superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

A Federação Equestre Internacional (FEI) reconheceu as competições de Atrelagem esportiva em 1970, apesar das mesmas serem praticadas há mais de 20 anos nos países da Europa e América do Norte.

Nas competições oficiais FEI é realizado o Concurso Completo (Adestramento, Maratona e Maneabilidade) onde o conjunto é formado pelo condutor, cavalo (s) e groom (s). Vence quem perder menos pontos no total das 3 provas.

As provas também são separadas em categorias por idade e porte físico, isto é, separam-se os pôneis, com altura inferior a 1,49m dos cavalos acima de 1,49m, e cada um compete com uma velocidade diferente. Também se separa os cavalos novos de 3 a 5 anos dos demais.

São permitidas equipes com 1, 2 (parelha) e 4 cavalos ou pôneis atrelados a um veículo.

As três provas do Concurso Completo de Atrelagem

Adestramento: A prova é executada em uma pista de 100m x 40m demarcada com letras nas quatro laterais. O competidor deve cumprir uma seqüência de figuras obrigatórias onde devem ser feitas as passagens de passo para trote e galope, auto e recuo.

São julgadas a liberdade e regularidade dos andamentos, a facilidade e harmonia de movimentos, e a impulsão e correto posicionamento do(s) cavalo(s) nas transições e andamentos exigidos.

O conjunto é avaliado tanto técnica como na estética em sua apresentação. O condutor é julgado pelo seu estilo, habilidade de condução e comando geral do conjunto.

Maratona: Prova em campo aberto, dinâmica, de grande extensão de percurso, no máximo com 18 quilômetros, com velocidades estipuladas para cada seção, isto é, uma prova de regularidade, dividida em 5 seções, onde são exigidos todos os andamentos: passo, trote e galope.

No percurso são incluídos obstáculos naturais como curvas fechadas, água e descidas de inclinação acentuada e obstáculos artificiais, com grau de dificuldade alto.

Leva-se em conta na avaliação a condição física dos cavalos, através de vet-checks, bem como o controle dos cavalos por parte do condutor.

Maneabilidade: Prova em pista de 120m x 70m, em que é feito um circuito com cones delimitando as passagens, os quais têm bolas na parte de cima, e obstáculos artificiais (água, ponte de madeira etc).

São 20 obstáculos no máximo, podendo ser de regularidade (com velocidade estipulada e tempo concedido) ou contra o tempo. Na de regularidade as velocidades praticadas são de 230 m/min para pôneis e 250 m/min para cavalos.


Fonte: Susana Reinhardt Cintra

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.