Este ano o FEI Jumping World Challenge Final acontece de 22 a 28 de novembro no Jakarta International Equestrian Park Pulomas (JIPP), em Jacarta, capital da Indonésia. O Brasil consta pela primeira vez entre os cavaleiros confirmados na disputa, com a participação do Amador Top brasiliense Marco Antônio Modesto Filho, o Marquinho, como é chamado pelos amigos e companheiros de equipe.
Com um conceito parecido com o FEI Children, o FEI Challenge é um campeonato voltado para Amadores, com seletivas com mesmo percurso em todo o mundo, onde os 20 cavaleiros mais bem qualificados (2 de cada uma das 10 zonas regionais), são convidados a montar cavalos emprestados, sorteados no dia do evento. A disputa conta com cinco provas: a Competição de Boas Vindas, 1a Qualificativa, 2a Qualificativa, Competição de Despedida (Repescagem) e Final.
A seletiva para participação do Challenge foi feita em 2019 visando a disputa de 2020, mas com o cancelamento da prova devido à pandemia do coronavírus, o resultado continuou valendo para o ano de 2021. Na ocasião da seletiva realizada no Brasília Country Club de 07 a 09 de junho de 2019, Marco Antônio foi o vice-campeão da categoria montando Zorrera 3K, com 0 pontos perdidos nos quatro percursos realizados em dois dias de prova. A campeã foi Sophia Felix com Gitane Metodo, que desistiu da sua participação no Challenge. "Quando terminamos a disputa eu não tinha muita ideia de como tínhamos ido até que foi publicado o resultado oficial pela FEI. Fiquei muito satisfeito com a 8ª colocação entre 274 conjuntos do mundo disputando a vaga para a final", relembra Marco Antônio.
Marco Antônio Modesto Filho e Zorrera 3K, conjunto vice-campeão na seletiva para o Jumping FEI World Challenge Final; img: JC Markun
O cavaleiro conta que a busca pela vaga veio com o incentivo do treinador, o cavaleiro olímpico Stephan Barcha, que comenta "que para um cavaleiro empolgado e muito competitivo como o Marquinho achei que faria muito sentido ir para o Challenge, que tem um conceito muito legal: viajar para competir representando o Brasil, disputar com cavaleiros do mundo todo e ter um comparativo de como estamos em relação a eles".
E representar o Brasil é justamente uma das coisas que mais anima o cavaleiro:" Para mim esse Challenge significa muito, pois como perdi as categorias de base, nunca tive a oportunidade de representar o Brasil. Isso na minha idade e sendo Amador é algo muito distante, para não dizer impossível. Então o Challenge veio para dar a oportunidade de realizar esse meu sonho e de qualquer atleta amador ou profissional que é de representar nosso país!", conta Marco Antônio.
Quanto aos treinos, Stephan comenta que o cavaleiro é muito dedicado e compete bastante, então não será preciso mudar muito o treinamento. Porém, seu maior desafio provavelmente será montar um cavalo com o qual não está acostumado.
"Nunca saltei nada parecido, pegando um cavalo emprestado e competindo de imediato. Acredito ser bastante desafiador, porém hoje tenho 3 cavalos bastante diferentes um do outro, e talvez isso possa me ajudar a montar animais que nunca montei", comenta Marco Antônio sobre o desafio.
Jakarta International Equestrian Park Pulomas (JIPP), em Jacarta, capital da Indonésia ; img: TribunJakarta.com/ Nawir Arsyad Akbar
Quanto às expectativa, sempre as melhores: "Tenho as melhores expectativas para o Challenge e vou continuar treinando e me dedicando muito. Gostaria de agradecer a todos que participaram diretamente comigo desse desafio, minha família, ao Stephan, Dudu e a todos da equipe Chevaux, e aos nossos tratadores e veterinários pelo cuidado e dedicação com nossos animais! Muito obrigado e torçam por mim!", conclui o cavaleiro.
A seletiva para o FEI Jumping World Challenge Final 2022 acontece novamente no BCC Capital Show, um Concurso Nacional realizado em Brasília - DF, entre os dias 29 de julho e 01 de agosto. O evento também sediará a seletiva para o FEI Children.
Comunicação CBH Isabella Campedelli