superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

Em constante crescimento e vivendo um momento de expansão em todo o país, o Adestramento provou nos últimos meses que pode se tornar cada vez mais presente e relevante nos campeonatos. Graças ao Desafio Brasil, uma iniciativa da CBH que desde 2017 visa o desenvolvimento da modalidade nos mais diversos estados, atletas competiram a nível nacional, sem precisar se deslocar para outras cidades. Na disputa, os conjuntos dos diferentes estados competiram entre si, mas quem viajou foram os juízes. Desse modo, os atletas não precisaram gastar com a viagem, mas tiveram a oportunidade de comparar seu desempenho aos dos cavaleiros e amazonas de outras localidades.

De acordo com a diretora de Adestramento da CBH, Eliana Azar, “a cada ano o Desafio Brasil cresce e gera mais frutos. O evento foi pensado exatamente para esse fim. Não adianta querermos crescer e fomentar a modalidade sem apresentar o Adestramento a mais praticantes de hipismo, nos limitando aos locais em que a modalidade já é desenvolvida. O Desafio Brasil está chegando às escolas, demonstrando a importância da base na formação de atletas e cavalos e com isso a modalidade está crescendo".

Com cinco etapas bem-sucedidas, o Desafio Brasil 2021 agitou a Sociedade Hípica Paulista, em 16/10, e o Centro Equestre Luciana Paes, em Campo Grande, em 2/10. O evento também passou pelo Centro Hípico Vila Boa Vista - Três Pontas (MG), 28/9, Haras Adal no Paraná, em 18/9 e Brasília Country Club, em 25/9. Em todas as etapas, no dia seguinte à prova, os melhores concorrentes tiveram direito a uma clínica de adestramento.

Neste ano, o evento ainda trouxe inovações e contou com dois juízes para cada Estado (ao invés de um, como nas edições anteriores). Foram consideradas todas as séries e categorias CBH, desde Jovens Talentos (8 a 21 anos) a Amadores até Senior Top (mais alto rendimento), incluindo ainda Cavalos Novos (de 4 a 7 anos). A premiação ocorreu durante o Campeonato Brasileiro e Taça Brasil de Adestramento.

Na categoria Iniciante Juvenil, a curitibana Yasmin Yamashita Soares, de 11 anos, levou o troféu para casa. Montando Fire, eles obtiveram média de 65,100% mesmo tendo feito poucas aulas antes das provas. “Eu faço aula de salto há uns 2 anos, mas de adestramento eu só fiz 4 aulas. Eu não sabia que existia a modalidade, mas surgiu uma oportunidade na minha escola e eu resolvi participar. Eu fiquei muito feliz em ter ganhado, porque eu me dediquei muito nas aulas, estudei o percurso e fiz o meu melhor”, comenta.

yasmin desafio brasil 1

Yasmin Yamashita Soares em ação com Fire durante etapa do Desafio Brasil em Curitiba

yasmin desafio brasil 2

Yasmin Yamashita Soares, campeã do Desafio Brasil na categoria Iniciante Juvenil

A etapa de Curitiba rendeu mais prêmios. Na categoria Elementar Amador, sagrou-se campeã Alexandra Moutinho de Souza Bentes montando Dakota. O conjunto conseguiu média de 65,085%. A Amazona conta que pratica a modalidade há 5 anos. “O adestramento é a base do hipismo e eu adorei a ideia do Desafio Brasil, acredito que é um incentivo para novos adeptos. Ganhar é sempre uma alegria imensa e devo muito ao meu mestre, o professor Carlos Ernani Boson, e à Cecília Dalcanale, que me incentivou a iniciar no adestramento”, afirma.

alexandra desafio brasil

Alexandra e Dakota, campeãs do Desafio Brasil na categoria Elementar Amador

Ruan Pereira Miranda e Hiero foram os campeões na categoria Elementar Juvenil. O conjunto participou da primeira etapa, em Minas Gerais, e obteve média de 68,7069%. Ruan conta que pratica adestramento há um ano e que acha a modalidade muito bonita, por ser a base de todos os esportes equestres. Sobre a oportunidade de participar do Desafio Brasil e ainda sair campeão, o jovem cavaleiro afirmou que ficou muito feliz e com mais motivação para os treinos. “Achei muito legal, pois com a realização da prova na minha cidade eu pude ter um contato maior com as provas, juízes e reprises”.

RUAN DESAFIOBRASIL

Ruan Pereira Miranda e Hiero, campeões do Desafio Brasil na categoria Elementar Juvenil

Na categoria Preliminar Amador, Fernanda Assad Negrelli e London Comando SN foram os grandes campeões. O conjunto de São Paulo conseguiu média de 67,143%. Fernanda pratica o adestramento há 3 anos e disse que ficou encantada quando conheceu mais sobre a modalidade. “Acho que o adestramento é a modalidade mais suave, pouco agressiva e a que menos exige dos cavalos. Os movimentos são ricos e elegantes, parece um ballet. O adestramento no Brasil infelizmente ainda é um esporte pouco popular, temos pouco conhecimento. Eu acredito que tudo aquilo que estimula a divulgação e o espírito esportivo, como o Desafio Brasil, é favorável. É uma competição a nível nacional e isso é muito bacana, porque demonstra que a modalidade está crescendo no país todo”. Sobre a conquista do prêmio, Negrelli disse estar orgulhosa e feliz. “É o resultado de muito trabalho, paixão e da sintonia entre eu e o London. Ele só me trouxe alegria”, finaliza.

fernanda desafio brasil

Fernanda Assad Negrelli e London Comando SN, campeões do Desafio Brasil na categoria Preliminar Amador. Foto: Brunna Netto

 

Confira o Ranking final do Desafio Brasil de Adestramento 2021.

Fotos: arquivo pessoal.

 

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.