O Concurso Nacional de Saltos (CSN) – XII Indoor de Hipismo Cidade de Curitiba, realizado na Sociedade Hípica Paranaense, foi encerrado com grande festa e comemoração dos competidores. O campeonato – que teve início na sexta-feira, 22, e acabou neste domingo, 24/10 – contou com mais de 400 conjuntos inscritos. Com mais de 70 mil reais em prêmios, o evento teve a participação de diversos atletas de ponto como, entre outros, Cesar Almeida, Fernando José de Assis Costa – o Bigorna, Vitor Alves Teixeira e Denis Gouveia.
Atmosfera eletrizante A cada apresentação a platéia suspirava, gritava e torcia pelos conjuntos. Nos momentos decisivos o silêncio era absoluto, seguido de muitos aplausos e comemorações após o fim do percurso. “O concurso foi excelente, com rendimento acima do esperado e com muitos atletas paranaenses no pódio. Todos os cavaleiros estão dando um show de hipismo”, ressalta o presidente do clube Astolpho Macedo Souza Neto.
O campeão da prova principal, Cesar Almeida, conhecido como Cesinha, afirma que “deu sorte” ao zerar o percurso nas duas voltas do Grande Prêmio Omar Camargo Investimentos, série 1,30 metro, e ganhar com o melhor tempo - 49s86.
Cesinha Almeida com Kauana Laskara de Joter comemora sua vitória no GP Omar Camargo Investimentos; foto: Ju Ribas
“É muito importante para o currículo de qualquer cavaleiro ganhar uma prova como esta com alto nível técnico e bons concorrentes. Minha égua, a Kauana Laskara de Joter, é nova e está progredindo a cada concurso. Na semana passada ganhei um carro com ela e foi uma boa surpresa vencer novamente”, conta o cavaleiro.
Entre muitas conquistas, Cesar Almeida ganhou Ouro por equipes no Pan Rio 2007 por equipe e ainda pretende participar de mais competições importantes neste ano. “Daqui duas semanas vou para o concurso Grand National 5 Estrelas, em Indaiatuba, e quero estar em outras competições também”, afirma. Sobre o prêmio de 30 mil reais que ganhou na prova do Indoor, o cavaleiro é modesto e diz que vai pagar as contas, comemorar com os amigos e “quem sabe investir em mais uma promessa de cavalo”.
O segundo lugar ficou com Fernando José de Assis Costa, o Bigorna, com seu cavalo Tolille Ahorn, conjunto que recém venceu o GP World Cup Qualifier em setembro no Clube Hípico Santo Amaro. O cavaleiro perdeu um ponto na primeira volta por exceder o tempo e zerou a segunda, fechando o percurso com 49s21 segundos. “O concurso foi ótimo, muito bem organizado e todos nós, incluindo os atletas, animais, tratadores e demais funcionários, fomos muito bem recebidos. Com certeza pretendo voltar no ano que vem”, assegura o atleta.
Fernando José enfatiza que o Indoor tem suas peculiaridades e os cavalos têm atitudes diferentes dificultando a performance. “Não há tempo para pensar, a pista é muito pequena e fechada, por isso tem que ter muita concentração. O percurso do Indoor estava muito bem armado e o meu resultado foi muito bom”, considera. O cavaleiro, que integrou a lista de pré-convocados para os Jogos Equestres Mundiais 2010, conta que seu próximo destino é a Argentina para compor a equipe brasileira no CSO El Capricho e certamente irá participar das demais seletivas para a Copa do Mundo 2011.
Balanço Para o diretor geral da Hípica, Vailton Jaci Cordeiro, o “Baíca”, o concurso foi uma réplica do ano passado com armações delicadas e espaço apertado. “Eu como desenhador fico muito feliz com o Indoor. O concurso está cada vez melhor sempre atraindo atletas de peso. Além disso, os atletas da Hípica Paranaense estão com ótimos resultados e isso é fruto de muito trabalho, treino e preparação”, acrescenta.
O conjunto sensação da temporada Giovanna de Finis Sobania com seu Atomo Classic, campeã brasileira de amazonas top 2010, volta a vencer em casa; foto: Ju Ribas
Baíca destaca os atletas paranaenses Thalison Diego Soares, que ganhou o Mini Grande Prêmio no sábado, o cavaleiro Luiz Fernando M. Albuquerque, que ganhou a prova Dal Agnol Advocacia, série 1,20 metro, no domingo, e a amazona Giovanna de Finis Sobania, que ganhou a prova 1,30 no sábado. “O Indoor é uma grandiosidade para todo o hipismo paranaense”, comenta Baíca.
O CSN – XII Indoor de Hipismo Cidade de Curitiba foi organizado pela Sociedade Hípica Paranaense, com supervisão técnica da Confederação Brasileira de Hipismo e da Federação Paranaense de Hipismo e patrocínio das empresas Gerdau, Reunidas Cargas, Dal Agnol Advocacia, Omar Camargo Investimentos – Corretora Premium, Porto Frio – cozinhas profissionais, Borges participações societárias – LTDA, Rocha Top – Terminais e Operadores Portuários LTDA, Branisa Engenharia, Garja Engenharia, Caracoles Residence Club, Tonin Medicina Desportiva, entre outras.
Com a fonte: Veronica Pacheco - Toda Comunicação; fotos: Juliana Ribas