissa e Libelle Z

Homenagem a Hélio Pessoa

Neste domingo, em cerimônia não menos emocionante antes do GP da final dos Juniors, que levou seu nome, a Hípica homenageou os 80 anos do cavaleiro internacional da casa, treinador e course designer Hélio Pessoa. Parte da família mais icônica do hipismo brasileiro, Hélio estreou em grandes competições no Brasil e nos anos 60 e 70 conquistou centenas de vitórias e classificações em concursos nacionais e internacionais. Rodolpho Figueira de Mello, presidente da FEERJ, Ronaldo Bittencourt, presidente da CBH, Antônio Alegria Simões, presidente da entidade anfitriã, Osmair Luminatti, diretor da SHB, entregaram a placa de bronze comemorativa a Hélio Pessoa, que também prestigiou a premiação dos vencedores nas categoria Junior e Pré-junior.

homenagemheliopessoa0410

Helinho Pessoa entre amigos e dirigentes na mais que justa homenagem pelos seus 80 anos e legado no esporte hípica nacional e internacional

Seguindo as orientações das autoridades sanitárias, o evento aconteceu sem público e exigindo o respeito aos itens das Regras de Ouro da Prefeitura do Rio de Janeiro de prevenção à Covid 19.

Clínica de alta performance para 3 primeiros do Brasileiro da Juventude e líderes do ranking

O campeão, vice-campeão e o 3º lugar do Campeonato Brasileiro de cada categoria, bem como o líder do ranking brasileiro nas respectivas cinco séries Mini-mirim, Pré-mirim, Mirim, Pré-junior e Junior (a ser confirmado após a atualização da contagem de pontos) terão direito a uma clínica de alta performance com o campeão pan-americano Marlon Zanotelli e o técnico do Time Brasil de Salto Philippe Guerdat. A CBH será responsável pela locação do espaço e infraestrutura para atendimento à Clínica, custeio de passagem e hospedagem dos atletas em quartos duplos, hospedagem dos treinadores em quartos duplos e estabulagem dos animais no local de realização da Clínica. A data e o local serão divulgados em breve. Veja o regulamento.


Final Junior

podiojunior0410

Os campeões da categoria Junior com Osmair Luminatti, Helio Pessoa, Ronaldo Bittencourt e Antonio Alegria Simões

Campeã Maria Luiza Martha Vieira / Acarole do Refúgio - FPH - 13,25 pp
Vice João Pedro de Almeida Chaves / Calanthur JMen - FEP - 16 pp
3º Antonio Dorey Correa da Veiga / Le Care - FEERJ - 22,33 pp
4º Maria Luiza Martha Vieira / Arica du Caillou - FPH - 17,65 pp
5º Antonio Cirne Lima / Quidam Forever - FGEE - 24,98 pp
6º Monique Hubner Busato / Bentley do Refúgio - FPRH - 33,63 pp

Pré-junior

podioprejunior0410

Os campeões da categoria Pré-junior com Helio Pessoa, Antonio Alegria, Ronaldo Bittencourt Filho e Osmair Luminatti

Campeão João Vitor Gomes de Lemos / Cristiano JMen - FHBR - 4.40 pp
Vice Camila Junqueira Ribeiro de Mendonça / Essenza TW - FPH - 5,62 pp
3º João Marcelo Monte Santos / Belina da Amoranda - FEP - 8,42 pp
4º Luiz Eduardo Requião Strutz / Lassale JMen - FPrH - 9,48 pp
5º João Marcelo Monte Santos / By Ranna Lord Pequin - FEP - 9,42 pp
6º Gabriela Munhoz Ongaratto Furlan / Horse a Porter Cheval HSL Brandy - FPrH - 9,83 pp

Mirim

 podiomr0410

Os campeões da categoria Mirim com Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da CBH

Campeã Isadora Pastore Resende Vilela / Sil For - FPH - 0 pp
Vice João Malucelli Egoroff / Wangu Cooper - FPH - 0pp
3º Raissa Alfredo Oliveira / Libelle Z - FPH - 12 pp
4º Vivian Park Kang / Luna Pullman - FPH - 16 pp
5º Mateus Mussi / Cori Calei Guet II - FEERj - 20 pp
6º Vivian Park Kang / Macarena Tok - FPH - 20 pp

Resultado completo.

 

Imprensa CBH com colaboração CPC Comunicação ; fotos: Luis Ruas

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.