De 12 a 14/10 a centenária Sociedade Hípica Paulista sedia simultaneamente três importantes concursos de Adestramento. Já na sexta-feira, 12, as disputas começam com o Concurso Internacional 3* e Concurso de Adestramento Nacional - CDI3* e CAN Amil Dressage Cup. No sábado se inicia também o FEI World Dressage Challenge. As competições acontecem no picadeiro coberto da entidade, utilizando a mesma estrutura armada para o Concurso Internacional de Saltos Indoor, realizado há 10 dias.
Vista aérea do mais tradicional polo hípico do Brasil, a Sociedade Hípica Paulista
CDI 3* Amil Dressage Cup
Com três dias de duração, a Amil Dressage Cup conta com um quadro de juizes de peso: Gustav Svalling, da Suécia, Cristoph Hess, da Alemanha, Cel. Salim Nigri, Claudia Mesquita e Natacha Waddell, do Brasil, presididos pelo francês Jean Michel Rudier.
A lista de concorrentes também é respeitável: o espanhol Carrascosa Martinez Borja, o finlandês Henri Rouste, Bianca Kasselmann, da Alemanha, Bruno Migual Maritns Moreira, de Portugal, e os franceses Stephanie Delpierre, Dominique Flament e Pierre Subileau. Representando o Brasil teremos em pista, entre outros, a experiente Pia Aragão, o medalhista panamericano Rogério Clementino, João Paulo dos Santos, e os jovens talentos Manuel Tavares de Almeida, e os irmãos João e Antonio Victor Macari Oliva.
Uma das estrelas internacionais do evento é a francesa Stephanie Delpierre; foto: chevalannonce.com
As séries em disputa são Junior, Young Rider, Intermediária, São Jorge, Grand Prix, Grand Prix Special e Freestyle. O evento conta com uma premiação em espécie de 39.500 dólares.
CAN Amil Cup 2012
Julgam o Nacional os juizes brasileiros Rosalind de Macedo, Natacha Waddell e Major Sérgio Cerqueira. As provas estão abertas às categorias Mini-mirim, Mirim, Profissional e Amador.
FEI World Dressage Challenge
O concurso é focado nas categorias de base e realizado anualmente em 50 países que são divididos em dez grupos. O Brasil faz parte do Grupo I junto com África do Sul, Argentina, Chile e Uruguai. O diferencial desta competição é que uma dupla de juízes percorre todos os países do Grupo avaliando e fazendo comparativos de evolução técnica dos conjuntos. No final da rodada, as equipes de cada país disputam a classificação do Ranking.
Nesta edição o julgamento está a cargo da dinamarquesa Karin Kruger e de Christof Umbach, de Luxemburgo. As séries em disputa são a São Jorge, Avançada, Média, Elementar e Preliminar.