Um final de semana especial marcou o Campeonato Brasileiro de Amazonas na Sociedade Hípica Paulista, entre 7 e 11/10. Quase três centenas de conjuntos totalizando 295 inscrições representando nove Estados disputaram os títulos brasileiros nas categorias Amazonas B, 1m, Amazonas A, 1.10m, Amazonas, 1.20m, e Amazonas Top, 1.30m. Amazonas de todas as idades competiram nesse que é o único torneio 100% feminino no hipismo, conhecido por ser o único esporte olímpico em que homens e mulheres competem em condições de igualdade. Após as finais por equipes que rolaram na sexta-feira, 9, e sábado, 10, com sete Estados com direito a pódio, no domingo, 11, foi dia das decisões individuais todas com emocionantes desempates entre conjuntos zerados, apontando para o ótimo nível técnico da competição com armação dos course-designers Gabriel Malfatti e Moisés Pereira nas pistas de areia e grama, respectivamente.
Fechando a competição, a categoria Amazonas Top, a exemplo de todas as séries, teve altura elevada em cinco centímetros. Após a 3ª e última prova, três conjuntos seguiram zerados: a amazona da casa Stephanie Behar Braga com GR Armani e a mineira Mariana Frauches Chaves com duas montarias: Carthagena e Dunoville. Sagrou-se campeã Stephanie Behar Braga com GR Armani, dupla que também foi campeã brasileira Amador Top 2017 na mesma pista, que cruzaram a linha de chegada na ótima marca de 41s36. "Foi uma emoção muito grande, esse título é especial e todo do Armani, o cavalo da minha vida", destacou Stephanie, 30.
Stephanie e GR Armani, BH que ainda em 2020 completa 18 anos, saltam para a vitória no Brasileiro Amazonas Top
Conforme a regra, um mesmo atleta não pode chegar entre os três primeiros. Mariana garantiu o vice com Carthagena, sem faltas, em 44s37 e foi 4ª com Dunoville, mais rápida no desempate, 40s53, mas com um derrube.
Mariana e Carthagena: dupla vice-campeã
A 3ª colocação ficou com a paranaense Jessica Carvalho de Sá montando Abril Grancento que fechou o campeonato com apenas 1 ponto perdido. Em 5º lugar ficaram empatadas com 4 pontos Jordana Laffranchi com Casalana JMen, Giulia Scampini com Keep on Fighting, Janice Ambrosio Merzvinskas com JAM Shiva Z e Thais Balbino de Souza com Pic Pic Une Aimee. Oficialmente, pelo regulamento da CBH, os pódios em um Campeonato Brasileiro vão até 3º lugar.
Jessica e Abril Grancento: 3ª colocada
Na série Amazonas, 1.20m, disputada na pista de areia, cinco conjuntos zerados após a 3ª prova voltaram ao desempate para decisão do título. Última em pista, a amazona carioca Patricia Watt Vianna com Catherine C JMen faturou o título, sem faltas, 44s17. E esse foi nada menos que o segundo título da amazona de 37 anos que há um mês também foi campeã brasileira Amador em Curitiba. "Estou muito feliz, para mim foi muito especial. Esse ano já consegui o título brasileiro de amador também a Catherine, uma égua muito especial, um fenômeno", comentou a campeã Patrícia, 37.
Patrícia e Catherine C JMen: dois títulos brasileiros em menos de um mês
Também com atuação perfeita, pista limpa, dm 44s17, Ana Carolina de Almeida Borja montando Caprice van de Hermitage, dupla da casa, faturou o vice, 44ss17.
Carolina e Caprice van de Hermitage: dupla vice-campeã
Bruna Tarallo Libertini Cervelati com Garfield Cooper zerou em 46s62 garantindo o bronze e Francis Berl com Land X do Feroletto chegou em 4º, 42s92, duas faltas. Todas por São Paulo. Completaram o placar na 5ª e 6ª colocação a amazonense que defende São Paulo Lara Ozores de Souza com Risketou Tok, que teve um contratempo e acabou eliminada no desempate, e a paranaense Maria Eduarda Pacheco com Vanyt SH, que fechou a competição com apenas um 1 pp.
Bruna com Garfield Cooper: 3ª colocada
A final Amazonas A, na pista de grama, também só foi decida após desempate entre três conjuntos. Última em pista a amazonas do interior paulista Isabella Rodrigues Molinari, 21, com Ravell Vila Fal faturou seu 1º título brasileiro sem faltas, em 35s97. "Foi muito emocionante. Contei muito com a ajuda desse meu campeão o Ravell. Estou muito feliz. Foi o meu título brasileiro", destacou a campeã que monta em Itu no interior paulista.
