Fechando o Concurso Completo de Equitação Internacional 3* - CCI3*S no Centro Militare di Equitazione, em Montlibretti, na Itália, nessa quarta-feira, 2/3, Ruy Fonseca com Ballypatrick garantiu a 10ª colocação.
Na 3ª fase da modalidade, o Salto, Ruy e Ballypatrick ficaram entre os cinco conjuntos zerados, resultado que rendeu ao medalhista pan-americano - que após a vitória no Adestramento e zero no Cross-Country com excesso de tempo havia virado em 15º lugar - o 10º posto com 49,20 pontos perdidos. "Fomos Top 10 mesmo com cabeça de somente rodar nessa primeira semana de competição na temporada 2022. Fiquei muito feliz", destacou Ruy.
A vitória coube a Lea Siegl com Van Helsing P, pela Áustria, 34 pontos perdidos, com o 2º lugar no Adestramento, 4º lugar no Cross e um dos cinco conjuntos vencedores no Salto. O australiano Andrew Hoy com Bloom des Hauts Crets, que liderava a competição após o Adestramento e Cross, fechou com 8 pontos (2 faltas) no Salto e acabou sendo vice totalizando 37,50 pontos perdidos.
Ruy, 48, entre outras conquistas é campeão sul-americano individual 1989 no Uruguai, ouro por equipe no Pan de Mar Del Plata 1995, bronze por equipe no Pan de Guadalajara 2011, bronze individual e prata por equipe no Pan de Toronto 2015. O resultado na Itália aponta que a Ruy e Ballypatrick estão plenamente recuperados do acidente no Pan Lima 2019, quando o Brasil garantiu prata e carimbou o passaporte para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
Ruy e Ballypatrick estão entre os conjuntos que buscam uma vaga na equipe brasileira no Mundial 2022 da modalidade, entre 14 e 19/9, em Pratoni del Vivaro, na Itália.
Imprensa CBH