Entre 19 e 21/6, o William Fox-Pitt, novo treinador do Time Brasil do Concurso Completo de Equitação, ministrou a primeira clínica no Centro de Treinamento Bombadill Equestrian em Hatford, na Inglaterra. Estiveram sob olhar e instruções de Fox-Pitt, os cavaleiros Carlos Parro, Rafael Losano, Marcio Carvalho Jorge, Ruy Fonseca, titular do centro de treinamento ao lado de Renata Rabello Costa, e Marcelo Tosi, que participou como ouvinte, sem cavalo, além de João Malik Aragão, cavaleiro internacional de salto e diretor da modalidade na CBH.
"Esse foi o início do trabalho junto à equipe de Concurso Completo rumo ao Mundial 2022 em Pratoni, na Itália. Também foi conversado sobre a possibilidade de ele vir ao Brasil conhecer nossos cavaleiros e ministrar uma clínica", explica João Aragão. "O William ficou muito bem impressionado com o nível de cavaleiros e cavalos. Mas disse que temos ainda muito a melhorar, o que nos deixou muito otimistas quanto aos nossos futuros resultados. O nosso próximo treinamento será em julho em data a ser confirmada", acrescenta Aragão, que acompanhou o treinamento na Inglaterra.
William Fox Pitt, à direita, com Carlos Parro, João Aragão, Marcio Jorge e Ruy Fonseca
Cavaleiro ímpar, Fox-Pitt é recordista de vitórias em Internacionais - CCI5* (nível máximo) com nada menos que 14 títulos. Em 2011, o britânico e agora treinador da equipe brasileiro foi o primeiro cavaleiro a vencer cinco diferentes concursos 5*. É hexacampão do Burghley Horse Trials 1994/2002/2005/2007/2008/2011 na Grã-Bretanha, considerado o mais famoso e maior evento da modalidade, tricampeão Rolex Kentucky nos EUA 2010/2012/ 2014, bicampeão Stars of Pau, França 2011/2013, bicampeão Badminton Horse Trials, Grã Bretanha 2004/2015 e campão do Luhmühlen Horse Trials, Alemanha 2008. Nem mesmo uma séria queda em 2015, tirou o britânico do jogo e o cavaleiro voltou a integrar a equipe britânica na Rio 2016.
Marcio Carvalho Jorge, medalhista pan-americano e integrante do Time Brasil na Rio 2016, atento às instruções de Fox-Pitt
Fox-Pitt estará frente ao time de cavaleiros em atividade na Europa, nesse primeiro momento visando a preparação e formação da equipe para o Mundial 2022 que tem lugar em Pratoni del Vivaro, na Itália, entre 14 e 19/9, além é claro, os Jogos Pan-americanos 2023 no Chile, em que as equipes medalhistas garantem vaga do país nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Para os cavaleiros em atividade no Brasil, o CBH contratou o técnico Guto Faria, cavaleiro olímpico, que está acompanhando os atletas nas principais competições. O grande objetivo, por sua vez, é a formação da equipe nos Jogos Sul-americanos Odesur 2022, que na modalidade Concurso Completo acontecem na Argentina, entre 4 e 6/11. As equipes medalhistas nos Jogos Sul-americanos, qualificam o país para o Pan 2023. Fox Pitt e Guto Faria desde já estão trocando informações, sempre com auxílio de João Aragão, diretor de Concurso Completo e cavaleiro de destaque internacional na modalidade Salto.
William Fox-Pitt, ícone mundial do Concurso Completo de Equitação, a serviço do Time Brasil da modalidade
Sobre o Concurso Completo
O Concurso Completo de Equitação (CCE) é uma modalidade olímpica, também conhecida como o “triatlo equestre". A competição é dividida em três provas – Adestramento, Cross-country e Salto - que são realizadas em dias consecutivos. O esporte é uma importante mostra da capacidade do conjunto competir em três diferentes disciplinas distintas entre si, em um curto espaço de tempo, o que exige alto preparo técnico e físico.
O Adestramento é a primeira prova a ser cumprida. O conjunto precisa efetuar determinados movimentos (figuras) de diferentes graus de dificuldade mostrando entrosamento e equilíbrio. No segundo dia acontece o Cross-country, onde o conjunto percorre um percurso externo, com obstáculos inspirados no campo, mas sempre com um alto grau de dificuldade. Finalmente, a terceira e última prova é o Salto.
Imprensa CBH - imgs: acervo pessoal