O Campeonato Mundial de Concurso Completo de Equitação - FEI Eventing World Championship 2022 - em Pratoni del Vivaro, Rocca di Papa, na Itália, evento realizado a cada quatro anos, terminou com sucesso no domingo, 18/9. A Alemanha faturou o título por equipes e a britânica Yasmin Ingham com Banzei du Loir foi a campeã individual.
Yasmin Ingham com Banzei du Loir: ouro individual e prata por equipes pela Grã Bretanha; img: FEI - Richard Juilliart
As sete melhores equipes já carimbaram o passaporte de seus países para os Jogos Olímpicos Paris 2024. O Time Brasil chegou em 13º lugar à frente da França, automaticamente qualificada para Olimpíada por ser paíse sede, Áustria e Espanha.
O brasileiro Marcio Carvalho Jorge com Kilcotrim Kit Kat fechou o Cross sem faltas nos obstáculos; img: Libby Law
Com os EUA garantindo a medalha de prata no Mundial 2022 e, portanto, também qualificados para Paris, as duas vagas em jogo para os Jogos Olímpicos no Pan-americano 2023 passam a ser três caso os norte-americanos sejam ouro ou prata. Antes porém, o Brasil tem a missão de qualificar para o Pan, nos Jogos Sul-americanos - Odesur 2022, disputa que no caso do Concurso Completo acontece na Argentina, entre 4 e 6/11.
Alemanha, ouro, EUA, prata, Nova Zelândia, bronze; img: FEI - Richard Juilliart
O Brasil competiu com apenas três conjuntos, devido ao inesperado desfalque de Ruy Fonseca cuja montaria Ballypatrick se lesionou na véspera da prova de adestramento e teve que ser retirado da competição, considerada um triatlo equestre com provas de adestramento, cross-country e salto em que soma dos resultados define o vencedores. Ao todo 88 conjuntos competiram no Adestramento, 72 finalizaram o Cross-country, considerado o grande divisor de águas, e após a inspeção veterinária 68 largaram e finalizaram a fase do Salto, disputada a 1.30m, com sucesso, definindo os títulos individuais e por equipes.
Pelo Brasil, o melhor resultado ficou por conta de Marcio Carvalho Jorge com Kilcotrim Kit Kat, dupla que recém estreou nesse nível de competição, com 66,42% (-33,6 pontos ) no Adestramento, Cross country sem faltas com -36,8 pontos por excesso de tempo, e Salto -12,8, fechando com -81,2 pontos em 53º lugar. A dupla olímpica Carlos Parro com Goliath registrou 67,16% de aproveitamento no Adestramento (-32,8 pontos), acabou registrando dois desvios no Cross-Country e excesso tempo computando -84,8 pontos e apenas uma falta, - 4 pontos, no Salto, resultando em -121,6 pontos e a 65ª colocação no placar final.
Carlos, o Cacá, com Goliath tiveram atuação consistente no Salto com apenas 1 falta; img: Libby Law
Marcelo Tosi com seu Genfly foi 66º colocado: 61,7% de aproveitamento no Adestramento,um desvio e excesso de tempo no Cross-country -32,4 pontos e -37,6 no Salto, totalizando -128,8 pontos.
Boa atuação de Marcelo com seu Genfly no Cross; img: Libby Law
A diferença entre os cinco primeiros colocados foi bastante apertada. O multicampeao alemão Michael Jung com Fischerchipmunk FRH, líder da competição após o cross-country e integrante da equipe campeã da Alemanha, acabou amargando duas faltas no Salto equivalente a -8 pontos e com -26,8 pontos fechou o campeonato na 5ª colocação. A campeã britânica Yasmin Ingham com Banzei du Loir faturou o título com 3º lugar no Adestramento, 2º lugar no Cross e pista limpa no Salto totalizando apenas 23,2 pontos. Campeã olímpica de Tokyo, a alemã Julia Kraewski com Amande de B´Nevilli, da Alemanha, arrematou prata individual e ouro por equipes, com apenas -36 pontos. Enquanto o neozelandês Tim Price com Falco faturou bronze, -26 pontos, mesma ponutação da britânica Rosalin Canter com Lordships Graffalo que zerou o percurso de salto com tempo um pouco mais lento. O brasileiro Nelson Pessoa Filho, o Neco, é treinador de Salto da equipe da Nova Zelândia.
O britânico William Fox Pitt, treinador do Time Brasil no Exterior desde maio 2022 e um dos grandes ícones da modalidade no mundo, vai acompanhar a equipe brasileira no Sul-americano 2022. A escalação será definida em breve. No mesmo final de semana do Mundial, o Campeonato Brasileiro de Concurso Completou movimentou o Clube Hípico de Santo Amaro (aguarde cobertura).
O Concurso Completo brasileiro em Jogos Equestres Mundiais
Competindo nas nove edições dos Jogos Equestres Mundiais, o melhor resultado brasileiro foi o 7º lugar registrado em 2014, na Normandia, França. Em Roma 1998 o Time Brasil ficou em 8º, em Kentucky 2010 em 12º lugar , em 2018 em Tryon em 15º e agora em 2022, na 13ª colocação.
Placar das 7 melhores equipes que qualificaram seus países para Paris 2024
Ouro Alemanha -95,2 pontos
Prata EUA -100,3 pontos
Bronze Nova Zelândia -100,7 pontos
4º Grã Bretanha -100,9 pontos
5º Irlanda -136,8 pontos
6º Suécia -129,4 pontos
7º Suíça -140,6 pontos
13º Brazil - 333,6 pontos
Pódio individual
Ouro Yasmin Ingham / Banzei du Loir - GBR -23,2 pontos
Prata Julia Krajewski / Amande de B´Névilli - ALE -26,0 pontos
Bronze Tim Price / Falco - NZL -26,2 pontos
Imprensa CBH com fotos: FEI - Richard Juilliart e Libby Law (acervo cavaleiros)