No domingo, 19/9, no Campeonato Brasileiro da Juventude no Clube Hípico de Santo Amaro (SP), a decisão individual da categoria Pré-mirim, voltada a jovens entre 11 e 13 anos e disputada a 1.10/1.20m, foi a primeira do dia. Ao todo estiveram a postos 210 conjuntos de 10 Estados Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná, Brasília, Mato Grosso do Sul, Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e, é claro, São Paulo. A categoria Pré-mirim contou com ótima participação de 58 conjuntos, dentre os quais quatro chegaram ao final da última prova sem faltas levando a decisão a um emocionante desempate. Primeiro a largar foi o cavaleiro de São Paulo, Gustavo Salek Limongi montando Zafira Utopia fez pista limpa em 42s22, resultado que se manteve imbatível até o final e lhe garantiu o título de campeão brasileiro 2021.
O campeão Gustavo com a experiente craque Zafira Utopia
Sagrou-se vice-campeã também por São Paulo, Raffaella Frugoli de Salles com Bergkamp que cruzou a linha de chegada na boa marca de 37s32, mas com uma falta.
A vice-campeã Rafaella apresentando Bergkamp
Em 3º lugar chegou a amazona paranaense Natalia Angeli Freitas montando Viola das Cataratas, oito pontos, 42s32.
Natalie e Viola das Cataratas rumo ao bronze
"A minha sensação é de muita felicidade, por causa de toda ajuda que recebi e dos cavalos que me ajudaram muito dentro da pista", contou Gustavo, 12, que venceu com Zafira e também emplacou em 5º lugar montando Cassinger JMen. "A Zafira é uma égua muito boa que, por natureza, já é muito rápida. Agradeço muito os proprietários (família Junqueira de Mendonça) por ter me emprestado ela. Eu havia saltado o Brasileiro com ela no ano passado no Rio e agora ela voltou para mim há menos de um mês."
Gustavo e Zafira no merecido galope da vitória
Jugamento técnico - No Campeonato Brasileiro da Juventude 2021, a CBH promoveu um julgamento técnico / subjetivo em paralelo, sem influenciar o resultado objetivo. Com essa iniciativa espera-se que todos atletas e instrutores possam somar conhecimentos para melhor evolução dentro do esporte. O julgamento esteve a cargo de Marcelo Blessmann, renomado treinador ex-cavaleiro olímpico. Os três primeiros colocados de cada série foram premiados com medalhas e os campeões com bota True Ability Equus (site oficial). Na categoria Pré-mirim, a vitória ficou com a amazona do Paraná Gabriela Rezende Sperb que montando Kannatina FAS garantiu a 4ª colocação na classificação geral.
Os campeões brasileiros pré-mrim com seus familiares, Alexandre Leonor, presidente do CHSA, e Plinio Soares, diretor da CBH
Campeão Gustavo Salek Limongi / Zafira Utopia - FPH - 0 pp - 0/42s22
Vice Raffaella Frugoli de Salles / Bergkamp - FPH - 0 - 4/37s32
3º Natalia Angeli Freitas / Viola das Cataratas - FPrH - 0 pp - 8/42s87
4º Gabriela Rezende Sperb / Kannatina FAS - FPrH - 0 pp - 8/43s70
5º Gustavo Salek Limongi / Cassinger JMen - FPH - 1 pp
6º Maria Vitoria Gastão da Rosa / HF Imperador - FCH - 4 pp
Mais imagens e vídeos no instagram @cbhoficial
Imprensa CBH com fotos: Luis Ruas