Em 25 e 25/9, Vinicius Miranda, renomado cavaleiro de adestramento, ministrou uma clínica no Centro Equestre Luciana Paes, com apoio da Projump, do Coronel Guedes, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Participaram da clínica, um projeto da Confederação Brasileira de Hipismo para fomento da modalidade, 15 cavaleiros e amazonas, entre jovens e mais experientes.
Vinícius Miranda com os anfitriões do Centro Equestre Luciana Paes e Projump
"Praticamente 99% dos participantes eram habituais praticantes de salto. Duas amazonas saltavam, porém não se sentiam mais confortáveis na modalidade e revelaram estar pensando em fazer adestramento, mas ainda não conheciam a prática de perto. Agora com conversa, mostrando vídeos, decidiram fazer adestramento. Muitos participantes estão pensando em vir para o Campeonato Brasileiro em São Paulo. Mostrei alguns vídeos, talvez alguns para competir e outros para assistir e conhecer o adestramento um pouco mais de perto", contou Vinicius, 24, em atividade em São Paulo, com experiência de sete anos trabalhando com o treinador top alemão Johann Zagers.
Toda atenção aos ensinamentos do cavaleiro Vinicius
Toda atenção possível com cada um dos participantes da clínica
"Acho que a clínica foi muito proveitosa, realmente uma ideia ótima. Se a gente puder difundir o Adestramento em todos os Estados seria muito importante, o Brasil é um continente, então eu acho que quantos mais adeptos a modalidade tiver é importante. Mesmo a clínica tendo sido mais para as pessoas do Salto, se a gente plantar a sementinha, mostrar a modalidade e em cada clínica uma pessoa decidir fazer adestramento já valeu a pena. Uma pessoa vira duas, duas quatro e daqui a pouco viram oito, e assim aos poucos tem gente fazendo Adestramento em todos os Estados", comentou Vinícius.
Vinícius também montou mostrando na prática os ensinamentos básicos do adestramento
Adestramento e hipismo: aprendizado por toda uma vida
Mais um flash de confraternização
"É muito importante isso, as pessoas que organizaram a Luciana Pase e Coronel Guedes, a Federação do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, estão de parabéns. Todos estavam super abertos com vontade de aprender. Fui muito bem recebido, por pessoas ímpares que querem bem o esporte", finalizou Vinicius.
CBH com imagens: Natanael Fotografias