superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

A temporada de Enduro Equestre no Brasil está intensa. Em 23/7, o Haras Albar em Campinas (SP) foi palco de seu 12º Campeonato de Enduro Equestre com chamada Internacional, Nacional e Regional e, na sequência, em 20/8, o 31º Campeonato Brasileiro da modalidade agitou as trilhas do Distrito Federal (aguarde cobertura).

Na etapa do Haras Albar um dos diferenciais foi o programa de intercâmbio com atletas da França. Lembrando que em 28 de maio desse ano, Rodrigo Storoni Saliba, de Minas Gerais, Artur Leonel Machado Ulsenheimer e João Pedro Bornia Antocheski, do Paraná, Diogo de Oliveira Martins, de Brasília, e Helena Halland, de São Paulo, tiveram a experiência de competir no tradicional Concurso Internacional 1*, 2* e 3* de Enduro de Castelsagrat, na França, na série Young Riders 100km, todos com cavalos emprestados.

Já no Haras Albar, quatro atletas franceses vieram ao Brasil: Pablo Tomas Arnaud / Verve Rache, Victor Fabre Carlus / Tirado Endurance, Julien Garance / Turbante Endurance e Lea Vandekerchove / Nadya Serondella e competiram, com sucesso, no CEIYR1* 100km, posicionando-se, respectivamente, em 1º, 2º. 4º e 6º lugar entre oito competidores, disputa que teve alto nível técnico sendo que todos concluíram a prova. Pelo Brasil, João Pedro Bornia Antocheski / Violet JLa cruzou a linha de chegada em 3º lugar e Diogo de Oliveira Martins / Madija Albar, em 5º. Curiosamente, a diferença, entre os quatro primeiros colocados foi de poucos segundos, uma vez que todos fecharam a prova no tempo de 5 horas e 32 minutos. (Confira o resultado oficial).

enduro albar22 giseletomazela6

Enduristas franceses em solo brasileiro no bem-estruturado Haras Albar, em Campinas; img: Gisele Tomazella

"A vinda dos Young Riders franceses ao Brasil foi um sucesso", conta Dr. Guilherme Ferreira Santos, veterinário FEI4* e responsável pela idealização do programa de intercâmbio na gestão de Fernando Sperb, presidente da CBH, e Marcelo Ulsenheimer, diretor de Enduro da CBH, retomando o importante projeto que vigorou entre 2005 e 2010.

"Na 2ª feira da semana prova, levamos os franceses a ambientes ligados à cultura brasileira, como um centro de polo e Haras de cavalos de enduro. Todos os franceses que vieram ao Brasil já são cavaleiros semiprofissionais e montaram cavalos de primeira qualidade: três cedidos pelo Haras Endurance e um pelo stud Rach", comenta Dr. Guilherme, que também destacou a importância e o aprendizados dos brasileiros que participaram da prova na França.

 grupo intercambio albar22 6

Enduristas franceses com pais de atletas e anfitrões brasileiros e o veterinário dr Guilherme Santos (de branco); img: acervo pessoal 

"É clara a maturidade que os meninos brasileiros adquiriram na França. No Campeonato Brasileiro 2022, a Helena Halland com Valente HEb estreou na prova para Adultos 160m garantindo o vice-campeonato brasileiro que teve como campeão Rodrigo Moreira Barreto com Mandalla Racha. O Diogo Martins com Cp Latifa foi campeão brasileiro na prova 120km para Young Riders e Rodrigo Saliba com Miranda Rach, vice-brasileiro 120 km”, analisa o veterinário e idealizador do programa de intercâmbio.

Agora a meta é seguir com o programa de intercâmbio em 2023. "Dado ao sucesso e materialização do intercâmbio esse ano, muita gente quer se qualificar para o programa no ano que vem. Se a gente tiver gente nova, devemos competir novamente em Castell Sagrat em maio e a vinda dos franceses também será no Haras Albar, que pela sua localização central é de fácil acesso. Caso os cavaleiros brasileiros do intercâmbio sejam os mesmos desse ano, devemos escolher outra prova. A nossa ida à França foi muito positiva, os brasileiros conheceram um novo mundo e é impressionante como evoluíram", avalia Dr. Guilherme.

pablo albar22 6

O francês Pablo Tomas Arnaud com Verve Rach, vencedor do Internacional Young Riders 100 km; img: cedida 

Na temporada 2023 no Brasil, o calendário deve ser reorganizado. “A ideia é manter todas provas regionais e os Internacionais devem ser um pouco mais espaçados. Estamos vendo muitos novos adeptos nas competições bastante motivados e, de modo geral, uma boa evolução técnica”, finaliza o veterinário e dirigente.

grupo intercambio albar22 chefe6

Competidores da França com o chefe da equipe cavaleiro Philippe Tomas (camisa azul clara) e uma jovem brasileira (vermelho) em flash de confraternização

Fomento no Centro de Treinamento Domaine em SP

Antecedendo o Concurso no Haras Albar, o CT Domaine, em Bragança Paulista (SP), sob coordenação de Aude Berdouche Machado, diretora de fomento da Enduro CBH, realizou uma clínica para 15 jovens entre 7 e 21 anos, vindos de São Paulo, Brasília e Paraná. “Abordamos assuntos como, entre outros, o trabalho em equipe, aprender a conhecer melhor seu cavalo para formar conjunto, preparo mental do cavaleiro, ginástica e biomecânica do cavalo atleta, casqueamento, uso e regulamento de materiais de competição. Na sequência, 12 jovens participaram da competição no Haras Albar”, conta Aude Machado.

