superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

Nessa terça feira, 24/8, o Singapore Turf Club Riding Center, recebeu a final olímpica do hipismo na 1ª Edição dos Jogos Olímpicos da Juventude.  Após dois percursos na arena de Cingapura, a decisão das medalhas de ouro, prata e bronze se deu em dois desempates: o primeiro com dois cavaleiros zerados pelo ouro e a prata e o segundo com seis conjuntos, cada um com uma falta, pelo bronze.

Com armação do course-designer internacional australiano John Vallance foram nove os jovens talentos - entre 17 e 18 anos - a zerar 1ª passagem e outros sete na 2ª. O jovem talento Guilherme Foroni, representante do Brasil nesta 1ª edição das Olímpiadas da Juventude, mostrou muita habilidade ao conduzir The Hec Man em uma pista impecável na passagem inicial. Infelizmente, duas faltas na 2ª passagem tiraram o conjunto da briga pelo ouro olímpico e o ginete paulista encerrou a competição na 9ª posição empatado com outros 7 conjuntos.

O representante do Brasil Guilherme Foroni, campeão do ranking paulista e brasileiro junior 2009, em ação HecMan; foto: COB/Textual 

O duplo zero veio apenas para o urugaio radicado em Porto Alegre, Marcelo Chirico, e para o colombiano Mario Gamboa, que foi o último a entrar em pista. Sendo assim, o esperado desempate para o título estava  garantido. Marcelo entrou primeiro e mostrou que a parceria com Links Hot Gossip deu muito certo. Zerou mais uma vez e conquistou o ouro, no tempo de 42s35. Marcelo, atual campeão gaúcho e brasileiro da categoria junior, também já havia garantido pista limpa na primeira parcial por equipes, fez uma falta na segunda e voltou a zerar na primeira rodada da final individual.

Uruguaio Marcelo Chirico com Links Hot Gossip fez história com a primeira medalha de Ouro do hipismo nos Jogos Olímpicos da Juventude; foto: FEI/Kit Houghton 

Mario Gamboa teve problemas no segundo obstáculo com LH Titan, terminando o desempate com 14 pontos perdidos e ficou com a prata. Com seis concorrentes disputando a medalha de bronze, o desempate foi eletrizante. Cortando curvas e acelerando ao máximo, Dalma Rushdi H. Malhas, com o colorido paint horse australiano Flash Top Hat, foi o mais rápido zero pontos e garantiu o bronze para a Arábia Saudita, em 38s05. 

Marcelo Chirico, ouro, Mario Gamboa, prata, e Dalma Rushdi H. Malhas, bronze; foto: FEI/ Kit Houghton

Balanço

"Estou muito feliz de ter vencido hoje! Eu nunca imaginei que seria campeão dos Jogos Olímpicos da Juventude! Agora espero que um dia eu possa ser um Campeão Olímpico, quem sabe em Londres ou no Rio? Meu cavalo saltou muito bem hoje. Ele foi cuidadoso e me ajudou. Ele foi excelente! Eu queria muito agradecer minha família, meu instrutor e todos os que me apoiaram nesses Jogos Olímpicos da Juventude", destacou o campeão olímpico Marcelo Chirico, que competiu em Cingapura, acompanhado do treinador, o porto-alegrense Lucas Martins Brambilla. 

O medalhista de ouro Marcelo Chirico ao lado seu treinador o gaúcho Lucas Martins Brambilla; foto: cedida


De acordo com o cavaleiro Dante Lorenzo Sigoli, cunhado de Marcelo, esta medalha é fruto de uma longa história de esforços, já que o jovem salta desde os oito anos e hoje monta na Sociedade Hípica de Porto Alegre (SHPA). " O fato do Marcelo a exemplo dos outros competidodres ter saltado com um cavalo emprestado, pode tê-lo favorecido, uma vez que costuma utilizar 10 cavalos diferentes durante os treinos, que variam de oito a nove horas por dia. Ele tem facilidade em se adaptar a cavalos desconhecidos”, ressalta. 
  
O jovem talento brasileiro Guilherme também se mostrou satisfeito. "Entrei com esperanças na final, pois comecei muito mal a competição, mas da metade para frente foi ótimo. Estava confiante. Se o cavalo pulasse como no segundo dia, eu tinha chance. No aquecimento, ele estava derrubando todos os obstáculos. Tentei me concentrar durante a prova para buscar a medalha. Fiz tudo certo, mas ele cansou e não tinha mais o que fazer. Estou feliz por ter ido bem. Me apresentei bem e estou em um nível equivalente aos melhores do mundo", analisou.

O brasileiro Guilherme Foroni em mais um belo clique nas Olimpíadas da Juventude 2010; foto: cedida

O treinador e pai de Guilherme, Edgar Foroni acredita no potencial de seu pupilo. "Hoje eu quase enfartei vendo a prova. É uma emoção muito grande chegar nesse nível. Foi uma experiência maravilhosa. O Guilherme montou muito bem e tem um futuro brilhante pela frente", afirmou.

O time sul-americano,  que chegou em 5º lugar na Final por equipes, com o brasileiro Guilherme Foroni sentado à esquerda e o uruguaio e gaúcho Marcelo Chirico na ponta da direita; foto: cedida

Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo, destacou a importância e resultado da participação brasileira com Guilherme Foroni, campeão paulista e brasileiro do ranking junior em 2009. "Brigamos até o final. Mas, infelizmente em nosso esporte , as variáveis são muitas e o desempenho não depende só do atleta. Guillherme quero que você saiba que estamos todos muito contentes e orgulhosos com sua participação nos Jogos Olímpicos da Juventude representando nosso país com brilho, garra e dignidade. A experiêcia também valeu e tenho certeza que será muito útil  num futuro bem próximo."

A presidente da FEI Princess Haya presente à competição do início ao fim também não poupou elogios aos jovens atletas. "Achei fantástico ver tantos cavaleiros indo para o desempate. Isso é o esporte de ponta e fomos abençoados pelo fato de que tivemos desempates, tanto na disputa por equipes quanto na individual nas Olímpiadas da Juventude bem como nas Olímpiadas de Beijing. O público adora e é maravilhoso para o nosso esporte. Foi um tributo à qualidade dos atletas."

Clique aqui e consulte o resultado completo.

Fonte: Imprensa CBH com as fontes FEI, COB Textual, Froes Berlato Associado; fotos: FEI, COB e cedidas 
 

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.