Momentos de pura adrenalina marcaram a grande disputa na corrida pelo título individual da modalidade Salto na noite desse sábado, 9/10, na eletrizante atmosfera do Rolex Stadium em Lexington no Estado do Kentucky, nos EUA. Após a conquista do 4º posto por equipes valendo uma vaga nas Olímpiadas de 2010, o Brasil marcou presença com Rodrigo Pessoa na grande final entre os cavaleiros top 4 - selecionados na semifinal de sexta-feira, 8/10, com participação dos 30 melhores conjuntos desta 6ª edição e primeira nas Américas dos Jogos Equestres Mundiais.
Rodrigo Pessoa, melhor cavaleiro brasileiro de todos os tempos, em clique espetacular na grande final nos Jogos Equestres Mundiais 2010; foto: FEI / Kit Houghton
No gride de largada dos top 4 vinham o experiente belga Philippe Le Jeune com Vigo d´Arsouilles, o jovem talento da Arábia Saudita Abdullah Al Sharbatly com Seldana di Campalto, o campeão olímpico de 2008 o canadense Eric Lamaze com seu Hickstead e o brasileiro campeão mundial 1998 e olímpico 2004 Rodrigo Pessoa apresentando HH Rebozo.
Conforme a regra, a decisão aconteceu em uma prova de Rodízio em que os quatro cavaleiros largaram primeiramente com suas próprias montarias e depois voltam a cumprir o percurso com os cavalos de seus demais concorrentes.
Na primeira rodada, Le Jeune garantiu pista limpa com Vigo d´ Arsouilles. Já AL Sharbatly cometeu dois derrubes com sua Seldana di Campalto. Depois foi a vez de Lamaze zerar com Hickstead e Rodrigo cometeu um derrube com HH Rebozo ainda no início do percurso.
Phillipe Le Jeune com o garanhão belga Vigo D´Arsouilles, de 12 anos filho Nabab de Reve x Fleuri du Manoir na 1'ª rodada na eletrizante final em Kentucky; foto: FEI / Kit Houghton
Mas disputa estava apenas começando. Le Jeune garantiu pista limpa com Rebozo, Al Sharbatly zerou com o sempre guerreiro Hickstead, Lamaze também garantiu pista limpa com Vigo e Rodrigo zerou com Seldana di Campalto. Na 3ª rodada, Le Jeune realizou mais percurso lmpo com Seldana di Campalto, Al Sharbatly e Vigo também fizeram pista limpa, Lamaze fez 5 pontos com Rebozo e Rodrigo deu show sem faltas sob a sela de Hickstead.
Hickstead com ação com seu cavaleiro titular, o atual campeão olímpíco Eric Lamaze; foto: FEI / Kit Houghton
Finalmente, abrindo a 4ª e decisiva rodada, Eric Lamaze cometeu um derrube. Al Sharbatly - que ouviu atentamente as dicas do brasileiro Rodrigo - fez pista limpa sob o dorso de Rebozo e com esse resultado já havia garantido a 1º medalha de uma nação do Oriente Médio na história dos Jogos.
Abdullah Al Sharbatly montando Seldana di Campalti: inédita presença do Oriente Médio em uma Final de Jogos Equestres Mundiais; foto: FEI / Kit Houghton
Com a arena em silêncio, Rodrigo adentrou a pista com Vigo d´Arsouilles e acabou cometendo dois derrubes. Fechando a rodada Le Jeune garantiu o seu e também o 4º percurso sem faltas de Hickstead - sagrando-se campeão mundial 2010.
Se Le Jeune não era favorito, ao final, o belga de 50 anos fez valer sua experiência de uma vida dedicada aos cavalos e a máxima de que a melhor coisa ao se montar um cavalo estranho é a interferência mínima. "Não tive momentos difíceis com nenhum dos cavalos. Decidi acompanhá-los do jeito deles e não submetê-los a minha montada usual. Deu certo!", comemorou o campeão Philippe Le Jeune.
