superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

Nos dias 17 e 18 de setembro, as trilhas da região do Haras Minas Gerais, em Caetanópolis - MG, ficaram movimentadas pelos enduristas de cinco estados que buscavam o título de diferentes categorias no Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre (CBEE) 2021.

Na maior categoria do esporte, CEI 3* 160km, o grande campeão foi o brasiliense Rodrigo Barreto que, montando Mandalla Rach, finalizou a prova após 8 horas e 51 minutos de trilha. Com velocidade média de 18.05 km/h após os seis anéis percorridos na disputa, Rodrigo conta que foi uma prova difícil, principalmente pelo calor e tempo seco na região. " O clima estava muito quente e seco, o que aumentou bastante a dificuldade para os cavalos. A trilha de lá é sempre bem legal de fazer, mas tem muitas subidas leves e longas, o que dificulta a percepção de dificuldade para o cavalo", explicou Rodrigo. 

rodrigo barretoF21
Mandalla Rach (Pavel Rach x Minuette Rach) é uma égua Puro Sangue Árabe de 11 anos, de propriedade de Eduardo Xavier Barreto Júnior

Após uma penalização no primeiro vetcheck, Rodrigo conta que ficou mais fácil seguir sua estratégia inicial: "Como já era previsto o calor, a estratégia era andar mais no primeiro anel, que é mais fresco, e depois reduzir a velocidade. Acabou que a penalização no primeiro vetcheck facilitou a minha decisão de andar menos nos próximos anéis. Foi mais fácil fazer uma prova gradual e manter o foco na minha prova, que proporcionou que a minha égua chegasse muito bem até o final da prova."

O Brasileiro de Enduro acontece anualmente e é considerado uma das disputas mais esperadas do calendário nacional, por isso, a vitória tem sempre um gostinho especial. "Foi uma emoção muito grande. Eu já havia sido vice-campeão brasileiro de 160km em outro ano, e com a Mandalla tive duas eliminações recentes, ambas no último anel após provas muito boas. Conseguirmos fechar bem a prova no Brasileiro foi um resultado muito gratificante. Além disso, o Brasileiro sempre é muito especial porque todos vão com os cavalos muito bem treinados e experientes, para fazer provas fortes. A exemplo do Pedro (Marino) com Al Saida Larzac e o André (Vidiz) com Bonitão Endurance. Todo mundo dá o sangue para se consagrar campeão e o nível é mais alto do que em outras provas", finalizou Rodrigo.

O vice-campeão dos 160km foi o representante de São Paulo, José Caio Vaz Guimarães, montando Cabo Frio CSM, com média de 17.57 km/h.

Caio e Cabo FRIOF21

Cabo Frio CSM (*Eksport x Ahuar) é um macho castrado, PSA nascido em 2005, propriedade de José Carlos Vaz Guimarães

No sábado mais uma disputa 3* foi realizada, dessa vez de 140km. A largada foi às 5h30 da manhã e às 17h37, cruzavam a linha de chegada as competidoras Fernanda Abreu com Pocahontas HVP e Rafaela Barreto com Tannat XB. Após completarem os 140km juntas, a disputa ficou para o último segundo de prova, com um "sprint" emocionante e em alta velocidade que resultou na vitória da amazona da casa Fernanda (FHMG), seguida pela brasiliense Rafaela, ambas com velocidade média de 17.23km/h.

Também sentindo que o calor afetou fortemente a estratégia de prova de todos, Fernanda comentou a experiência. "Quem imaginou um Brasileiro de tudo ou nada, com muita velocidade, não foi o que atingimos. Foi muito mais estratégico, pensando na saúde do cavalo, com consciência e poupando os animais. O sentimento de ser campeã brasileira foi muito bom! Principalmente por ser o meu primeiro 3* com uma égua que é a paixão da minha vida. Nosso conjunto tem 100% de aproveitamento, nunca fomos eliminadas. E fiquei muito feliz que mostramos ser um bom conjunto."

