Após a conquista do 4º posto por equipes nos Jogos Equestres Mundiais 2010 nos EUA, os brasileiros Rodrigo Pessoa e Pedro Veniss voltaram a emplacar nos circuitos top mundiais.
No sábado, 23/10, o cavaleiro top brasileiro Rodrigo Pessoa confirmou o favoritismo e o bi consecutivo GP Penn National, válido como seletiva para a Copa do Mundo 2010 e dotado em U$ 75 mil, no 65º Horse Show na Pensilvânia nos EUA. Rodrigo garantiu a vitória montando HH Ashley, sem faltas no desempate, em 50s37, computando 1 ponto perdido por excesso de tempo.
Com sete cavalos no desempate, Rodrigo Pessoa estava perfeitamente posicionado como último a entrar uma vez que ninguém antes dele garantiu pista limpa. "Não consegui ver o desempate, mas eu estava ouvindo os resultados: 20, 12, 8, 4, o que foi atípico," comentou o campeão olímpico de 2004, mundial 1998 e tricampeão da Copa do Mundo 1998, 1999, 2000.
Rodrigo Pessoa com HH Ashley no Athina Onassis International Horse Show 2010 no Rio de Janeiro; foto arquivo: Alexandre Vidal/Foto BR
"Foi ótimo entrar por último e não precisar correr muito com a minha égua que ainda é um pouco crua", declarou Rodrigo, referindo-se a hannoveran HH Ashley, de 10 anos. "O concurso aqui na Pensilvania está ficando melhor a cada ano e estarei de volta no ano que vem", acrescentou o cavaleiro.
Já no domingo, 24/10, o jovem talento Pedro Veniss levou Lester Vador ao 3º posto no GP Ville de Caen - Internacional de Saltos 4* - na França.
Foram 36 os conjuntos (cavalo/cavaleiro) top mundiais que largaram no GP, dentro os quais 10 habilitaram-se ao desempate na corrida por 90 mil euros. Sempre competitivo, Pedro e seu Lester Vador, um filho de Bolero de Brecey de propriedade Stephen Stables, fizeram pista limpa em 38s89. Um resultado que rendeu ao brasileiro e ao proprietário de sua montaria 13,5 mil euros em premiação.
Pedro, medalha de ouro por equipes no Pan RIO 207, com seu Lester Vador voando na madeira; foto arquivo/cedida
Sagrou-se vencedor o francês Florian Angoto montando Made in Semilly sem faltas em 37s90. Já o 2º posto foi para a amazona norte-americana Lauren Hough montando Prezioso que zerou em 38s38.
Fonte: CBH - Carola May