Neste último final de semana, de 5 a 8/8, quatro cavaleiros brasileiros tiveram a experiência ímpar de competir em terras estrangeiras. E como se isso não bastasse, montaram cavalos emprestados e se saíram muito bem. Foi no 1º Concurso Internacional de Salto de Caballos Compartidos, no Club Hípico Paraguayo, organizado pela Federación de Deportes Ecuestre del Paraguay e homologado pela FEI para o grupo IV da América do Sul, para cavaleiros com idade entre 9 e 18 anos.
Os brasilienses Gabriel Galvão Gomes, de 13 anos - vice-campeão brasileiro jovens cavaleiros 2009 - Gilberto Keiji Haraguchi Júnior, 12 anos - bicampeão brasileiro pré-mirim - e Siew Chiang, 10 anos e também o catarinense Rodrigo Jardim da Rosa, 11 anos - atual campeão brasileiro mini-mirim - competiram em pé de igualdade com ginetes da Argentina, Chile, Peru, Paraguai e Uruguai.
Time brasileiro no Paraguay: Siew, Cabral, Juninho, Gabriel, o 3G, Rodrigo e Rafael
Gabriel Galvão Gomes, o popular “3G”, montando Griffin, arrasou na categoria Infantil B. Foi o vencedor da 1ª prova, na quinta-feira e conquistou brilhantemente o campeonato em um emocionante desempate no domingo, baixando em 2 segundos o tempo do 2º. lugar. Na disputa por equipes ficou com a medalha de bronze, juntamente com o ginete que lhe emprestou o cavalo. Além disso, recebeu o troféu de melhor cavaleiro estrangeiro.
O brasiliense Gabriel, campeão Infantil B, no clique da vitória no primeiro dia ao lado o catarinense Rodrigo
Gilberto Keiji Haraguchi Júnior, o Juninho, montando Tornado, esteve no pódio no primeiro dia na 4ª colocação. No sábado, montando Apache, ganhou a prova de consolação da categoria Infantil B, baixando também em 2 segundos o tempo do 2º colocado.
Juninho nas honras do pódio
Na categoria Infantil C, Siew Chiang, chegou em 3º lugar no primeiro dia e se classificou para a final de domingo, terminando o campeonato na 5ª posição. O catarinense Rodrigo Jardim da Rosa ou "Digão", foi 5º lugar no primeiro dia e conquistou o vice-campeonato no domingo, após desempate ao cronômetro com mais 3 concorrentes. Na disputa por equipes, conquistou para o Brasil a medalha de bronze.
Brasil no pódio com Siew e Rodrigo
A equipe brasileira, chefiada pelo instrutor e cavaleiro José Cabral de Araújo Neto, foi muito elogiada por todos que estiveram presentes ao Club Hípico Paraguayo. A organização do evento também mereceu elogios do chefe de equipe brasileiro. "Os meninos da equipe brasileira foram super bem. Só sentimos falta dos juvenis (14 a 18 anos), pois podia ter vindo com mais gente representando o Brasil. Tudo aqui foi muito tranquilo, as pessoas da organização super empenhadas e os cavalos bem adequados. Seria muito bom realizar um evento similar no Brasil, pois parece que faz bem para todos."
Com as fontes: Jin Chiang e Rodrigo de Castro Gomes de Assumpção; matéria enviada por Moisés Pereira