Na tarde do sábado, 27/3, o Brasil esteve em pista no GP5* Rolex, a 1.60m, na arena de grama Global International na Equestrian Village, ponto alto do Winter Equestrian Festival 2021 na 11ª das 12 semanas de duração da competição que segue até 4/4 em Wellington, na Flórida (EUA). Dentre os 44 conjuntos, oito habilitaram-se ao desempate com armação do course-designer olímpico brasileiro Guilherme Jorge. O segundo conjunto habilitado ao desempate foi Yuri Mansur montando Vitiki, alazão hannoverano de 13 anos.
Ao final a vitória foi do alemão Daniel Deusser, atual nº 3 do mundo, que montando Suderia Tobago Z que cruzou a linha de chegada com pista limpa em 36s402, garantindo a fatia de U$ 165 mil de um total de 500 mil em jogo. Outros dois conjuntos também voltaram a garantir pista limpa: o israelense Daniel Bluman com Gemma W, 36s402, vice-campeão, e o holandês Harrie Smolders com Bingo du Parc, 36s742, 3º colocado.
Yuri e Vitiki acabaram cometendo dois derrubes em 38s35, fechando na 8ª colocação nesse que foi o principal GP do Winter Equestrian Festival 2021 em uma tarde de muito calor em Wellington. Vale lembrar que Vitiki sofreu uma fratura em um dos anteriores no CHIO Aachen 2018 na Alemanha e sua recuperação até o mais alto nível de competição é de fato extraodinária.
Pista limpa para Yuri Mansur e Vitiki na 1ª passagem do GP Rolex
Outros dois brasileiros também tiveram atuação muito boa na 1ª passagem: Rodrigo Pessoa com Carlito´s Way fechou com apenas um derrube (4 pontos perdidos) e Rodrigo Lambre com Catover que também registrou somente um falta e 1 ponto por excesso tempo, fechando com 5 pp. Os três brasileiros garantiram índice olímpico e estão entre os candidatos ao Time Brasil de Salto nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
A definição da equipe se dará na Europa - que no momento está com suas competições internacionais suspensas até 11/4 devido a um surto de herpes vírus equino (forma neurológica). Philippe Guerdat, técnico, Pedro Paulo Lacerda, chefe de equipe e diretor de Salto da CBH, ao lado de Rodrigo Sarmento, novo diretor técnico da CBH, e veterinário Rogério Saito formam a comissão que definirá a equipe nos Jogos.
Imprensa CBH