superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

Dando continuidade à série Técnicas Fatos e Feitos no Adestramento, o segundo tema selecionado aborda as três andaduras básicas do cavalo: passo, trote, galope e também o recuar. O assunto não é somente voltado à modalidade adestramento, mas direcionado aos iniciantes do hipismo e interessados em cavalos de modo geral.

Nesse texto sobre as andaduras básicos não serão abordadas as variações de cada uma andaduras. Porém, a cada andadura, constam as descrições técnicas conforme Regulamento de Adestramento CBH 2021.

O PASSO

O passo é um movimento em ritmo de quatro tempos e oito posições, sem fase de suspensão (sem tocar solo) em passadas alinhadas.

PASSO700

Artigo 403 (Regulamento Adestramento CBH 2021)

1. O passo é uma andadura marchada a quatro tempos bem marcados com intervalos iguais entre cada batida. Esta regularidade combinada com total descontração deve ser mantida durante todos os movimentos ao passo.
2. Quando o anterior e o posterior de um mesmo lado se moverem quase ao mesmo tempo, o passo tenderá a tornar-se um movimento quase lateral. Esta orregularidade, que pode tornar-se um movimento denominado “amble”, é uma séria deturpação da andadura.
3. São reconhecidos os seguintes passos: passo reunido, passo médio, passo alongado e passo livre. Deverá sempre haver uma nítida diferença na atitude e no transpistamento, nestas variações.

O TROTE

O trote é um movimento impulsionado em ritmo de dois tempos e quatro posições em passadas alinhadas.

trote700

ART. 404 (Regulamento Adestramento CBH 2021)

1. O trote é uma andadura a 2 (dois) tempos sobre bípedes diagonais alternados (anterior esquerdo e posterior direito e vice-versa), separados por um momento de suspensão.
2. O trote deve ser mostrado com passadas francas, ativas e regulares.
3. A qualidade do trote é julgada pela impressão geral, isto é, a regularidade e a elasticidade das passadas, a cadência e a impulsão, tanto na reunião como na extensão.
Esta qualidade é oriunda de um dorso flexível e posteriores bem engajados, e pela aptidão de conservar um mesmo ritmo e um equilíbrio natural, em todas as variações do trote.
4. São reconhecidos os seguintes trotes: trote reunido, trote de trabalho, trote médio, trote alongado e alongar o trote.

O GALOPE

O galope é um movimento impulsionado em ritmo de três tempos e uma fase de suspensão entre um lance e outro.

galope direita700

galope esquerda700

ART. 405 (Regulamento Adestramento CBH 2021)

1. O galope é uma andadura a " 3 (três) tempos" na qual no galope à direita por exemplo, as batidas se sucedem na seguinte ordem: posterior esquerdo, diagonal esquerda (anterior esquerdo e posterior direito, deslocando-se simultaneamente), anterior direito, seguidos por um tempo de suspensão com os quatro membros no ar antes do lance seguinte.
2. O galope, sempre com lances leves, cadenciados e regulares, deve ser iniciado sem hesitação.
3. A qualidade do galope é julgada pela impressão geral, ou seja, a regularidade e a leveza da andadura, a tendência de elevar a atitude e a cadência, oriunda da aceitação da embocadura, com uma nuca flexível, do engajamento dos posteriores, com uma ação enérgica dos jarretes e, pela habilidade para manter o mesmo ritmo e um equilíbrio natural, mesmo depois da transição de um galope para outro. O cavalo deve permanecer, sempre, direito sobre as linhas retas e corretamente encurvado nas linhas curvas.
4. Os seguintes galopes são reconhecidos: galope reunido, galope de trabalho, galope médio, galope alongado e alongar o galope.

O RECUAR

O recuar não é uma andadura básica, mas também tem uma sequencia de movimentos com posições regulares.

recuar700

ART. 406 (Regulamento Adestramento CBH 2021)

1. O recuar é um movimento para retaguarda, por bípedes diagonais, a dois tempos, sem tempo de suspensão. Cada diagonal eleva e pousa no chão, alternadamente, com o antemão e o post mão alinhados em uma mesma pista.
2. Durante todo o exercício, o cavalo deverá permanecer “na mão”, mantendo o desejo de se mover para frente.
3. Constitui falta grave qualquer antecipação ou precipitação do movimento, resistência ou defesa à mão, desvio das ancas da linha reta, estiramento ou inatividade dos posteriores ou qualquer movimento “arrastado” dos anteriores.
4. As passadas são contadas quando cada anterior se move para trás. Após completar o número exigido de passadas para trás, o cavalo deve mostrar um alto quadrado (alinhado) ou mover-se para frente imediatamente na andadura exigida. Nas reprises onde é exigido o recuar com o comprimento de um corpo de cavalo, o movimento deve ser executado com três ou quatro passos.
5. Recuar em série (“Schaukel” - Balanço) é uma combinação de duas séries de recuar, intercalados com passadas de passo entre eles. Ele deverá ser executado com transições fluentes e com o número de passada exigidas.

***

Em breve será postado o detalhamento de cada uma das andaduras, o adequado desenrolar dos movimentos e seu grau de dificuldade sempre com total foco na escala universal de treinamento do adestramento.

 

Fonte: CBH 

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.