O Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre e Internacional acontece concomitantemente com a 5ᵃ Etapa da Copa Brasília, no Brasília Country Club, nas trilhas do Distrito Federal, em 19 e 20 de agosto.
Estão em disputa os títulos de campeão brasileiro nas categorias nacionais de 20 a 160 km e FEI de 100 a 160 km, além do Campeonato Brasileiro de Equipes. Grandes surpresas foram preparadas pela organização, entre elas, a inédita transmissão ao vivo de um Enduro Equestre Internacional pelo Youtube da Federação Hípica de Brasília.
Brasília: um dos grandes points do Enduro nacional
A nível local, o Campeonato Brasiliense de Enduro Equestre de 2022 começou com grandes mudanças para o esporte local: foi criada a Copa Brasília de Enduro Equestre, que conta com sete etapas. Outra mudança foi no regulamento da modalidade de regularidade. As novas regras priorizam a habilidade do cavaleiro, sem distinção, entre eles, e raças de animais.
Trilha do 1º Regimento da Cavalaria de Guardas
Além disso, o processo de cronometragem para a categoria passou por um processo de modernização utilizando a tecnologia de GPS para aferição dos pontos de passagem dos cavaleiros.
Nas trilhas do Rancho Canabrava pode ser observada a Torre de TV Digital de Brasília, famoso ponto turístico da Capital
Nas trilhas do Lago Oeste
Aliado a essas ações, como forma de fomentar o esporte no Distrito Federal, que conta com Fernando Gonçavels na diretoria de Enduro da FHBR, buscou-se as= realização das provas em diferentes regiões. A primeira etapa da Copa foi realizada no 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, depois na sede da Asproes, no Lago Oeste, seguida por uma Rancho Canabrava, em Sobradinho e a 4ª , novamente, no Regimento de Cavalaria de Guarda, na Asa Norte. Todas as quatro etapas contaram com categorias nacionais de 20 a 80 km, com participação de muitos iniciantes no esporte e também o retorno de antigos cavaleiros às trilhas.
Transmissão das provas de Enduro em 19/8
Com a fonte e fotos: FHBR