Começou nessa quinta-feira, 14/7, na Sociedade Hípica Catarinense, o Campeonato Brasileiro de Salto das categorias Mini-mirim, para jovens entre 8 e 11 anos, e Pré-mirim, de 12 a 14 anos, reunindo a nata da geração futuro do esporte no sul do país. Assina o desenho dos percursos valendo o título brasileiro 2011, o experiente armador Vailton Jaci Cordeiro, o Baíca, do Paraná.
Thales Marino com Apolo III registrou a melhor aproximação ao tempo ideal entre as feras da categoria mini-mirim, em que 18 conjuntos largaram zerados na liderança do campeonato; foto: hipics Grace Carvalho
Foram 31 os conjuntos (cavalo/cavaleiro) que largaram na categoria mini-mirim representando sete diferentes estados: São Paulo, Brasília, Pernambuco, Paraná, Paraíba e Amazonas, além, é claro, de Santa Catarina. E o resultado mostrou que o páreo vai ser duro. Nada menos que 18 jovens talentos zeraram o percurso - o que pela regra lhes garante a liderança do campeonato.
Para efeito da classificação de prova, o jovem talento de São Paulo, Thales Marino com Apolo III sagrou-se vencedor com uma aproximação de 0s38 ao tempo ideal de percurso. O 2º posto foi para Brasília com Bernardo Braga de Albuquerque Pereira apresentando Land Hermosura Joter.
Bernardo Braga de Albuquerque Pereira: 2º colocado na prova e um dos 18 líderes na corrida pelo título individual; foto: hipics - Grace Carvalho
Em 3º lugar chegou Felipe de Lorenzo com Belt Group Brahms, seguido por Pedro Egoroff com Kaliupy, ambos por São Paulo. Juliana Avelar com Max, por Pernambucano, e Felipe de Lorenzo com Belt Group Curriculum, de São Paulo, emplacaram na 5ª e 6ª colocação. São Paulo lidera a disputa por equipes à frente do Paraná e Santa Catarina.
Na categoria pré-mirim, a 1,10 metro - considerada como transição para série mirim e que pode ser disputada por 2 anos na carreira dos atletas entre 12 e 14 anos - o nível técnico dos concorrentes também foi bem elevado.
Sagraram-se vencedores nada menos que 34 dos 46 concorrentes de Brasília, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro garantindo pista limpa e a liderança no campeonato. Os times de São Paulo e Santa Catarina lideram por equipes, seguidos por Brasília.
Siew Chiang com Cavallus Europa honrou Brasília com a vitória na prova e a liderança do campeonato ao lado de outros 33 conjuntos; foto: hipics - Grace Carvalho
Na classificação da prova, a brasiliense Siew Chiang com Cavallus Europa emplacou em 1º lugar, com pista limpa, em 60s24. Em 2º lugar chegou o cavaleiro paulista Henrique Tortorella com Spirit II que zerou em 61s86. Victória Junqueira Ribeiro de Mendonça com sua Geysa e ainda Charm Royale JMen chegou em 3º e 4º, em 64s48 e 67s31, por São Paulo. Pelas cores de Pernambuco João Victor Black com Sil-Vous-Plait emplacou em 5º lugar, seguido por Paulo Miranda com Flash Jump, em 67s58 e 67s97, respectivamente.
Clique aqui e consulte o resultado completo.
Fonte: Carola May; fotos: Hipics - Grace Carvalho