superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

Começa nesse domingo, 2/10, a disputa do Adestramento nos Jogos Sul-americanos - Odesur 2022, no Club Hípico Paraguayo, em Assunção. O Time Brasil é formado por Vinícius Miranda da Costa com Biso das Lezírias, nº 3 em pista a partir das 9h18 min, Murilo Augusto Macho com Jorge VO, nº 7 às 9h54min, Paulo Cesar dos Santos com Fidel da Sasa JE, nº 11 às 10h47min, todos competindo na St Georges (Small Tour), e às 11h50 Victor Trielli Avila com Corsario IGS compete no Grand Prix (Big Tour). Pela manhã Florisbela VO, de Eduardo Alves de Lima, que devido a uma indisposição acabou não passando na inspeção veterinária e assim Murilo Augusto com Jorge VO, reserva, passou para condição de titular.

ULTIMOTREINO0110

Chefe de Equipe Pia Aragão e o  treinador Norber van Laak atentos ao último treino dos brasileiro nesse sábado, 1/10

Acompanhan o Time Brasil o treinador da equipe Norbert van Laak, contratado para o ciclo olímpico até Paris 2024, e Pia Aragão, renomada amazona, chefe de equipe e o veterinário Henrique Macedo. Nobert van Laak também é treinador de João Victor Oliva, medalhista pan-americano e atual melhor brasileiro no ranking mundial na 48ª colocação, que está em Assunção acompanhando a competição.

O juri é presidido por Sandra Smith, Argentina, ao lado de Claudia Mesquita, Brasil, Cesar Torrente, Colômbia, Marian Cunningham, Peru, e Sandra Hotz, EUA. Ao todo competem no Odesur, 17 conjuntos do Brasil, Equador, Argentina, Uruguai, competindo por equipes e no individual, Chile e Paraguai, representados individualmente. O Sul-Americano 2022 classifica dois países por equipe para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, que por sua vez, habilita os três melhores países para Paris 2024.

Perfil dos atletas por ordem de largada

VINCIUS MIRANDA DA COSTA
Cavalo: Biso das Lezírias (Puro Sangue Lusitano)

viniciusmiranda0110

Vinícius e Biso das Lezírias no reconhecimento do picadeiro da prova

Jovem talento de 26 anos, o paulista Vinicius Miranda foi campeão brasileiro em 2020 na série Cavalos Novos 7 anos montando Inédito Santana. Em 2021, faturou duas faixas de vice-campeão brasileiro: na CN 6 anos Legend do Retiro e na CN 7 anos com Jane Esther II SVN.

Entre outras conquistas no Campeonato Paulista, destaque para 2020 quando faturou quatro títulos: Cavalos Novos 5 e 7 anos, na Forte I Profissional e na Sênior.

Biso das Lezírias, montaria de Vinicius Miranda, foi montado por João Victor Oliva no Panamericano de Lima 2019, quando o Time Brasil conquistou medalha de bronze. Vinícius - que também montou na Alemanha com Johann Zagers por mais de cinco anos e retornou ao ao Brasil há cerca de quatro, começou a montar Biso há pouco mais de três meses e logo garantiu a qualificação para os Jogos.

MURILO AUGUSTO MACHADO
Cavalo: Jorge V.O (Puro Sangue Lusitano)

murilo0110

Murilo e Jorge VO a caminho da estreia

Murilo Augusto Machado, 26 anos, estreou nas pistas em 2017, e no Campeonato Brasileiro em 2019, somando cinco títulos de campeão com duas montarias na série da Cavalos Novos. Com Jorge V.O, Puro Sangue Lusitano com quem compete nos Jogos Sul-americanos em Assunção, Paraguai, é tricampeão brasileiro e Paulista com vitória nas categorias 5, 6 e 7 anos entre 2019 e 202. A dupla foi formada em 2018 e estreou em Concurso de Adestramento Nacional (CAN). Além do tricampeonato com Jorge V.O, Murilo também é bicampeão brasileiro com Novidade V.O, em 2020 na CN 4 anos e em 2021 na CN 5 anos, registrando recorde de nota (80.900%).

Murilo Augusto é filho de um ex-funcionário da Coudelaria Ilha Verde, dos criadores Victor Oliva e do cavaleiro olímpico João Victor Oliva. Murilo frequentava o haras dos Oliva, em Araçoiaba da Serra (SP) desde criança e costumava sair da escola primária para ir as cocheiras apreciar os animais. Com 16 anos, passou a ser assistente de Rogério Clementino, olímpico e medalhista panamericano formado no haras, e com ele aprendeu as primeiras aulas de equitação.

