O que é volteio?
Volteio é uma modalidade equestre de técnica e equilíbrio. Basicamente o volteador faz acrobacias sobre o lombo do cavalo enquanto ele é mantido no galope ou a passo para iniciantes.
O objetivo do Volteio é o aprimoramento da harmonia, do sincronismo e da ressonância com o cavalo em movimento. Proporciona ao volteador uma oportunidade de maior conhecimento das qualidades deste animal que beneficiam o desenvolvimento estabelecendo um laço de confiança entre o atleta e o animal.
Os brasileiros Ana Hackett e Izaac Araújo nos Jogos Equestres Mundiais 2006
O Volteio desenvolve o equilíbrio, a força muscular e o reflexo do atleta, e o domínio do corpo sobre o cavalo é uma arte ao alcance de crianças e adultos.
O manejo do cavalo, montar ou voltear, sempre teve na sua essência uma função educativa.
Já no ano de 400 a.C. encontramos, em Xenofontes, literatura sobre a arte de montar e que aponta um grande estímulo na disciplina deste esporte.
A apresentação, individual, dupla ou em equipe é acompanhada de um ritmo musical, em que os volteadores executam diferentes figuras, enquanto o “longeur” – geralmente o treinador – conduz o animal na guia. O ´longeur´ permanece no centro da pista, enquanto conduz o animal em círculos de 15 metros de diâmetro.
A premiada volteadora Thais Tavares Paes em ação
O Brasil tem sido palco de competições nacionais e internacionais, sendo São Paulo responsável pela formação do maior número de atletas e promoção de provas. Paralelamente, vem promovido anualmente um Concurso de Volteio Internacional (CVI) e participando de competições no exterior.
Destaques brasileiros
2002 – A equipe Sênior conquistou a 9ª colocação nos Jogos Equestres Mundiais em Jerez de la Frontera, Espanha. No individual, Flávia Themudo Guida conquistou o 9º posto, melhor classficação brasileira nos Jogos
Flávia Themudo Guida fez bonito nos Mundiais de 2002 e 2006
2006 – A equipe Sênior conquistou a 8ª colocação nos Jogos Equestres Mundias em Aachen, Alemanha.
2007 – A equipe Sênior participa do Vaulting Masters em Aachen, Alemanha, onde ficou em 5º. Lugar com uma média final de 7,796, sendo este o melhor resultado obtido por uma equipe brasileira, tanto em colocação como média.
A equipe foi formada por Nicolas Martinez, Izac Araujo, Ana Hackett, Maria Luisa Giugni, Yasmin Altmann, Mariana Veiga Alves e Giulia Francini, além das reservas Anna Luisa Sigaud,Camila Hsu Guimarães, Luisa Hackett e Camila Galeazzi. O cavalo utilizado foi um Hanoveriano Guldenburg de 15 anos com Irina Lenkeit na guia, tendo obtido ótimas notas.
O Brasil também marcou presença nas disputas individuais com Flávia Themudo que ficou em 10º lugar com média final de 7,165 e Nicolas Martinez, 11º. Colocado com média de 7,363.
Para treinar a equipe a Confederação Brasileira de Hipismo contratou a técnica alemã Agnes Werhahn - campeã mundial 7 vezes por equipe e individual - e Priscila Botton. Os treinamentos foram realizados em várias clinicas no Brasil e 15 dias em Neuss, Alemanha, sob a direção de Werhahn.
Nicolas Martinez: destaque masculino nas principais competições internacionais
2008 - Duas equipes brasileiras participaram dos Campeonatos Mundial e Europeu realizado em Brno, na República Tcheca. A equipe Sênior foi a 9ª colocada no Mundial e a Juniores ocupou o 7º lugar no Europeu. O volteador paulista Nicolas Martinez foi o 11º colocado na disputa Individual.
***
Sugestões, correções e envio de imagens? Colabora mandando uma mensagem para imprensa@cbh.org.br
Fotos: Divulgação