O jovem talento Stephan Barcha foi o grande destaque da Prova Vivo, com obstáculos a 1,30m, no segundo dia de competição do 15º Torneio Haras Vale das Estrelas, que está sendo disputado em Pedro do Rio, região serrana do estado do Rio de Janeiro.
Montando Wonderful Vini Vid Vince o carioca foi o mais rápido com o tempo de 26s33, pista limpa. A amazona venezuelana Loisse Garcia e seu MGM Gotha Marcolab chegaram na segunda colocação com o tempo de 27s42, sem faltas. O bicampeão do torneio, Luciano Blessmann ficou em terceiro no dorso de Triton, marcando 28s57, também sem faltas.
“Foi uma prova de confraternização para quem optou por não saltar o GP. Foi uma prova boa para os cavalos mais jovens e aqueles que não saltaram tão bem ontem. Ter vencido foi uma surpresa boa. A chuva não chegou atrapalhar porque caiu forte no meio da prova e não deu para estragar o piso. Apenas em algumas curvas que era preciso entrar com menos velocidade, mas nada que interferisse no resultado final”, analisou Stephan.
Stephan Barcha levou Wonderful Vini Vid Vince à vítoria na segunda prova a 1.30 metro; foto: Alexandre Vidal
A disputa
Ao todo 17 conjuntos entraram na pista do Haras Vale das Estrelas para saltar os obstáculos do percurso de duas voltas, idealizado pela desenhadora paulista Marina Azevedo. Na primeira volta os conjuntos tinham 52 segundos de tempo concedido para saltar os oito obstáculos e, apenas aqueles que não cometessem faltas, permaneciam na pista para pular os outros cinco obstáculos, em no máximo 43 segundos. Daqueles que começaram apenas nove classificaram-se à segunda volta.
O torneio distribui mais de 70 mil reais em premiação e tem patrocínio do Banco Prosper e dos Cimentos Tupi. O apoio é da Vivo, Lacca, Apolo Tubulares, Monte Carlo Jóias, AD Life Style, GPC-Química, High End, RH Royal Horse, Limpart Rio, Hotel Portobello, Moreira Calçados e Maison Du Cavalier.
Neste domingo, às 11h30m, será disputado o Grande Prêmio Banco Prosper, com obstáculos a 1,35m.
“Minha expectativa para o GP é a melhor possível. Me classifiquei com o Nation, um cavalo emprestado do meu amigo, Fernando Mascarenhas, que salta na amador mas não pôde vir. Serão obstáculos mais altos mas aposto que vamos fazer uma boa parceria”, analisa Barcha.
Três cavaleiros travam entre si uma “briga” particular. Luciano Blessmann (96 e 2006), Carlos Vinícius Gonçalves da Motta (97 e 2002) e José Roberto Reynoso Fernandez Filho (2008 e 2009) são os únicos participantes que podem se sagrar tricampeões do torneio.
Demais séries
Na prova Haras Vale das Estrelas com obstáculos a 1,10m, categoria Amador A, a vencedora foi Raffaela Lins montando Fantástica. A segunda colocação ficou com Manuel Lopes da Costa e Welton das Palmas e o conjunto Caroline Dias/Mambo do El Dorado completou o pódio.
Já na Prova Monte Carlos Jóias, categoria Jovens Cavaleiros A, com obstáculos a 1,10m, o campeão foi André Pereira Oliveira com Insano Look. O segundo posto foi de Belmiro Tavares Netto montando Carol, seguido por Antônia Souto com Aceguá.
Os campeões de todas as edições:
1996 - Luciano Blessman
1997 - Carlos Vinicius da Motta
1998 - Júlio Mattos
1999 - Bernardo Resende Alves
2000 - Loisse Garcia
2001 - Vitor Alves Teixeira
2002 - Carlos Vinicius da Motta
2003 - Pedro Paulo Lacerda
2004 - André Miranda
2005 - não foi disputada prova na série aberta
2006 - Luciano Blessmann
2007 - Vitor Alves Teixeira
2008 - José Roberto Reynoso
2009 - José Roberto Reynoso
Com a fonte: BR Sports - Bernardo Monteiro e Roberta Pinto; foto: Alexandre Vidal