No final de 2016, então com 20 anos, Murilo concretizou o sonho de ser cavaleiro profissional ao ser convidado pelo amigo de infância João Victor a integrar o Ilha Verde Team. Com o convite veio também treinamento, aprimoramento técnico, viagens internacionais, oportunidade de montar os cavalos tops do plantel e a competir em concursos nacionais.

A primeira viagem para a Europa foi para o centro de treinamento de Norbert van Laak, na Alemanha, aonde treinou com João Victor.

PAULO CÉSAR DOS SANTOS
Cavalo: Fidel da Sasa JE – Puro Sangue Lusitano

paulo cesar0110

Paulo Cesar e Fidel da Sasa

Invicto nas duas seletivas para os Jogos Sul-americanos, Paulo César dos Santos, 39 anos, faz sua estreia no Time Brasil. Chegou em Assunção, no Paraguai, trazendo na bagagem três títulos de campeão brasileiro: com Fidel da Sasa JE foi campeão sênior em 2020 e vice em 2021; com Heron da Sasa JE faturou o título na Forte I Profissional em 2021, e com juiz da Sasa JE na Média I Profissional na Taça Brasil em 2020.

O cavaleiro que integra o Sasa JE Team foi campeiro, trabalhando na lida com o gado até a adolescência até ir trabalhar com cavalos na Fazenda Sasa, aonde teve a oportunidade de aprender equitação básica e começar a competir, inicialmente na Equitação de Trabalho e, depois, no Adestramento, onde soma conquistas em diferentes séries e categorias. Nos Jogos Sul-americanos, Paulo César quer defender as conquistas do irmão gêmeo na competição, o medalhista panamericano João Paulo dos Santos, atual campeão individual, e por equipe, no Odesur de 2018 em Buenos Aires, Argentina.

VICTOR TRIELLI ÁVILA
Cavalo: Corsário IGS – Puro Sangue Lusitano

victoravila0110

Victor e Corsário IGS executando uma piroueta

Único cavaleiro do Time Brasil a ter participado de Jogos Sul-americanos, ao ter integrado a equipe medalha de ouro em 2018, em Buenos Aires, Argentina, Victor Trielli Ávila, 26 anos, compete no Big Tour em Assunção montando o Puro Sangua Lusitano Corsário IGS.

Victor coleciona vários títulos em campeonatos brasileiros e paulistas, entre outras competições, em diferentes séries e categorias desde que estreou nas pistas de Adestramento aos 13 anos. No Campeonato Brasileiro é hexacampeão com três diferentes montarias, todos Puro Sangue Lusitano: com Corsário IGS é bicampeão sênior Top (2020/2021), com Vencedor JB bicampeão Junior 2012 e Young Riders 2014, e com Luar HM, bicampeão na série cavalos Novos (5 anos em 2020 e 6 anos em 2021).

Jovem talento criado em torno do cavalo e montando desde os sete anos, Victor Trielli Ávila começou a competir com oito anos na Equitação de Trabalho, mas a partir dos 13 optou pelo Adestramento. O primeiro treinador foi Valdeci Evaristo, depois Rosangele Riskalla, e seu pai Orpheu Ávila foram os primeiros treinadores e orientadores. Em 2016, o atleta passou uma temporada na Europa fazendo clínicas com Paulo Caetano, em Portugal, com o olímpico Cláudio Castilla Ruiz, na Espanha, e com Dolf Keller, na Alemanha.

Sobre o Adestramento nos Jogos Sul-americanos

O Adestramento estreia no domingo, 2/10, com o Prêmio São Jorge (Small Tour) e o Grand Prix (Big Tour) válidos como qualificatória para a final por equipes. Na segunda-feira, 3/10, acontecem as provas Intermediária I (Small Tour) e o Grand Prêmio Special (Big Tour), definindo o pódio por Equipes e valendo qualificação para a final individual.

Na quarta-feira, 05/10, o Freestyle – prova com coreografia livre e música – da Intermediária I (Small Tour) e Grand Prix (Big Tour) definem o pódio individual.

Nos Jogos Sul-americanos, o Adestramento brasileiro é respeitado e quer continuar a fazer história. O Time Brasil chega com a missão de defender o posto de campeão individual e por equipe conquistado nas duas ultimas edições do evento, em 2018, em Buenos Aires, Argentina, e em 2014, no Chile, aonde, no mesmo palco - Escola de Equitação Graneros de Quillota, na região de Santiago - serão realizados os Jogos Pan-americanos de 2023.

Acompanhe as ordens de Entrada e Resultados

Imprensa CBH - Carola May e Rute Araújo; imgs: Luis Ruas

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.