superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

Nos últimos anos, a Diretoria de Adestramento da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) vem desenvolvendo o projeto Desafio Brasil, buscando novos adeptos da modalidade bem como o aperfeiçoamento dos atletas em todos os estados que participam desse projeto.

Com o objetivo de preparar os concorrentes estaduais para o Desafio Brasil também para o Campeonato Brasileiro de Adestramento em novembro, a CBH segue realizando clínicas em todos os estados participantes, propiciando com isso um intercâmbio dos treinadores da modalidade, promovendo maior interação entre os praticantes, treinadores, Oficiais e Comissários.

Como funciona?

A CBH seleciona treinadores da modalidade que viajam para os diferentes estados ministrando aulas para os conjuntos de adestramento desse estado que pretendam participam ou queiram participar das provas da modalidade. Com essas clínicas é possível identificar as dificuldades dos atletas e melhorar o nível técnico, novos talentos e incentivar a participação tanto do Desafio Brasil como do Campeonato Brasileiro de Adestramento.

Para Eliana Azar, diretora de adestramento da CBH, o projeto do Desafio Brasil com as provas realizadas no primeiro dia e seguidas de clínicas com os juízes que as julgaram, bem como as clínicas prévias com esses treinadores têm ajudado muito no desenvolvimento da modalidade e no aumento significativo da participação dos atletas no Brasileiro, que vem batendo recordes de inscrições a cada ano. “É imprescindível proporcionar meios aos cavaleiros e amazonas do mais diversos Estados do Brasil, com um olhar voltado para o todo. De nada adianta concentrarmos investimentos e esforços nos polos mais desenvolvidos. A tarefa tem sido entender a realidade de cada Estado e adequar o programa à necessidade de cada um para fomentar e desenvolver a modalidade, respeitando e adaptando o projeto à realidade de cada participante”, comenta Eliana Azar que também comemora o aumento da participação de participantes na categoria de Mini Mirim, de 9 para 23, desde o ano passado. “Não tenho dúvida que esse é o caminho para aumentar a base, formar novos atletas e identificar talentos,” afirma a diretora.

As clínicas para este semestre já estão confirmadas em Brasília, Paraná e Mato Grosso do Sul nas seguintes datas:

Brasília – 9 e 10 de setembro com Carlos Renato Veiga Brito – cavaleiro de adestramento Campeão Profissional da série Forte I em 2019, cavaleiro de CCE e pupilo do mestre Orlando Facada.

carlosrenato arq

Carlos Renato Veiga Brito

Curitiba – 13 e 14 de setembro com Isabela do Vale Arenzon – amazona internacional de adestramento com diversos títulos nacionais. Treinou com o Alemão Dolf Keller e também com Orlando Facada

isabelaarenzonarq5

Isabela do Vale Arenzon

Mato Grosso do Sul – 25 e 26 de setembro - Vinicius Miranda – cavaleiro com diversos títulos estaduais e nacionais. Montou na Alemanha com Johan Zagers.

vinicius mirandaarq5

Vinicius Miranda

“O projeto do Desafio Brasil ganhou minha atenção e simpatia como praticante da modalidade e agora à frente da diretoria. Fiz alguns ajustes, mas acredito que é muito completo. Tem início com a clínica de preparação ministrada pelos treinadores, durante dois dias de aulas, sem custo aos Estados, pois é patrocinado pela CBH. Depois das clínicas, a CBH envia os juízes nacionais para o julgamento das provas realizadas no primeiro dia e, no dia seguinte, os juízes ministram uma clínica com correções e feedback. Os concorrentes têm a oportunidade de serem avaliados pelos melhores juízes nacionais, participar do ranking da CBH e também de um ranking de comparação entre todos os estados participantes, tanto individual como por equipe, com premiação no Campeonato Brasileiro”, acrescenta Eliana.

“Para os Oficiais, o Desafio possibilita aos juízes nacionais julgarem as provas e esses julgamentos são contabilizados para a manutenção deles no quadro nacional. O objetivo também é dar a oportunidade dos juízes se manterem ativos e não serem excluídos do quadro nacional por inatividade. Ao mesmo tempo, a competição possibilita aos juízes estaduais realizar o julgamento “sombra” para cumprirem os pré-requisitos necessários para frequentar um curso de formação e ingressar no quadro nacional de juízes, enfatiza a diretora.

“É uma pena quando alguns Estados perdem a chance de participar pois entendo ser prejudicial aos atletas e para os Oficiais. O ano de 2020 bem como o de 2021 têm sido muito difíceis devido à pandemia e espero que no próximo ano todos possam focar no desenvolvimento do adestramento e priorizar o esporte apenas, sem as preocupações atuais” , finaliza a diretora.

Agenda O Desafio Brasil 2021 conta com sete etapas: Minas Gerais (clique aqui), Paraná, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul que participará pela primeira vez. Cada categoria tem seu ranking de classificação individual e os três (3) melhores resultados do Estado contam para a equipe. Além da premiação individual por categoria acontece a premiação da equipe campeã. A premiação do Desafio Brasil 2021 será no Campeonato Brasileiro de Adestramento, entre 18 e 21/11, na Sociedade Hípica Paulista (SP).

Acompanhe o canal exclusivo de notícias de adestramento CBH no whatsapp: para entrar no grupo - clique aqui

Instagram CBH Oficial: @cbhoficial

Facebook CBH Oficial 

CBH com imgs: cedidas

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.