A amazona brasileira Luciana Lossio, campeã do ranking brasileiro senior top 2021 (rendimento máximo), já começou a colher resultados em sua estreia no Winter Equestrian Festival no Palm Beach International Equestrian Center, nos EUA. Montando Lady Louise JMen, égua de criação nacional de 10 anos, Luciana venceu a concorrida prova internacional para amadores a 1.35m, nesse domingo, 16/1. Estiveram em pista em dois agrupamentos, 80 conjuntos dentre os quais 12 foram ao desempate. Luciana e sua Lady Louise venceram sem faltas em 34s11, superando a forte concorrência especialmente norte-americana.
A vencedora Luciana Lossio ao lado do course-designer internacional brasileiro Rafael Ferrarez, que está atuando no evento
Luciana, 47, brasiliense renomada advogada e jurista, montou na juventude e retornou às pistas há cerca de 10 anos, sempre treinando com Marcos Fernandes Alves, o Joca, dono de dois bronzes nos Jogos Paralímpicos da China 2008. Em 4/12/2021, a amazona fechou a temporada no Brasil com duas vitórias no Concurso Top Riders na Hípica Paulista faturando o ranking brasileiro senior top, título de maior expressão para uma mulher desde 2004, quando Camila Benedicto foi campeã brasileira senior top e no mesmo ano defendeu o Brasil nos Jogos Olímpicos da China.
Dentre as conquistas de Luciana em 2021 também estão o de vice-campeã no GP da Copa São Paulo na Hípica Paulista em 13/6, campeã do GP Sabemi na Sociedade Hípica Brasileira no Rio de Janeiro e 14/11, vice-campeã brasileira senior top em 31/10 na Hípica Paulista.
Luciana e sua égua estão em fase de adaptação nos EUA e, em breve, devem competir nas principais provas Internacionais no Winter Equestrian Festival que tem 12 semanas de duração e distribui mais de U$ 10 milhões em premiação. A amazona também está cotada a integrar a equipe brasileira na Copa das Nações no início de março, que terá presença do técnico do Time Brasil Philippe Guerdat.
Imprensa CBH com imagem acervo pessoal