Na noite do sábado, 26/3, a 1ª Etapa do Longines Xtreme Teams’ Challenge 2022, disputa por equipes criada pelo cavaleiro olímpico Doda Miranda em 2019 e que teve sua segunda edição em 2021, foi o ponto alto no 74º Aniversário da Sociedade Hípica de Campinas. Após as qualificativas a 1.10m, 1.20m e 1.30m, as oito melhores equipes entraram em pista para decisão. Utilizando três cavaleiros seniores acima de 25 anos, o que passou a ser permitido em apenas 50% das etapas pelo novo regulamento do campeonato, a equipe Audacius foi a primeira das oito equipes concorrentes, a não cometer faltas e zerar o difícil percurso de 12 obstáculos de 1,40 metro de altura, armado pelo course-designer Gabriel Pereira Malfatti.
O time Audacius com Sergio Marins montando Cornet Superstar JMen, Marcello Ciavaglia com HST Cartouche e Lucio Osório apresentando Haradette S, todos sem faltas, registrou o tempo final 224s72 (soma do tempo dos três percursos).
Marins e Cornet Superstar JMen ovacionados pela torcida
Marcellinho e HST Cartouche no galope da vitória
Entre os demais times, somente a equipe Artem, campeã da primeira temporada do Longines XTC em 2019, conseguiu também fazer três pistas limpas com Luciana Camargo com Tindara JMen, Gabriel de Queiroz Gouveia com Acarole do Refúgio e Artemus de Almeida montando Dubruc JMen Botupharma, registrando o tempo final de 227s68.
Assim, o esperado desempate pela vitória foi confirmado para o grande público concentrado em volta da pista e também para quem assistia a transmissão ao vivo pelo Band Sports. Lucio Osório com Hardette S foi o escolhido pela Audacius para o desempate. Zerou o seu percurso com o ótimo tempo de 36s61, que deu a vitória final para a sua equipe. Representando a Artem, Gabriel Gouveia "amargou" um refugo logo no primeiro obstáculo, fechando com 11 pontos perdidos, 56s45. .
Lucio e Haradette S arremataram a vitória do time Audacius
Antes, uma atração a mais foi o desempate pelo terceiro lugar entre as equipes Superare, Aurum e Exitum, que ficaram com 4 pontos perdidos, por cometerem uma falta no primeiro percurso. Formada por Paulo Miranda com Kentucky M, Leandro José Duarte montando Bella des Causses e Caio Carvalho Filho com Irmanie Cooper, que foi o cavaleiro escolhido pela equipe para o desempate, a Superare ficou com o terceiro lugar porque ele zerou a pista em 37s33.
Audacius, campeã, Artem, vice e Exitum, 3ª
Nessa 1ª etapa, nas qualificativas, a equipe Audacius contou com Luiza Casalle Fauvel de Moraes / CS Aime, Maria Eduardo Barreto Bisco / Shaitaan na qualificativa, a 1.10m, Paula Alho Junqueira / BF Jessica G, Carolina Thorstensen Cereser / História Método, na qualificativa, a 1.20m, e Carol Sztsamfater Chocoloat / Quastina, Isadora Pastores Resende Vilele / Celtic Rose Jmen, na qualificativa, a 1.30m, com direito a pódio e comemoração ao lado de Lucio, Sergio e Marcellinho.
O time Audacius muito bem motorizado a caminho da comemoração no pódio
A 2ª e próxima etapa do Longines XTC 2022 acontece na Sociedade Hípica Porto-alegrense (RS), de 21 a 25 de abril. Ao todo o circuito vai distribuir mais de R$ 1,5 milhão.
Agenda LXTC 2022
1ª Etapa - Sociedade Hípica de Campinas (SP) - 24 a 27/3
2ª Etapa - Sociedade Hípica Porto Alegrense (RS) - 21 a 24/4
3ª Etapa - Sociedade Hípica Paranaense (PR) - 28/4 a 1/5
4ª Etapa - Sociedade Hípica Paulista (SP) - 14 a 17/7
5ª Etapa - Haras Agromen - Orlândia (SP) - 12 a 16/10
6ª Etapa - Sociedade Hípica Brasileira (RJ) - 23 a 27/11
Playoff - Doda Training Center (SP) - 13 a 18/12
CBH com informações Charles Marzanasco; fotos: Luis Ruas e Felipe Saad
Resultado completo