Karin Kruger, da Dinamarca e Christof Umbach, de Luxemburgo, juízes da Federação Equestre Internacional (FEI) responsáveis pela avaliação de amazonas e cavaleiros dos cinco países que fazem parte do Grupo I do FEI World Dressage Challenge, estavam satisfeitos com o que viram nas pistas da Sociedade Hípica Paulista durante a etapa brasileira da competição considerada uma das mais importantes disputas de avaliação e incentivo do Adestramento. Para a dupla de juízes o esporte vem mostrando evolução ano a ano, da série Premilinary ao Prix St George.
Disputado na manhã de sábado 13, o Challenge teve cinco séries: Elementary e Preliminary destinada a amazonas e cavaleiros em duas categorias, entre 12 e 15 anos e acima de 16 anos, e as categorias Advanced, Medium e Prix St. Georges somente para competidores com mais de 16 anos.
Antonio Victor Marcari Oliva montando o Puro Sangue Lusitano Cobalto foi o campeão da Preliminary – 12 a 15 anos e com 70,948% na avaliação final dos juízes registrou a maior média final entre todos os vinte competidores do Challenge.
Antonio Victor Oliva, campeão do ranking paulista e brasileiro mirim 2012 entre inúmeros outros títulos, foi o destaque jovem na série Preliminary
Entre os maiores de 16 anos, Ju Cassou com Alentejo do Mito (PSL) também recebeu a faixa de campeã com média final de 63,190%. Victor Trielli Avila/Carinhoso DMJ (PSL) foi o vice-campeão, 58,621%, e Anna Kruchewsky com Corleone JM em 3º, 54,914%.
Ju Cassou cada vez mais afiada com seu Alentejo do Mito
Na série Elementary, 12 a 15 anos, destaque para Nicole Rothell que montou Mercedita da Vista, 66,689%. Igor Chen Wu montando Arcos HM ficou em 2º lugar, 63,851%.
Nicole Rothell que deu show na série Elementary recebe os cumprimentos dos juizes
Entre os maiores de 16 anos, com a segunda maior nota do Challenge (68,649%), João Victor Marcari Oliva montando o Ciclone VO foi o campeão, seguido por Alexandre Vieira com Dante dos Diamantes, 63,041%.
João Victor Marcari Oliva fez bonito com seu lusitano Ciclone VO
Na Advanced, o campeão foi Sérgio Castany de Fiori, montando Akira com média final de 65,608%. A faixa de vice ficou para Alexandre Vieira/Xerife dos Diamantes (64,392%).
Sergio e Akira recebendo sua premiação da dupla de juízes da FEI
Sérgio Castany de Fiori venceu também Medium ao registrar 66,125% no comando das rédeas de Fastkiller do Cach. Andréa Martins Kober com CS Wellson, 59,375%, ficou em segundo lugar.
Sergio também comemorou um importante resultado com seu Fastkiller
Montando Xirineu da Paixão, Rodrigo Evangelista faturou o primeiro lugar do Prix St. George com média final de 66,382%. Valdeci dos Reis Evaristo com o Bombom do Retiro, 59,671, foi o vice da série.
Rodrigo Evangelista com Xirineu da Paixão: vencedor do Prêmio St Georges
Placar da equipe brasileira
Quatro concorrentes formaram o time Brasil perante o Grupo I, em que estão África do Sul, Argentina, Chile e Uruguai: Alexandre Vieira montando Dante dos Diamantes, 63,041%, pela série Elementary, Antonio Victor Marcari Oliva com Cobalto. 70,948%, pela Preliminary, Sérgio Castany de Fiori montando Akira, 65,608%, pela Advanced e Valdeci dos Reis Evaristo com Bombom do Retiro, 59,671%, pela Prix St. Georges. Descartada a nota mais baixa, o Brasil fechou com 198,989%.
Clínica
Os 14 conjuntos melhor classificados participaram de clínicas individuais com os juízes da FEI. A dinamarquesa Karin Kruger ministrou para Anna Kruchewsky, Sérgio Fiori, Rodrigo Evangelista, Isabella do Valle, Sonia Cendon, Ju Cassou e Antonio Victor Marcari Oliva. Receberam orientações de Christof Umbach, de Luxemburgo, Igor Chen Wu, Alexandre Vieira, Nicole Rothell, Victor Trielli Avila, Valdeci dos Reis Evarisrto, Everton Yalle Cavallaro e João Victor Marcari Oliva.
Karina Kruger e Cristof Umbach, renomados juizes a serviço do fomento ao adestramento
Resultado completo – clique aqui
Fonte: Carola May com infos Rute Araújo; fotos: Brasil Hipismo – CM