“Acredito que eles abordaram a competição com mais tranquilidade, segurança, confiança e concentração. A parte técnica fica mais completa na sua aplicação na percepção dos resultados pois ela envolve uma resposta no condicionamento do cavalo. Porém, é importante começar a abrir a mente quanto a esses quesitos para que os atletas cavaleiros possam usar e perceber a influência desses detalhes na performance dos cavalos”, pontua Aude.

“Eu realizo esse formato de clinica integrativa há vários anos. Dessa vez, fizemos em paralelo com o projeto de intercâmbio com a equipe dos Young Riders vindos da França e tivemos a oportunidade de nós encontrar com eles no Haras Endurance”, acrescenta Aude, experiente amazona e treinadora de origem francesa. “Nossas clínicas sempre têm como objetivo o compartilhamento de conhecimento técnico para melhorar a cultura Equestre de performance, desde a base”, complementa treinadora.

 youngriders albar22 01 6

Intercambio 2022 de Young Riders Brasil e França fecha com sucesso nas trilhas do Haras Albar; img: Gisele Tomazela  

“Queremos que os jovens desenvolvam o espírito de equipe e companheirismo, mantendo a competitividade deles, sem criar tensões de rivalidade. Pois uma das particularidades do Enduro é que os concorrentes correm ao mesmo tempo nas trilhas. Isso cria tensão e estresse que atrapalha o desempenho do conjunto. Os cavaleiros precisam se manter focados e conectados aos seus cavalos durante todo tempo inteiro da competição e, para tanto, é necessário muita concentração e preparação física. Tentamos levar esses jovens a se desenvolver no caminho da performance sustentável.”

Vencedores no Internacional, Nacional e Estadual Haras Albar 2022

CEI2* 120km - 14 competidores
1º Antonio Marcelino Gomes Neto / Veriano Rach

CEIYR2* 120km - 3 competidores
1º Diogo de Oliveira Martins / Lion Kong Rach

CEI1* 100km - 4 competidores
1º Rodrigo Padilha Bernadino / Mojito Hssk

CEN 80km - 13 competidores
1º Philippe Tomas / Arcoxia Endurance (FRA) ]

CEN 40km - 7 competidores
Patrícia Bicudo Barbosa / CS Italy

CENYR - 80km - 1 competidor
1º Julia Chaves Vieira de Almeida / Nnl Lavanda

CEIYR1* - 100 km - 8 competidores
1º Pablo Tomas Arnaud / Verve Rach (FRA)

CEI1* - 100km - 8 competidores
1º Leonardo Penteado Petrolli / Carceres BV

CENYR - 80km - 2 competidores
1º Max Perlman Rabinovitz / Phuket do Bom Viver

CEN Mirim - 80km - 1 competidor
1º Gustavo Machado Ulsenheier / Ikhnaton Rach

CEN 80km - 6 competidores
1º Patrícia Bicudo Barbosa / Atila da Barra

Curta Adulto 60km - 13 competidores
1º Rui Cesar Publio Borges Correa / Infinity

Curta Jovem 60 km - 5 competidores
1º Pedro Pupo Mastrorosa / Acrux Albar

Curta Mirim 60 km - 1 competidor
1º Lucas Beirdouche Machado / Quinteto Armorial

Graduado Adulto - 21 competidores
1º Flavio Daccache / Costa Azul Endurance

Graduado Jovem - 2 competidores
1º Mateus Henrique Farias Andrade / Vg Pura

Graduado Mirim - 3 competidores
1º Bernardo Machado Ulsenheimer / 4u Realengo

Aberta Adulto - 13 competidores
1º Guilherme de Azevedo Sodre / Wind Shagya As

Aberta Jovem - 2 competidores
1º Nathan Kolaya / Sapeca das Marias

Aberta Mirim - 2 competidores
1º Sophie Strauss / Zafir do Fgi

Aberta Forever Young - 9 competidores
1º Antonio Malta de Alencar Neto / Luthie Sbv

Endurinho 5 - 4 competidores
1º Rafaela Falconi Freire de Lima / Mustang Ofc

Endurinho 1 - 8 competidores
1º Miguel Acedo Nicolatti Cardoso / Ajax Sbv

Confira o resultado completo no Haras Albar

Imprensa CBH com fotos: Gisele Tomazela e cedidas Dr. Guilherme Santos

 

 

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.