superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

Visando o incentivo ao esporte e com o intuito de elevar o nível técnico dos cavaleiros da modalidade Enduro, a diretoria de Enduro da Confederação Brasileira de Hipismo retomou o projeto de intercâmbio de enduro na categoria Young Riders, voltada a cavaleiros e amazonas entre 14 e 21 anos. A inciativa é liderada pelo Dr. Guilherme Santos, veterinário FEI 4* presente nos principais eventos do circuito mundial e responsável pelo mesmo projeto no Brasil entre os anos de 2005 e 2010.

Joao Pedro Antocheski arq0405

O paranaense João Pedro Bornia Antocheski é um dos cinco atletas brasileiros convocados para o programa de intercâmbio de enduro 2022

"Em nosso primeiro ciclo de intercâmbio tivemos um importante crescimento do número de jovens enduristas animados com a perspectiva de poder competir internacionalmente", conta Dr. Guilherme, que também reassumiu o cargo de veterinário na comissão de Enduro da CBH. "À época tivemos expressivas conquistas internacionais com dois bronzes nos Mundiais de Young Riders no Bahrein 2005 e Argentina 2007. Em Pan-americanos garantimos dois ouros na Argentina 2005 e no Brasil em 2007. Chegamos em 2008 com 40 jovens atletas em atividade no país", lembra Guilherme, um dos grandes responsáveis pelo fomento da modalidade no país.

Rodrigo Saliba arq0405

O mineiro Rodrigo Storoni Saliba: integrante do programa de intercâmbio 2022

Dr. Guilherme também atuou como colaborador da equipe francesa de Enduro entre 1998 e 2008. "Essa experiência foi muito importante, inclusive, para implementar o primeiro programa de intercâmbio. Competimos na Itália, Namíbia e Argentina”, lembra o veterinário.

Em 2012, a treinadora da equipe francesa e pioneira do enduro Bénédicte Atger, mãe de Virginie Atger, líder do ranking mundial em 2009/2010, medalhista de ouro por equipe e prata no Mundial 2006, entre inúmeras outras conquistas, esteve em Minas Gerais, a convite de dr. Guilherme, acompanhando uma competição. "Ela ficou muito impressionada com a capacidade técnica e resiliência dos enduristas brasileiros, lembra Dr. Guilherme, ressaltando o talento dos atletas no país. “Acredito que os brasileiros pelas condições que enfrentam nas competições em solo nacional estão muito bem preparados para competir no Exterior.”

Artur Ulsenheimer arq0405

O paranaense Artur Leonel Machado Ulsenheimer está na lista de convocados a caminho da França

Os cinco atletas brasileiros que vão participar do primeiro intercâmbio em 2022 no tradicional Concurso Internacional 1*, 2* e 3* de Enduro de Castelsagrat, na França, em 28 de maio, já estão selecionados. Embarcam do Brasil rumo à França: Artur Leonel Machado Ulsenheimer e João Pedro Bornia Antocheski, do Paraná, Diogo de Oliveira Martins, de Brasília, Helena Halland, de São Paulo e Rodrigo Storoni Saliba, de Minas Gerais, para competir na categoria Young Rider 1*, disputada na distância de 100 km.

grupo enduro intercambio22

Da esq para dir em pé: Artur Ulsenheimer, André Vidiz, Dr. Guilherme Ferreira Santos, Diogo Martins, sentados da esq. para dir: João Pedro Antocheski, Helena Haaland e Rodrigo Saliba

Na prática, o programa de intercâmbio funciona da seguinte forma: jovens enduristas franceses irão ceder um cavalo aos brasileiros que, por sua vez, retribuirão aos franceses em uma competição no Brasil. "Decidimos pelo intercâmbio a prova de 100 km pela maior facilidade de disponibilizar um cavalo", explica Dr. Guilherme. "Além da experiência de competir, os jovens praticam o companheirismo e estabelecem amizades. Ao mesmo tempo, os brasileiros também precisam cuidar de suas montarias, uma vez que em casa no Brasil muitas vezes esse cuidado fica mais a cargo dos tratadores", acrescenta o veterinário.

Helena Haaland arq0405

A amazona de São Paulo Helena Halland vai representar o Brasil na França

Nesta nova etapa do projeto, aproveitando a experiência já adquirida dos ciclos anteriores, foi convidado a participar do programa o endurista André Vidiz. “O André participou de um dos primeiros programas de intercâmbio é um dos enduristas mais experientes do país e referência dentro no esporte. Foi da equipe medalha de prata de 2021 entre outras e tem muitas experiência e conhecimento para transmitir aos jovens enduristas”, completa Dr Guilherme.

diogo martins arq 0405

O brasiliense Diogo de Oliveira Martins é Brasil na França 

Sem dúvida, outro ponto a se destacar no programa de intercâmbio é a possibilidade de competir internacionalmente sem muito custos. Em 1º de maio, os enduristas convocados para competir na França se encontraram na II Etapa do Campeonato Paulista de Enduro Equestre de 2022 no Haras Endurance em Bragança Paulista. "O projeto de intercâmbio de Young Riders de Enduro vem para melhorar o nível técnico dos cavaleiros bem como servirá para alavancar o nosso esporte e atrair novos adeptos à modalidade com a perspectiva de competir em alto desempenho tanto no Brasil como no Exterior", reforça Marcelo Ulsenheimer, que assumiu a diretoria da modalidade na nova gestão da CBH no início de 2022 com Fernando Sperb na presidência.

Imprensa CBH com imagens de acervo pessoal

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.