Na principal prova de hoje, a 1.45 / 1.50 metro, na 1ª Etapa do Global Champions Tours no Catar, mais uma vez o Brasil fez bonito. Após o 3º posto de Doda Miranda com AD Norson na quinta-feira, 16, a 1.45 metro, Bernardo Alves levou Kingly du Reverdy à vitória.
Foram 48 os conjuntos (cavalo/cavaleiro) que largaram na arena da fantástica arena de Doha na noite dessa sexta-feira, dentre os quais nada menos que 15 voltaram à pista para um emocionante desempate. Imprimindo forte ritmo, o sempre competitivo Bernardo e Kingly du Reverdy, um filho de Baloubet du Rouet de 9 anos, registrou pista limpa em 41s49.
O cavaleiro top brasileiro Bernardo Alves e Kingly du Reverdy em clique de arquivo
A 2ª colocação coube ao irlandês Billy Twoney montando Je t´Aime Flamenco, sem faltas, em 41s61. Enquanto o 3º posto foi do top holandês Jeroen Dubbeldam com BMC van Grunsven Simon, pista limpa, 42s03.
"Fui muito rápido entre o 1º e 2º obstáculo e também para o último. O Kingly é especialista em velocidade e hoje estava forte para ele. Mas ele saltou muito bem!", declarou o cavaleiro olímpico e medalhista panamericano Bernardo, em entrevista exclusiva à TV do Global Champions Tour.
Bernardo e Kingly du Reverdy na reta da vitória: foto: Global Champions Tour
O melhor tempo do desempate foi do alemão Christian Ahlmann com Sebastian 89, 41s47, com um falta. "Não assisti a pista dele. Não gosto de ver os outros concorrentes, ademais o Christian é meu amigo", brincou Bernardo.
Doda Miranda e seu AD Norson também tiveram um bom desempenho, mas com uma falta na 1ª volta. Nesse sábado, Bernardo e Doda devem voltar à arena em Doha para mais prova a 1.45 / 150 metro. Já no GP Global Champions Tour, 1.60 metro, somente Doda com AD Ashleigh van Drossel , que cometeram apenas um derrube no desempate da principal prova na quinta-feira, prometem defender o Brasil.
"A minha principal montaria Bridgit teve um pequeno problema na semana passada, por isso, eu vim somente para essa série mais baixa. E valeu a pena!", finalizou Bernardo, satisfeito, com a conquista e os 24 mil euros em premiação.
Global Champions Tour: o mais bem premiado circuito do mundo
Criado há seis anos pelo cavaleiro olímpico holandês Jan Tops, o GCT é disputado em três continentes, nove países e 10 cidades pelos melhores cavaleiros e amazonas do planeta. Cada fase distribuirá no mínimio € 675 mil, sendo € 475 mil somente nos Grandes Prêmios com obstáculos a 1,60m. A Fórmula 1 do hipismo inicia a sua temporada 2011 no Oriente Médio, depois cruzará a Europa, passando por Valência (ESP), Hamburgo(ALE), Cannes (FRA), Monte Carlo (MON), Estoril (POR), Chantilly (FRA), Valkenswaard (HOL) até aterrissar no OI Athina Onassis Horse Show, no Rio de Janeiro. Depois da penúltima etapa na Cidade Maravilhosa, os 25 melhores conjuntos do planeta irão rumo a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Pelo quinto ano seguido, o Brasil sediará uma etapa do GCT. Entre os dias 02 a 04 de setembro, o Rio de Janeiro será a capital do hipismo mundial durante o OI Athina Onassis Horse Show, na Sociedade Hípica Brasileira. O evento deste ano promete muitas novidades, incluindo provas de adestramento e participação de cavaleiros e amazonas que disputam o OI Serra e Mar de Hipismo.
Global Champions Tour 2011
1ª Etapa Doha - Catar- 17 a 19 de março
2ª Etapa Valência - Espanha - 06 a 08 de maio
3ª Etapa Hamburgo - Alemanha - 01 a 05 de junho
4ª Etapa Cannes - França - 09 a 11 de junho
5ª Etapa Monte Carlo - Mônaco - 23 a 25 de junho
6ª Etapa Estoril - Portugal - 01 a 02 de julho
7ª Etapa Chantilly - França - 22 a 24 de julho
8ª Etapa Valkenwaard - Holanda - 12 a 14 de agosto
9ª Etapa Rio de Janeiro - Brasil - 02 a 04 de setembro
Final Abu Dhabi - Emirados Árabes Unidos - 10 a 12 de novembro
Fonte: CBH - Carola May com infos site oficial Global Champions Tour, ATTO Sports - Uma empresa do Grupo Aktuell e Mkt Mix Rio