Atletas olímpicos, amadores e jovens talentos estão a postos no emocionante Concurso Completo de Equitação até domingo, 12/9. As séries Internacionais 2* e 3* valem como qualificativas técnicas para os Jogos Sul-americanos 2022 e Pan-americanos 2023.
hegou a hora do Campeonato Brasileiro, Internacional 3* 2* e 1* e Copa Santo Amaro de Concurso Completo de Equitação - considerado um triatlo equestre com provas de adestramento, cross-country e salto - que agita o Clube Hípico de Santo Amaro (SP, entre 10 e 12/9, ainda como parte da programação de aniversário dos 86 anos do maior e mais completo clube de hipismo do país. Dentre os 74 inscritos, o evento conta com participação de cinco cavaleiros olímpicos: Serguei Fofanoff, o Guega, Gustavo Pagoto, Cel Jeferson Sgnaolin Moreira e os cavaleiros recém chegados de Tóquio Marcelo Tosi e Marcio Appel.
Guega Fofanoff, cavaleiro de quatro Olimpíadas e medalhista pan-americano, está de volta às competições
As duas principais séries são o Internacional 3* CCI3*-S (formato curto) e o Internacional 2* CCI2*-L (formato longo) e já valem como qualificativas técnicas para os Jogos Sul-americanos 2022 e Pan-americanos 2023. A armação do percurso de cross está a cargo do Oli Oliveira Rosa ao lado do assistente Leonardo Fernandes, bicampeão brasileiro amado top 2018/2019, que também vai competir na série 2* e é o grande responsável pela retomada do Concurso Completo de Equitação em Santo Amaro.
Leonardo Fernandes com El Guapo compete na série 2*
Curiosamente, o Clube Hípico de Santo Amaro, que em 1963 foi palco do cross country nos Jogos Pan-americanos de São Paulo, retomou o cross country em 2020, após um hiato de 30 anos sem concursos. "Retomar o Concurso Completo em Santo Amaro foi um grande desafio e só foi possível com todo apoio da diretoria, presidida por Alexandre Leonor. Há exatamente um ano, por ocasião das festividades dos 85 anos do CHSA, realizamos nossa primeira prova, em dezembro, tivemos o Campeonato Paulista, em maio e julho desse ano, duas Copas Santo Amaro e agora nosso primeiro Campeonato Brasileiro", comenta Leonardo, diretor de Concurso Completo do CHSA, que confeccionou os obstáculos em sua fazenda em Bananal no interior de São Paulo.
Ricky Candi compete nas séries 2* e 3*
O Campeonato Brasileiro com provas de 0.50, 0.70, 0.90 metro, Internacional 1* 2* e 3*, reúne iniciantes, amadores, jovens talentos e atletas do alto rendimento. Além do ranking internacional e nacional, também computa pontos para o ranking da Federação Paulista de Hipismo, ABHIR, Brasileiro de Hipismo e Olímpicos do Amanhã, projeto de fomento à base.
Marcio Appel, cavaleiro olímpico da casa, em ação no cross em Santo Amaro em dezembro de 2020
Patrocinam o evento: Limongi Engenharia, Sunny, Playmobil, Indusparquet, Dressur, The fit rider, CBH, FPH, ABCCH e ABHIR.
Imprensa CBH ; imgs: Duílio Andrade