A 1ª Etapa do Concuros de Salto Nacional 1* do Aniversário de Brasília movimentou o BCC Brasília Country Club, entre 4 e 6/2. Ao todo, foram 30 provas de 0.60 a 1.40m, abertas a todas as categorias, com premiação total de R$ 25 mil. No Clássico a 1.40m, disputado em duas voltas, sagrou-se campeão o cavaleiro Henrique Rocha, representante da Federação Hípica de Minas Gerais. Montando Kannanturo M, Henrique foi o primeiro a zerar o percurso inicial e o único que repetiu o feito na segunda volta, em 49s86. Estiveram em pista 16 conjuntos.
Henrique e Kannanturo M no galope da vitória
Representando Goiás, Lis Lacerda e Gody Copper conquistaram a segunda colocação, com quatro pontos na primeira volta, zero na segunda, em 43s63. Em terceiro lugar ficou o olímpico Stephan Barcha e Chevaux Tigger van de Held, por Brasília, com mesma pontuação de Lis, mas em 44s27 na segunda volta.
“Fiquei muito feliz em ganhar o Clássico. O Kannanturo fica em Brasília, então a ideia era saltar esse concurso como uma forma de preparação para o SHP Open. O cavalo voltou de férias bem descansado e em um estado físico maravilhoso. Confio muito no zero dele, ele é muito limpo. Como os outros concorrentes já tinham batido, eu entrei na segunda volta com uma estratégia formada de arriscar pouco”, comenta o campeão. “Quero agradecer ao pessoal da Chevaux, por cuidarem bem do Kannanturo e mantê-lo sempre pronto para as provas. E é sempre uma satisfação saltar com os amigos de Brasília como Stephan, Felipe Pimenta, Thiago Rhavy, Marquinhos Magalhães, que além de concorrentes, são amigos de longa data”, finaliza.
Na Copa Bronze, disputada a 1.20m, a grande campeã foi Lina Barreto Beltrão e Kamila G, sem faltas, em 32s67. Segundo a amazona, “a estratégia adotada foi fazer o mesmo traçado do líder, mas com uma curva mais fechada para duplo e confiando na velocidade natural que a minha égua já tem”.
Grande atuação de Lina e Kamila G
Ana Carolina Sousa Queiroz e Gemma TB ficaram em segundo lugar, sem faltas em 33s28. Na terceira colocação aparece Lucas Felipe Leite Basilio da Silva e Monalisa Itapuã, que também concluíram a disputa sem faltas, em 36s05. Todos representando Brasília.
A Copa Prata encerrou o concurso, com obstáculos a 1.30m. Dos 29 conjuntos, 12 foram ao desempate. Sagrou-se campeão Felipe Greco, cavaleiro paulista que tambémm treina em Brasília e campeão brasileiro pré-junior 2021, com La Noblesse JMen II, pista limpa, 29s21. Na segunda colocação, Gabriel Galvão e Carlucci GMS fecharam o desempate, sem faltas, 30s42. Em terceiro lugar ficou João Victor Peixoto Silveira montando SL Bombástico III, em 30s68, também com percurso limpo.
Felipe e Noblesse JMen II em plena forma
“Estávamos testando uma nova embocadura na égua, e tivemos a felicidade de ir para o desempate e superar outros concorrentes que eram muito rápidos. A estratégia do desempate foi fazer um começo bem rápido e aproveitar a curva para o lado esquerdo antes da linha final, já que a La Noblesse faz esse giro muito bem. Seguimos o programado e acabou dando tudo certo! Gostaria de agradecer a toda a equipe Chevaux e a La Noblesse por essa vitória”, destacou o campeão Felipe, campeão brasileiro pré-junior 2021.
A segunda e última etapa do CSN Aniversário de Brasília acontece entre 1 e 3/4, no Centro Hípico do Parque.
Imprensa CBH com infos: Assessoria FHBr/2clac; imgs: 2clac