podio 140kmF21
1º Fernanda Abreu e Pocahontas HVP - Vel. Média 17.23km/h (FHMG)
2º Rafaela Barreto e Tannat XB - Vel. Média 17.23km/h (FHBr)
3º - Rodrigo Saliba e Blues Master Rach - Vel. Média 15.39km/h (FPH)
4º - Gabriela Abreu e Thelos T - Vel. Média 14.38km/h (FHMG)

Outra categoria que foi definida no "sprint" foi a CEI 2* 120km Young Riders. Após 7 horas e 21 minutos de trilha, o brasiliense Diogo Martins e o paranaense João Pedro Antocheski cruzaram a linha de chegada em altíssima velocidade na busca pelo título. O primeiro a cruzar a chegada foi o paranaense, porém após eliminação no vetcheck final, a vitória foi para Brasília e Diogo Martins sagrou-se campeão montando Verve Rach. A vice-campeã foi a paulista Helena Haaland com Valente HEB.

Sprint final 120 km YRF21


João Pedro Antocheski (esquerda) e Diogo Martins (direita) em sprint na busca pela vitória. Sagrou-se campeão do 120km YR Diogo Martins com Verve Rach (Voltaire Rach x Vaneska Rach), égua nascida em 2013, de propriedade do haras de sua criação, Rach Stud


Na categoria Adulto, a vitória dos 120km ficou com Minas Gerais: após andar na ponta durante toda a disputa, Tiago Manetta e NNL Tremendão levaram o título com velocidade média de 18.21km/h. "A prova foi mais difícil do que vínhamos fazendo no Brasil. A sensação térmica estava de 35°C para cima, com um tempo muito seco, com muita poeira na trilha. Então, tivemos que pensar do início ao fim na estratégia da prova. Foi uma disputa com anéis longos, o último tinha 28km, tivemos que fazer essa gestão para manter o cavalo muito bem. E ele respondeu, com boas recuperações cardíacas. Tinha uma certa tensão na equipe, porque o cavalo vinha de uma eliminação após reinspeção final na prova do Haras Albar, mas ficamos atentos e trabalhamos firme. No final, deu tudo certo e ficamos muito contentes com o resultado. E o mais importante: o cavalo terminou muito bem!", comentou o campeão.

Tiago Manetta e TremendaoF21
Tiago Manetta e NNL Tremendão durante "pitstop" na trilha. NNL Tremendão (RSC EL DEB Haran x NNL Miss Darling) é um macho PSA nascido em 2011, proprietário Renato Bicalho de Lana

Pódio 120km Adultof21


1º - Tiago Manetta de Lana e NNL Tremendão - Vel. Média 18.21 km/h (FHMG)
2º - Fernando Gonçalves e Miranda Rach - Vel. Média 17,16 km/h (FHBr)
3º - Gerson Guerra e Safkhet SBV - Vel. Média 16.68 km/h (FPH)
4º - Cláudio Kalume e Fuerza Endurance - Vel. Média 16.15 km/h (FHBr)
5º - Eliton de Paula e Lion Kong Rach - Vel. Média 15.40 km/h
6º - Carlos Augusto Paes de Barros e Amon-Ra SBV - Vel. Média 15.40 km/h (FPH)

Encerrando os resultados das categorias FEI, no CEI 1* 100km, a vitória foi do sempre competitivo Pedro Marino (FPH) com Conan D Jok Trio, com velocidade média de 18.71km/h. A prata e bronze foram para Brasília: Rafaela Pantel sagrou-se vice-campeã montando La Tache D Jok Trio com velocidade de 18.07 km/h e o terceiro lugar foi de Isabella Campedelli e Taye, que concluíram a prova com média de 17.45 km/h.

Podio 100kmF21
1º - Pedro Stefani Marino e Conan D Jok Trio - Vel. Média 18.71km/h (FPH)
2º - Rafaela Pantel e La Tache D Jok Trio - Vel. Média 18.07 km/h (FHBr)
3º - Isabella Campedelli e Taye - Vel. Média 17.45km/h (FHBr)

Confira todos os resultados - clique aqui

Fonte: Isabella Campedelli com fotos: Ricardo Saliba, Luciana Toledo (@l_rtoledo) e arquivo pessoal
-

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.