Depois do grande sucesso alcançado em sua estréia em março, a Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro – FEERJ – promove neste domingo, 30 de maio, a segunda etapa do Torneio de Rédeas (Hipismo Western). Modalidade hoje reconhecida pela FEI – Federação Equestre Internacional e que já estará como demonstração nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. As provas serão realizadas na Sociedade Hípica Brasileira, na Lagoa.
Devido a grande aceitação do público na primeira etapa, desta vez, haverá o lançamento, em caráter experimental, da categoria Estreantes, com percurso muito simples e convidativo para os novatos na modalidade. Essa idéia tem por objetivo mobilizar novos adeptos à modalidade.
“Estamos apostando nesta nova modalidade do hipismo e trata-se de uma postura inovadora da FEERJ, já que somos a primeira federação estadual a regulamentar e assumir oficialmente este nova modalidade. Já alcançamos um grande sucesso na primeira etapa e agora estamos incrementando ainda mais o evento, com a participação de atrações internacionais” revelou o presidente da entidade, Pedro Valente, referindo-se a participação de estrelas internacionais como Marcelo Almeida e Renata Ricci.
Outra grande atração será a apresentação de dois mini cowboys do Poney Club da belga Françoise Denis, na prova de estreantes, montando pôneis belgas mas com todo o aparato western.
As provas serão disputadas na pista de areia, com dimensões de 45m x 90m. O juiz será Ricardo Heymann, cavaleiro com diversas vitórias nacionais e internacionais, que ainda comentará os julgamentos imediatamente após a última prova. A pista será aberta para reconhecimento, entre 10h e 12h e a competição terá início às 14h.
Na competição de Rédeas, o cavaleiro cumpre um dos nove percursos existentes, preestabelecidos, em que estão inclusas as seguintes manobras: esbarros, spins (giros de 360º sobre os posteriores), rollbacks (esbarro com mudança de direção em 180º graus, saindo a galope), mudança de mão, galopes em linha reta e em círculos, recuos. O animal deve ser voluntariamente guiado com pouca ou nenhuma resistência. O conjunto é julgado nos seus movimentos, qualidade nas figuras do percurso e atitude. A nota média é de 70, podendo variar para mais ou para menos.
Fonte: Bernardo Monteiro e Roberta Pinto