superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

Entre 6 e 14/8, a elite das modalidades Salto, Adestramento, Adestramento Paraequestre Volteio, regidas pela Federação Equestre Internacional (FEI) se reúne em Campeonatos Mundiais - FEI World Championships em Herning, na Dinamarca. Esses Mundiais substituem os Jogos Equestres Mundiais (World Equestrian Games – WEG- na sigla em inglês) com oito edições entre 1990 e 2018. 

O Salto é a única modalidade olímpica que conquistou medalha em Jogos Equestres Mundiais: o ouro individual de Rodrigo Pessoa montando Gandini Lianos na 3ª edição do WEG em Roma, 1998. Participando de todas as oito edições, o Time Brasil de Salto soma duas vezes o 4º lugar (The Hague 1994 e Kentucky 2010); duas vezes o 5º lugar (Roma 1998 e Normandia 2014); 8º em Estocolmo 1990; 9º em Jerez de La Frontera 2002, 10º em Aachen 2006 e 14º em Tryon 2018.

rodrigo lianos650

Rodrigo Pessoa e Gandini Lianos: campeão mundial em 1998 em Roma

As observatórias para formação do Time Brasil de Salto já estão em andamento pelo mundo afora. Em abril a CBH publica uma long list e até agosto cada conjunto terá participado em até duas Copas das Nações. As provas da modalidade Salto estão agendadas entre 10 e 14/8.

Processo observatório seleção e formação Equipe de Salto rumo ao Mundial 2022 - clique aqui

Retrospectiva

O Brasil participou de todas as oito edições dos Jogos Equestres Mundiais, faturou o ouro individual com Rodrigo Pessoa/Gandini Lianos em Roma 1998, e em duas ocasiões a equipe ficou em 4º lugar, The Hague 1994 e Kentucky 2010.

Jogos de Estocolmo 1990 - Suécia
Na estreia da competição o Time Brasil se posicionou em 8º lugar com equipe formada por Nelson Pessoa/Vivaldi que competiu ao lado do filho, Rodrigo Pessoa/Special Envoy, André Johannpeter/Heartbraker Joter e Vitor Alves Teixeira/Zurkis, conjunto que obteve o melhor resultado individual, 12º lugar.

Jogos de The Hague 1994 - Holanda
O Brasil chegou perto do pódio e o 4º lugar foi muiuto comemorado por Nelson Pessoa Filho/Chouman e seu filho Rodrigo com Special Envoy, André Johannpeter montando Calei Joter e Luciana Diniz com Graf Grande. Neco Pessoa obteve o melhor resultado individual, 5º lugar.

Jogos de Roma 1998 – Itália
Momento inesquecível para o Brasil com a conquista da medalha de ouro de Rodrigo Pessoa montando Gandini Lianos. Pela terceira edição dos Jogos Rodrigo competiu ao lado do pai Nelson, o Neco, que montou Baloubet du Rouet, cavalo que faria sucesso sob comando de Rodrigo nos anos seguintes. Completou o time André Johannpeter/Calei Joter e Álvaro de Miranda Neto, o Doda, que montando Arisco Aspen ficou em 5º lugar.

Jogos de Jerez de La Frontera 2002 – Espanha
O Time Brasil não fez uma boa campanha e acabou em 9º lugar com Rodrigo Pessoa/Baloubet du Rouet, Bernardo Alves/Oberon, Doda Miranda/Audi San Diego e Celso Ariane/Quinta. Por um ponto Rodrigo ficou fora da final e acabou em 26º na classificação.

Jogos de Aachen 2006 – Alemanha
Na “meca” do hipismo o Brasil sofreu uma a baixa do seu principal conjunto dois dias antes do início da competição: Baloubet du Rouet apresentou uma inflamação no menisco e Rodrigo Pessoa não teve outra opção a não ser desistir de competir. O time ficou em 10º lugar e foi formado por Bernardo Alves/Canturo, Cássio Rivetti/Olona e Doda Miranda/Nike. O melhor resultado individual foi de Bernardo Alves (13º).

Jogos de Kentucky 2010 – Estados Unidos
Na “capital americana do cavalo”, Lexington, mais uma vez o pódio do Brasil escapou por pouco terminando em 4º lugar com equipe formada por: Rodrigo Pessoa/Rebozo, Doda Miranda/Ashleig Drossel Dan, Bernardo Alves/Vancouver D’Auvray e Pedro Veniss/Amaryllis. Luis Felipe de Azevedo Filho/Special foi o reserva. O resultado garantiu vaga para o Brasil nas Olimpíadas de Londres 2012. O melhor resultado individual foi de Rodrigo Pessoa, também 4º lugar.

Jogos da Normandia 2014 – França
O Time Brasil terminou na 5ª colocação e foi formado pelos conjuntos Rodrigo Pessoa/Status, Marlon Zanotelli /AD Clowni, Doda Miranda/AD Rahmannhof´s Bogeno e Pedro Veniss/Quabri d’ Isle. Na classificação individual os melhores resultados foram de Rodrigo Pessoa (21º) e Marlon Zanotelli (23º).

Jogos de Tryon 2018 – Estados Unidos
Contabilizando campanhas importantes no circuito internacional, o Time Brasil estava entre os favoritos ao pódio, chegou a virar em 3º no primeiro dia de qualificação, mas não sustentou a posição e terminou em 14º lugar com 38,42 pp. A equipe foi formada por Pedro Vennis/Quabri de I’Isle, Luiz Francisco de Azevedo/Comic, Pedro Junqueira Muylaert/Prince Royal Z MFS e Yuri Mansur/Ibelle Ask. Na disputa pelo pódio individual, as atenções se voltaram para Pedro Vennis que ficou em 2º na primeira parcial com pista limpa, cometeu uma falta na 2ª qualificativa terminando em 9º, e na prova válida como 3ª qualificativa com apenas 8,17 pp se posicionou entre os 25 melhores habilitados para a final, prova em que desistiu de completar para poupar Quabri de I´Isle que havia perdido a ferradura na disputa anterior.

Agenda Salto Herning 2022 – site oficial (clique aqui)

Quarta-feira, 10/8
Prova por equipes e qualificativa individual

Quinta-feira, 11/8
Final por equipes e qualificativa individual

Sexta-feira, 12/8
Final por equipes e qualificativa individual

Domingo, 14/8
Final individual

 

Imprensa CBH - Carola May e Natasha Simonato com colaboração Rute Araújo 

 

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.