Cinco conjuntos foram ao desempate no GP Rolex, a 1.60m, com 1,5 milhão de euros em premiação, ponto alto na grande final do CHIO Aachen 2023, na Alemanha, nesse domingo, 2/7. Em grande fase, o brasileiro Rodrigo Pessoa com Major Tom deu show de categoria conquistando a 4ª colocação com dois percursos limpos e apenas uma falta no desempate em 47s08. Rodrigo e Major Tom também conquistaram o 5º posto no GP Rolex no CSIO de La Baule, em 11/6.
Rodrigo e Major Tom em plena forma no GP Rolex, a 1.60m, emplacando em 4º lugar
Perante mais de 40 mil pessoas no Estádio principal de Aachen, o GP Rolex, a 1.60m, contou com duas voltas e armação de Frank Rothenberger. Dos 40 conjuntos, 18 voltaram para 2º percurso, 12 com pista limpa e seis como apenas uma falta, entre eles, Yuri Mansur e Miss Blue-Saint Blue Farm.
Cinco conjuntos voltaram a zerar o segundo e decisivo percurso e Rodrigo e seu Major Tom, sela belga filho de Vagabond de La Pomme em Heartbreaker, fizeram a apenas uma falta, em 47s08, resultado que viria a lhe garantir o 4º posto na classificação geral. Vale lembrar que em 1994, Rodrigo venceu o GP Rolex com Special Envoy.
Rodrigo e Major Tom no centro das atenções em CHIO Aachen, considerado a meca do hipismo mundial
A Alemanha dominou o placar nas três primeiras colocações. Marcus Ehning com Stargold foi o grande campeão, sem faltas, em 45s12. Daniel Deusser com Killer Queen VDM foi vice, pista limpa, 45s73. Com melhor marca, em 43s36, mas com uma falta, Phillip Weishaupt completou o pódio alemão na 3ª colocação.
Yuri e Miss Blue-Saint Blue Farm, égua de criação nacional do Haras Rosa Mystica e de propriedade de Thalita Olsen de Almeida, que na quarta-feira, 28/6, foi o grande campeão do GP Europa, 1.60m, acabou cometendo duas falta no 2º percurso.
Yuri Mansur e Miss Blue-Saint Blue Farm, égua de criação do Haras Rosa Mysitica, fizeram história no CHIO Aachen 2023
Excelente campanha - Ambos os brasileiros Rodrigo com Major Tom e Yuri com Miss Blue integraram o Time Brasil medalha de ouro nas duas recentes Copa das Nações CSIO5* em La Baule e prata em St Gallen. Yuri e Rodrigo estão entre os fortes candidatos da long list para formação do Time Brasil nos Jogos Pan-americanos 2023, valendo vaga para os primeiros países em Paris 2024. Ambos também apostam em suas respectivas montarias visando os Jogos Olímpicos 2024 e principais competições internacionais que estão por vir.
Imprensa CBH com fotos: Luis Ruas