Entre 29 e 31 de julho, o Parque Histórico Marechal Manoel Luis Osorio, em Tramandaí, no Rio Grande do Sul, foi palco do Concurso Completo de Equitação (CCE) Internacional com Séries Internacionais, Nacionais - CCN Bicentenário da Independência do Brasil, o Campeonato do Exército e Campeonato Gaúcho 2022.
Inspeção veterinária no Parque Histórico Marechal Manoel Luis Osorio
O concurso foi promovido pelo Comando Militar do Sul e pelo 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (Regimento Osorio), responsável pelo Parque Histórico, que reúne condições ideais para prática da modalidade considerada um triatlo equestre com provas de Adestramento, Cross-Country e Salto.
Os percursos “Cross Country” do Parque foram todos renovados e sobre eles os atletas brasileiros buscaram se qualificar para o Campeonato Sul Americano de Concurso Completo de Equitação que acontece na Argentina, entre 4 e 6/11. Ao todo, o evento reuniu 67 conjuntos inscritos nas diversas séries.
Vencedores Séries Internacionais 3* e 2*
O destaque foi para o Capitão Pedro Henrique de Resende Nunes, com Tamanho do Rincão, e o cavaleiro de São Paulo Ricky Candi, com Nice, vencedores das séries 3 Estrelas Longo e 3 Estrelas Curto, respectivamente.
Capitão Pedro Henrique e Tamanho do Rincão
Ricky e Nice
Na série 2 Estrelas, o troféu foi para o Tenente Coronel Gustavo Lopes da Cruz, com Opala do Rincão e na série 1 Estrela, para o Tenente Coronel Marcelo Machado Ferreira, montando Toque do Rincão.
TC Gustavo e Opala do Rincão
Campeões do Campeonato do Exército
O Campeão do Exército na série principal (2 Estrelas) foi o Tenente Coronel Gustavo Lopes da Cruz, com Opala do Rincão, representando o Comando Militar do Sul. Na série cavalos novos 5/6 anos (1 Estrela), sagrou-se vencedor o Subtenente Marlon Santos da Conceição, com Bárbaro do Rincão, também pelo Comando Militar do Sul.
Subtentente Marlon e Bárbaro do Rincão
Destaques Séries Nacionais
Na série BR 90m a vitória ficou com o Capitão Rafael Silva Gouveia, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com IZ Orquídea, e a série BR 75 com o Sargento Dionefer Severo de Almeida, montando Javolo do Rincão. A série 1 Estrela a 1ª colocação coube ao Subtenente Marlon e Bárbaro do Rincão.
Capitão Gouveia e IZ Orquídea
Sargento Diofener e Javolo do Rincão
Séries Estaduais
Na série BR 75m sagrou-se vencedor o Sargento Dionefer Severo de Almeida, com Javolo do Rincão. A BR 90m a vitória foi do Capitão Alexsei da Silva Peres, com Bandoleira do Rincão. Já o campeão da série 1 Estrela (Cavalos Novos 5/6 anos) foi o Subtenente Marlon Santos da Conceição, com Bárbaro do Rincão.
Na série 1 Estrela Amador Top, o troféu foi para o Capitão Mclelland Mozart Diniz Soares, com Angico do Rincão. O campeão gaúcho da série 2 Estrelas foi o Tenente Coronel Gustavo Lopes da Cruz, com Opala do Rincão.
Os cavalos do Rincão são produzidos pelo Exército Brasileiro na Coudelaria de Rincão, com sede em São Borja, RS.
Visitação aberta
Além de ser um excelente local para a prática dos esportes equestres, o Parque Histórico Marechal Manoel Luis Osorio é um sítio histórico com um imenso museu a céu aberto, funcionando para visitação durantes todos os dias da semana. Vale a pena conferir.
Resultados
Internacional 3*L - 6 conjuntos
Internacional 3*C - 1 conjunto
Internacional 2*L - 10 conjuntos
CCI1* - 5 conjuntos
CCN1* - 2 conjuntos
CNC 0.90m - 9 conjuntos
CNC 0.75m - 9 conjuntos
Campeonato Brasileiro Exército Final Individual
Campeonato Brasileiro Exército Equipe Final
Com a fonte e fotos: Seção de Comunicação Social do 3° Regimento de Cavalaria de Guarda