Esse final de semana, entre 28 e 30/5, o tradicional Concurso de Salto Nacional XV Copa JK movimentou a Sociedade Hípica de Brasília com provas de 0.90 a 1.35m, incluindo séries de Cavalos Novos e Escolas de Equitação (0.60 a 0.80m) e ainda a primeira seletiva das categorias de base do Sul-americano da Juventude 2021.
Na Copa Prata, a 1.30m, voltada às categorias Amador e Master Top, Jovem Cavaleiro Top, Junior, Pré-junior e Senior Especial disputada na sexta-feira, 28, o sempre competitivo Marco Antonio Modesto Filho com Chevaux Cashley, por Brasília, foi o vencedor Amador Top e na classificação geral. Na Copa Bronze, a 1.20m, para Jovens Cavaleiros, Mirins, Masters e Amadores, no sábado, 29, o brasiliense João Victor Rodrigues Cunha com Elegance Cequipel foi vencedor entre os Jovens Cavaleiros e na geral.
Missão cumprida para João e Elegance Cequipel
Finalmente no domingo, 30/5, a Copa Ouro, a 1.35m, aberta às categorias Amador Top, Master Top, Jovem Cavaleiro Top, Junior, Pré-junior e Senior Especial, fechou a competição com vitória do top brasiliense Luiz Felipe Pimenta Alves montando HFB Kentucky de apenas 8 anos. "Acabei ganhando com um cavalo 8 anos, de propriedade de Gonçalo Moura, que está subindo agora de altura e que tenho muita expectativa de ser um dos meus principais cavalos", destacou Pimenta.
O Deputado Distrital Rodrigo Delmasso, vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, e Almir Vieira, presidente da FHBR, com o campeão Luiz Felipe Pimenta Alves
"A Copa JK é um concurso tradicional e que teve uma receptividade muito grande, com pessoas prestigiando, principalmente do Nordeste. Então acho que as pessoas gostaram muito. Voltamos a aaltar na pista de grama que tinham muitos anos que não usávamos que é uma das melhores pistas de grama do Brasil na minha opinião. Como infelizmente, por causa da pandemia, não tivemos esse concurso no ano passado, foi muito gratificante ver o concurso sendo prestigiado, mesmo com todas as restrições e protocolos de segurança de prevenção à Covid-19", finalizou o vencedor da Copa Ouro.
Lis de Paula Lacerda, goiana, vencedora da seletiva Junior com Tigger van de Held, fechando sem um único ponto perdido, também comentou seu desempenho. "Estou muito contente com o resultado da seletiva de Brasília, superou todas as minhas expectativas porque não esperava zerar todos os percursos. Fiquei muito contente com o nosso conjunto, estamos muito bem, e senti que podemos superar todos os desafios que vierem por aí. Também foi muito bom saltar na pista de grama, gostei muito da experiência. é uma pista muito bonita."
100% de aproveitamento da amazona Lis com Tigger van de Held na categoria Junior
Classificação seletivas da Juventude
Vencedores da disputa por equipes com Francisco Mari, presidente da CBH
Pré-junior
1º Isadora Pastore Resende Vilela / Sil For - FPH - 1,48 pp
2º João Vitor Gomes de Lemos / Cristiano JMen - FHBR - 2,7 pp
3º Isadora Pastore Resende Vilela / Faryan E - FPH - 6,64 pp
Classificação completa
Mirim
1ºE Henrique Dias Rennó Silva / Charlotte da Ceciliana - FHMG - 4 pp
1ºE Esther Faldini Pinheiro Koren / JLP Cantara G - FEC - 4 pp
1ºE Esther Faldini Pinheiro Koren / JLP Carenthus JMen II - FEC - 4 pp
Classificação completa
Junior
1º Lis de Paula Lacerda / Tigger van de Held - FHGO - 0 pp
2º Augusto Bonotto Perfeito / Big Boy GMS - FGEE - 31 pp
3º Lara Ozores de Souza / Corvette des Collines - FPH - 34 pp
Classificação completa
Pré-mirim
1º Vitor Furbino Iaze / Orakle Tok - FHMG - 45 pontos
2ºE Julia Felix / Donatela H20 - FHBR - 40 pontos
2ºE Carolina Amaral Fontes Amor / Quintana Tok - FHMG - 40 pontos
Classificação completa
Com fotos Tim Maia e divulgação