Foram 121 os conjuntos (cavalo/cavaleiro) de 27 nações que largaram nessa 2ª feira, 4/10, na 1ª qualificativa da modalidade Salto nos Alltech FEI Jogos Equestres Mundiais 2010 em Lexington, Estado do Kentucky, nos EUA. O evento - disputado a cada quatro anos - define o campeões mundiais por equipes com a 1ª passagem nessa 3ª feira, 5/10, e a 2ª passagem na 4ª feira, 6/10. Finalmente, após mais uma qualificativa individual na sexta-feira, 8/10, no sábado, 10/10, sai a decisão do título de campeão mundial em uma prova de rodizio de cavalos entre os quatro primeiros colocados.
Para os EUA, o resultado foi perfeito. Mario Deslauries, canadense naturalizado norte-americano, montando Urico e o McLain Ward com sua Sapphire garantiram dobradinha nas duas primeiras colocações na prova de caça (faltas convertidas em tempo / 1 falta: 4 segundos) com percurso limpo em 71s25 e 71s79.
Mario Deslauries e Urico largam na frente nos Jogos Equestres Mundiais 2010; foto: FEI / Peter Nixon
Resultado este que ao lado de seus companheiros de equipe Lauren Hough montando Quick Study e Laura Kraut com Cedric, colocou os EUA na 1ª colocação no quadro parcial das equipes totalizando apenas 5,69 pontos perdidos (pp). Em 3º lugar vem a Alemanha, 9,80 pp, e França, 11,32pp.
McLain Ward com sua Sapphire conquistou o 2º posto na largada do Mundial; foto: FEI / Peter Nixon
O Brasil mantém boas chances na 7ª colocação com 13,49 pp. O melhor resultado individual coube ao campeão mundial de 1998 e olímpico 2004 Rodrigo Pessoa montando HH Rebozo, único brasileiro a realizar seu percurso sem faltas, em 76s03, emplacando em 11º lugar.
Rodrigo Pessoa com HH Rebozo em clique de arquivo; foto: site Global Champions Tour
Doda Miranda com AD Ashleigh Drossel Dan vinha realizando um excelente percurso quando bateu no último duplo salto no percurso de 13 obstáculos idealizado por Conrad Homfeld - computando 80s96 - já contabilizados 8 segundos por dois derrubes. Resultado que o colocou no 30º posto.
Sempre competitivo, Bernardo Alves apresentado Vancoube D´ Auvray partiu com velocidade mas também cometeu derrubes e fechou em 82s94 no 47º posto. Já o jovem talento Pedro Veniss montando Amaryliss registrou três faltas no tempo final 86s62 e o 66º posto.
O campeão Deslauries elogiou o traçado do percurso, "Conrad Homfeld é um course-designer fanatástico fazendo um traçado amigável para todos, mas por vezes dificil. Não tinha como virar por dentro para nenhum obstáculo. Todos tiveram que seguir o mesmo traçado. Ele queria que a gente colocasse um lance a mais ou menos de acordo com os nossos cavalos e fez um grande trabalho."
Mas nada está definido e até a decisão final muita coisa pode mandar. As faltas da prova de caça foram convertidas em tempo e são levadas para a competição por equipes. Valendo lembrar que as cinco primeiras equipes garantem a classificação automática do país para os Jogos Olímpicos 2012.