O Concurso de Adestramento Internacional e Nacional CDI3* e CAN Amil Dressage Cup começou com tudo na sexta-feira, 12, e segue até domingo, 14, no picadeiro indoor da Sociedade Hípica Paulista (SP). O quadro de juizes é estrelado com Gustav Svalling, da Suécia, Cristoph Hess, da Alemanha, Cel. Salim Nigri, Claudia Mesquita e Natacha Waddell, do Brasil, presididos pelo francês Jean Michel Roudier, que integrou o juri nos Jogos Olímpicos 2012 e 2008. Julgam o Nacional os juizes brasileiros Rosalind de Macedo, Natacha Waddell e Major Sérgio Cerqueira, ao lado, dos juízes internacionais em esquema de revezamento.
O finlandês Henri Rouste, vencedor do Grand Prix, recebeu seu prêmio das mãos de Jean Michel Roudier; foto: CM
Com disputas para todos os níveis e categorias, destaque para forte presença internacional o espanhol com Carrascosa Martinez Borja, o finlandês Henri Rouste, Bianca Kasselmann, da Alemanha, Bruno Miguel Martins Moreira, de Portugal, e os franceses Stephanie Delpierre, Dominique Flament e Pierre Subileau.
Vencedores na largada da competição
Série Internacional
Na categoria Young Riders, a vitória ficou com João Victor Marcari Oliva montando Portugal, 66,026%. Na categoria Junior, Antonio Victor Marcari Oliva garantiu a vitória montando Zodiac dos Diamantes, 65,405%.
Jovens talentos na cerimônia de premiação: Antonio Oliva, Luiza Silveira, Manuel Almeida e João Oliva; foto: CM
No Prêmio St George, Leandro Aparecido da Silva montando Di Capri conquistou o 1º posto registrando 65,711%. Logo atrás, com 65,447%, veio Rogério da Silva Clementino apresentando Bravíssimo.
Na principal disputa, no Grand Prix, acompanhado por expressivo público no início da noite, vitória para o finlandês Henri Rouste montando Jojo Az, 71,787%. Enquanto o 2º posto ficou com alemão Humbertus Schmidt apresentando Lento, 71,468%. Marcando seu retorno ao picadeiro, Jorge Ferreira da Rocha com Valentino foi melhor brasileiro emplacando na 7ª colocação, com 64%.
Série Nacional
Na série elementar categoria Amador, Ana Luiza de Alcantara Macho com Baccos do Retiro conquistou o 1º posto, 65,071%. Na preliminar Mirim, Dmitria Fazla com Celbidas Interagro chegou em 1º lugar, 61,345%.
Na série média I Amador, Nicole Rothel com sua Mercedita da Vista chegou em 1º, 62,447%. Na média II Amador, Tereza Almeida com Xisto levou a melhor, 61,024%. E, na série Forte I, Micheline Schulze montando Fariano venceu com 60,324%.
FEI World Dressage Challenge
Paralalemente, nesse sábado, 13, o evento também recebe o FEI World Dressage Challenge focado nas categorias de base e realizado anualmente em 50 países que são divididos em dez grupos. O Brasil faz parte do Grupo I junto com África do Sul, Argentina, Chile e Uruguai. O diferencial desta competição é que uma dupla de juízes percorre todos os países do Grupo avaliando e fazendo comparativos de evolução técnica dos conjuntos. No final da rodada, as equipes de cada país disputam a classificação do Ranking. Nesta edição o julgamento do Grupo 1 está a cargo da dinamarquesa Karin Kruger e de Christof Umbach, de Luxemburgo.
Fonte e fotos: Carola May