"Quando eu era jovem, meu pai nos ensinou a amar os bichos e eu os amo mais que as pessoas. Eu tenho dois filhos que são minha carne e sangue e eles são tão importantes quanto os meus cavalos. Eu amo meus cavalos e sempre faço o melhor por eles. Se eles não fossem tão grandes morariam dentro da nossa casa", declarou Je Jeune, estampando um largo sorriso em seu rosto.
Outro motivo de orgulho para o belga é que sua montaria Vigo é filho de Nabab de Reve com qual o cavaleiro conquistou bronze por equipes há oito anos nos Jogos Equestres Mundiais em Jerez de la Frontera; foto: FEI / Kit Houghton
A grande e boa supresa foi mesmo o desempenho do jovem representante da Arábia Saudita, Abdullah Al Sharbatly, de 27 anos. De início, o árabe parecia um pouco nervoso quando abriu a rodada cometendo duas faltas com sua espetacular égua Seldana di Campalto, adquirida há apenas 6 semanas. Mas depois, Shabartly teve oportunidade de mostrar toda sua categoria garantindo pista limpa com as montarias dos três concorrentes. "Conquistar a medalha de prata é um grande momento para mim e também para o meu país. Essa foi a primeira vez que um cavaleiro do Oriente Médio chegou entre top 4 em um Campeonato Mundial", destacou Al Sharbatly.
Fato curioso é que todos os quatro cavalos finalistas estão estabulados no mesmo raio de 50 km na Bélgica. Eric Lamaze, medalha de bronze, destacou a qualidade de sua montaria Hickstead, um sela holandês de 15 anos filho de Hamlet em Ekstein, melhor cavalo do rodízio sem um único ponto perdido. "Mesmo antes de hoje, eu já sabia que o Hicksted é o melhor cavalo. Agora os demais cavaleiros também sabem disso!"
Phillipe Le Jeune, ouro, Abdullah Al Sharbatly, prata e Eric Lamaze, bronze, comemoram no alto do pódio; foto: FEI / Kit Houghton
Com sua habitual competência e espírito esportivo, Rodrigo - mais premiado cavaleiro brasileiro de todos os tempos - comentou seu desempenho. "Tive uma semana muito boa e o meu cavalo saltou muito bem. Foi uma pena nossa falta de hoje, um toque muito leve. Cheguei um pouco embaixo no primeiro oxer e ele correu para dentro com o barulho do público. Mas ele se portou muito bom. E o Phillipe realmente merece a vitória", destacou Rodrigo - que também estreou oficialmente como treinador da equipe brasileira.
Rodrigo Pessoa com Rebozo na Final dos Jogos Equestres Mundiais; foto: FEI / Kit Houghton
Para o Brasil, o resultado foi plenamente satisfatório - uma vez que o time de Rodrigo com HH Rebozo, Doda Miranda, com AD Ashleigh Drossel, 9º colocado no individual, Pedro Veniss com Amaryliss, 35º, e Bernardo Alves com Vancouver d´Auvrey, 61º - garantiu a primeira vaga brasileira dentre todos os esportes para as Olimpíadas 2012 em Londres. “Nosso grande objetivo era conquistar a vaga olímpica por antecipação. Ela nos dá tranquilidade para os Jogos Pan-Americanos 2011 e poderemos até testar novos conjuntos”, destacou Rodrigo.
Final Rolex - Alltech FEI Jogos Equestres Mundiais 2010
Ouro Philippe Le Jeune - BEL - 0 pontos perdidos (pp)
Prata Abdullah Al Sharbatly - KSA - 3 pp
Bronze Eric Lamaze - CAN - 9 pp
4º Rodrigo Pessoa - BRA - 12 pp
Melhor Cavalo: Hickstead - 4 pistas limpas
Consulte o resultado completo.
Fonte: Carola May com dados FEI / Louise Parkes; fotos: FEI / Kit Houghton