Missão cumprida para Isabella e Ravell Vila Fal: campeãs brasileiras Amador A
O vice-campeonato ficou com Mayara Toledo Messias apresentando L Esprit que abriu o desempate com percurso limpo em 38s68.
Mayara e L Esprit garantiram o vice-campeonato
Já 3ª colocação foi da mineira Marina Villaça de Almeida com Agatha Aragom, 37s86, uma falta. Com apenas 1 pp no campeonato, a carioca Malva Abreu Rolla com Bertha RJ garantiu a 4ª colocação, seguida pela paranaense Kamila Miksza Ribas Prestes com Uca das Cataratas e carioca Marianna de Barcellos montando Desiree RJ, totalizando 2 e 4 pp, respectivamente.
Na final Amazonas B, disputada na areia, nada menos que 18 conjuntos foram ao desempate que na altura de 1/1.05m é disputado valendo a melhor aproximação ao tempo ideal que foi de 57 segundos e é mantido oculto até o final. Sete voltaram a zerar. Sagrou-se campeã a jovem amazona de Minas Gerais Valentina Alves de Brito Gonçalves com Risling do Rio Acima, 56s93. "Esse foi o meu primeiro título brasileiro, estou muito feliz. A minha estratégia no desempate foi manter um ritmo constante, não muito devagar e prestar bastante atenção na medição do percurso pelo pistinha. Agora quero terminar o ranking de Minas Gerais e ano que vem planejo saltar os Campeonatos Brasileiros de Amazonas e da minha categoria", destacou a campeã Valentina, que monta no Cepel em Belo Horizonte.
O vice-campeonato ficou com a paulista Bianca Andrade com SL Hannah e 3ª colocação foi da catarinense Renata Ferreira Lima montando Afrodite Método em 56s81 e 56s74. Da 4ª à 6ª colocação aparecem a catarinsens Isabela Zattar Tonello com Vanilla Sky Top, a carioca Fernanda de Oliveira Diehl montando Larinera JMen II e a Victoria Vendramin apresentando Ivana Itapuã, todos sem faltas, em 56s74, 58s39 e 55s60.
Bianca e SL Hannah rumo ao vice-campeonato
Renata e Afrodite Método
Final Amazonas B - 1.05m
Campeã Valentina Alves de Brito Gonçalves / Risling do Rio Acima - FHMG - 0 pp - 0/56s93
Vice Bianca Andrade / SL Hannah - FPH - 0 pp - 0/56s86
3° Renata Ferreira Lima / Afrodite Método - FPH - 0 pp - 0/56s81
4º Isabel Zattar Tonello / Vanilla Sky Top - FCH - 0 pp - 0/56s74
5º Fernanda de Oliveira Diehl / Larinera JMen II - FEERJ - 0 pp - 0/58s39
6º Victoria Vendramin / Ivana Itapuã - FPrH - 0 pp - 55s60
Final Amazonas A - 1.15m
Campeã Isabella Rodrigues Molinari / Ravell Vila Fal - FPH - 0 pp - 0/35s97
Vice Mayara Toledo Messias / L Esprit - FPH - 0 pp - 0/38s68
3º Marina Villaça de Almeida / Agathha Aragom - FHMG - 0 pp - 4/37s86
4º Malva Abreu Rolla / Bertha RJ - FEERJ - 1 pp
5º Kamila Miksza Ribas Prestes / Uca das Cataratas - FPrH - 2 pp
6º Marianna de Barcellos / Desiree RJ - FEERJ - 4 pp
Final Amazonas - 1.25m
Campeã Patricia Watt Vianna / Catherine C JMen - FEERJ - 0 pp - 0/40s84
Vice Ana Carolina Borja de Almeida / Caprice van de Hermitage - FPH - 0 pp - 0/44s17
3º Bruna Tarallo Libertini Cervelati / Garfield Cooper - FPH - 0 pp - 46s62
4º Francis Berl / Land X do Feroletto - FPH - 0 pp - 8/42s92
5º Lara Ozores de Souza / Risketou Tok - FPH - 0 pp - Elm
6º Maria Eduarda Pacheco / Vanyt SH - FPrH - 1 pp
Final Amazonas Top - 1.35m
Campeã Stephanie Behar Braga / GR Armani - FPH - 0pp - 0/41s36
Vice Mariana Frauches Chaves / Carthagena - FHMG - 0 pp - 0/44s37
3º Jessica Carvalho de Sá / Abril Grancento - FPrH - 1 pp
4º Mariana Frauches Chaves / Dunoville V - FHMG - 0 pp - 4/40s53
5º Jordana Laffranchi / Casalana JMen - FPH - 4 pp
6º Giulia dal Canton Scampini / Keep on Fighting - FPH - 4 pp
CBH com fotos: Luis Ruas, Fernando Faciole