superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

A Confederação Brasileira de Hipismo instituiu um Conselho Técnico para a gestão 2021 a 2024. Nelson Pessoa Filho, mais conhecido como Neco, sem dúvida, um dos ícones máximos na história do hipismo mundial como cavaleiro e treinador, aceitou o convite de consultor da entidade  e lamenta polêmica em torno da eleição que em 29 de janeiro de 2021 elegeu Francisco Mari, presidente.

neco derbyhamburgo550

Neco na conquista da 6ª de suas 7 vitórias no Derby de Hamburgo  na Alemanha, um recorde na história da competição

"Eu já havia recebido esse convite há bastante tempo na gestão anterior do Ronaldo Bittencourt", conta Neco. "Eu lamento muito a atual polêmica em torno da eleição, que está prejudicando o nosso esporte. Pessoalmente, apoio a gestão do Francisco Mari e não tenho motivos para não colaborar, considerando ainda que eu já tinha esse compromisso anteriormente. Em minha carreira sempre me mantive à parte da política, meu lado é dos cavalos e por consequencia das competições. Lidei com muitos presidentes e nunca vi nada semelhante na CBH", pontua o experiente horseman, referindo-se ao conturbado processo eleitoral.

"Se eu puder dar um conselho a quem me pedir estou à disposição. Eu espero que a situação política seja resolvida em breve, na justiça esportiva ou civil. A "moda western" não funciona", complementa Neco, que reside na Bélgica.

equipe atlanta 650

Neco, segundo à direita,  atuou como técnico na conquista da primeira medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta com Rodrigo Pessoa, Doda Miranda, André  Johannpeter, Luiz Felipe de Azevedo e Cel Joberto Pio da Fonseca, chefe de equipe  

A diretoria da CBH na gestão 2021/2024 com Francisco José Mari, o Kiko, presidente, e João Loyo de Meira Lins, vice também definiu boa parte do quadro de diretores. Na modalidade Salto, Pedro Paulo Lacerda e Phillippe Guerdat - que lideraram a conquista do hexacampeonato do Time Brasil no Pan de Lima 2019 carimbando o passaporte para Toquio - seguem, respectivamente, como diretor e técnico. O cavaleiro top de Minas Gerais Rodrigo Sarmento assumiu a diretoria técnica da entidade.

Sobre Nelson Pessoa

Neco nasceu no Rio de Janeiro em 1935, onde iniciou sólida e bem sucedida carreira no hipismo. Em 1961 se mudou para Europa. Disputou cinco Olimpíadas em 1956, 1964, 1968, 1972 e 1992. Nos Jogos de Tóquio 1964 garantiu o 5º posto individual. No Pan de Winnipeg integrou o Time Brasil que conquistou a primeira medalha de ouro e também foi ao pódio individual com a medalha de prata. Foi campeão europeu, quatro vezes campeão brasileiro, sete vezes campeão (recorde de vitórias) do Derby de Hamburgo, tricampeão do Derby de Hickstead e vencedor de aproximadamente 150 GPs na Europa.

equipe winnipeg1967 6

O Time Brasil que conquistou a 1ª medalha de ouro em Jogos Pan-americanos em 1967 Winnipeg da esquerda para direita:  Antonio Alegria Simões, Cel Renyldo Ferreira, Nelson Pessoa, o Neco, que também foi prata individual,  e José Roberto Reynoso Fernandez, o Alfinete 

Atualmente com 85 anos, Neco segue trabalhando como treinador e preparador de cavaleiros e equipes de alto nível. Há três anos, Neco está treinando a equipe de Concurso Completo de Equitação da Austrália e ainda a equipe do Haras Império Egípcio na Europa, mais especificamente o cavaleiro Francisco Musa, integrante da lista de candidatos a uma vaga no Time Brasil de Salto nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Em abril de 2020, em uma justa homenagem, Neco passou a integrar o Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

 

Imprensa CBH - imgs: História do Hipismo Brasileiro (por Cel Renyldo Ferreira)

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.