superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

Em 19 de fevereiro de 2022, o hipismo brasileiro perdeu Orlando Figueira Facada, 91 anos, considerado mestre dos mestres na modalidade Adestramento e um homem do cavalo ímpar. Em 1983, Orlando, português nascido em Nazaré e naturalizado brasileiro, integrou o Time Brasil, medalha de bronze no Pan-americano de Caracas na Venezuela, ao lado de Ileana dos Santos Diniz e José Schleder. Ocasião em que Orlando montando Premiado também conquistou o bronze individual, feito até hoje inédito em Jogos Pan-americanos.

facada1 500

O mestre dos mestres Orlando Facada, único medalhista individual em Jogos Pan-americanos na história do hipismo brasileiro e homem do cavalo ímpar  

Orlando, cavaleiro desde a mais tenra infância e também toureiro em Portugual, veio pela primeira vez ao Brasil em 1953, ao lado de seu pai Germando. À época trouxeram ao Brasil, os dois primeiros exemplares da raça Lusitana: Galhito e Biju.

germano domingos facada6

Hipismo de geração e geração: Orlando Facada, à esquerda, ao lado de seu pai Germando Domingos 

Viveu por alguns anos no Rio de Janeiro, onde passou conviver com grandes nomes do hipismo brasileiro como, entre outros, Nelson Pessoa, o Neco, então em início de carreira. Retornou a Portugal, mas não por muito tempo.

 orlando irmaos portugal6

Orlando Facada e seus dois irmãos mais novos Vitor e José, na Feira da Golegã, Portugal

Em 1963, já casado com Rita Gonçalves Facada, veio ao Brasil em definitvo e primeiramente se estabeleceu em Ourinhos, no interior paulista. Depois se mudou para São Paulo, onde especialmente nos anos 70, 80 e 90 formou gerações de cavaleiros e amazonas, fortes e duradouros laços de amizades, atuando como cavaleiro e treinador no Clube Hípico de Santo Amaro e Sociedade Hípica Paulista. A fama e laços de Orlando se espalham por todo o Brasil e, sem dúvida, sua partida deixou uma legião de amigos e alunos "órfãos".

facadachsa anos90

Orlando em ação no Clube Hípico de Santo Amaro nos anos 90

Seus alunos no mundo hipico não se restringiram aos amantes do Adestramento, mas também praticantes de Salto como, entre muitos outros, o craque José Roberto Reynoso Fernandez, o Alfinete (in memorian). Emprestou experiência técnica a atletas e treinadores de hipismo, é claro, especialmente no Adestramento, sem distinção de nível e/ou categoria, desde a base até o mais alto rendimento.

facada rita500

Orlando Facada ao lado sua esposa Rita em uma homenagem no CHSA

Ao lado da querida esposa Dona Rita, inseparável companheira em todas horas falecida em 2021, procurou um pouco mais de tranquilidade a partir dos anos 2000, passando a morar na praia do Perequé, no Guarujá, onde montou o Núcleo Brasileiro de Arte Equestre, também conhecido como Centro de Treinamento Orlando Facada. Também chegou a ministrar aulas teóricas de equitação para crianças carentes de baixo rendimento escolar, visando o a melhora nos estudos e, é claro, o fomento à prática do esporte.

facada praia1 6

Orlando Facada montando à beira mar na praia do Perequê no Guarujá: alta escola e qualidade de vida 

Facada, que aos três anos de idade já cavalgava sozinho na tradicional Feira de Golegã em Portugal, montou até os últimos dias de sua vida. Em 2010, anunciou que iria disputar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, fato que acabou não se concretizando. Seus ensinamentos e amizades certamente permancerão vivos na memória de todos que tiveram o privilégio de conviver com Orlando Facada e serão levadas às novas gerações através dos cavaleiros e amazonas praticantes da modalidade.

facada arq6

Olhar atento e conhecimento de uma vida dedicada  aos cavalos

"Orlando Facada foi medalhista pan-americano, um grande mestre e, acima de tudo, amigo dos cavalos. Sua presença inspiradora fez uma história que hoje vive nos corações e na sela dos seus muitos alunos, discípulos e amigos. Português de origem, fez do Brasil sua casa e nos ensinou que a técnica de nada vale sem a arte. Agora descansa com dona Rita, sua companheira de vida", destacou Sérgio Fiori, cavaleiro, juiz nacional e diretor de Adestramento da nova gestão da CBH no ciclo olímpico até Paris 2024.

Imprensa CBH; imgs: reprodução facebook e cedidas

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.