Na semana em que conquistou seu quarto Prêmio Brasil Olímpico, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) na modalidade Adestramento, Luíza Tavares de Almeida montando Pastor também comemorou a conquista do título de Campeã Brasileira Sênior Top no domingo 25, na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo (SP), palco do Campeonato Brasileiro realizado ao longo de três dias de provas. Foi o terceiro título da amazona na competição. O primeiro, de Junior, veio em 2006, e dois anos depois a atleta faturou seu primeiro título na Sênior Top (categoria máxima). O segundo título nesta categoria foi a primeira disputa depois das Olimpíadas de Londres. Ao todo, foram eleitos 16 campeões em suas respectivas categorias e séries.
Luiza Almeida, tetracampeã do Prêmio Brasil Olímpico, e seu Pastor em ação no picadeiro da Sociedade Hípica Paulista
Luiza Almeida no alto do pódio com Luiz Roberto Guigni, presidente da CBH, seus pais Thereza e Manoel Tavares de Almeida e amiga Nicole bdo
No domingo 25, à exceção das categorias de base (Pônei e Mirim), as apresentações foram com coreografia livre e música, definindo o pódio do Campeonato Brasileiro e do último Concurso de Dressage Internacional (CDI) da temporada. Além dos títulos de Luíza Almeida na Sênior Top foram definidos os títulos Senior, Young Riders, Junior, Mirim e Pônei.
Senior (adultos)
A final da Sênior foi emocionante. Na pista, um seleto grupo de seis conjuntos disputou ponto a ponto o título. De volta às competições com duas montarias, o olímpico e pan-americano Leandro Aparecido da Silva fez bonito com três vitórias, sagrando-se campeão paulista com Di Capri.
Leandro Aparecido da Silva com Di Capri: três vitórias durante a competição e o título brasileiro
Sagrou-se vice-campeã a consagrada amazona Pia Aragão com Zepelim Interagro, conjunto em franca ascensão.
Pia Aragão no picadeiro com Zepelim Interagro
Rogério Clemetino com Bravíssimo fechou em 3º lugar
Young Riders (16 a 21 anos)
A competição que reuniu os tops da modalidade também foi especialmente memorável para João Victor Marcari Oliva que montando o Portugal conquistou, aos 16 anos, a faixa de Campeão Brasileiro Young Riders. Foi o pentacampeonato do filho da “rainha” do basquete Hortência Marcari. Desde que estreou nas pistas, em 2008, João Victor contabiliza os títulos brasileiros nas séries Amador, Mirim, duas vezes Junior e agora Young Riders.
João Victor Marcari Oliva e seu Portugal no picadeiro
João Victor comemora ao lado da namorada Gabriela Feffer e sua instrutora Rosangele Riskalla ao lado da juíza e dirigente Sabine Bilton e o sr. Oliveira, um dos patrocinadores
Junior (14 a 18 anos)
Revelação da temporada entre os atletas da série Junior, Victor Trielli Ávila montando Vencedor JB conquistou seu primeiro título de Campeão Brasileiro.
Victor Avilla com Vencedor JB: campeão brasileiro junior 2012
Antonio Victor Marcari Oliva com Zodiac dos Diamantes chegou em busca do tetracampeonato, mas acabou levando a faixa de vice-campeão. A premiada amazona Giovana Prado Pass com seu Sansão Itapuã conquistou o 3º posto.
Antonio Victor Marcari Oliva com Zodiac dos Diamantes: vice-campeão brasileiro junior
Os campeões brasileiros da categoria Junior com Luiz Roberto Guigni, presidente da CBH, ao centro, sr Oliveira, e a juíza francesa Anne Prain
Mirim (12 a 14 anos)
Na Mirim, o título de 2012 é de Dimitria Fazla montando Xantilly WR.
A campeã brasileira mirim com Dimitria Fazla com o juiz César Lopardo
Dmitria Fazla com seus familiares, Luiz Roberto Guigni, presidente da CBH, e Coronel Salim Nigri, diretor de adestramento da CBH
Pônei
Na série Pônei Escola a amazona Victoria Oliveira fez jus ao nome e faturou o título do ano montando Arroz.
A pequena grande campeã Victoria Oliveira com seu pai e o juiz argentino Cesar Lopardo
Também fez bonito Julia Miguel conquistando o vice-campeonato com Xuxa.
A jovem amazona Julia Miguel fez bonito no picadeiro e recebeu seu prêmio das mãos da juíza internacional Claudia Mesquita
A dupla vencedora da categoria Pônei Victoria e Julia prestigiadas pelos seu familiares e dirigentes
Os campeões brasileiros da séries Cavalos Novos, Elementar, Preliminar, Média I e II e Forte I
No sábado 24, foram revelados dez campeões: Rodolpho Riskalla montando Dinoco do Drosa (Cavalos Novos 4 anos), Sergio Castany de Fiori/Fastkiller do Cach (Cavalos Novos 6 anos), Gabriel Tuccile Braga/ Waula (Elementar Amador), Igor Chen Wu/Arcos HM (Preliminar Amador), Alexandre Moraes Oliveira/Pippilota (Preliminar Profissional) , Nicole Rothell/Mercedita da Vista (Média I Amador), Alexandre Vieira/Xerife dos Diamantes (Média II Profissional), Tania Loeb Wald/Equus Viggen (Média II Amador), Sophia Oliveira/Reggae Boy (Forte I Amador) e Ricardo Nardy Silva/Xangô do Aretê (Forte I Profissional). (aguarde cobertura em separado)
Intercâmbio sul-americano
Promover o Adestramento nos países do Cone Sul através de intercâmbio para participação de atletas em competições em diferentes países levou a Coudelaria Rocas do Vouga, de Itu (SP), em parceria com a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e Federação Paulista de Hipismo (FPH) convidar quatro amazonas do Equador e do Peru para participar da disputa nas séries Amador e Média I. Com animais emprestados do haras anfitrião, as convidadas fizeram bonito em pista. “Além da participação em provas, onde os atletas montam cavalos emprestados do país anfitrião, o projeto inclui um circuito de provas com etapas em diferentes países e uma final no Brasil. É uma iniciativa para fomentar e fortalecer o Adestramento na América do Sul”, diz Claudia Mesquita, juíza internacional ministrou clínica para as atletas estrangeiras.
Confraternização dos convidados com os anfitriões brasileiros
Com organização conjunta da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), Federação Paulista de Hipismo (FPH) e Sociedade Hípica Paulista (SHP), o Campeonato Brasileiro de Adestramento, Concurso de Dressage Internacional (CDI) e Concurso de Adestramento Nacional (CAN) levou a assinatura dos patrocinadores Agropecuária Fumaça, Editora Brasil, Coudelaria Braga, Villela Marino, Agro Maripá, Claudia Dmitrick, Tania Lara Loeb, Coudelaria Roucas do Vouga, Projeto Capa, Sonda, Ceratti, Barbados Tourism Authority e Consulado de Barbados em São Paulo.
Fonte Assessoria de Imprensa do Evento – Rute Araújo e Carola May ; fotos Jane Monteiro – Codhec – www.janemonteiro.com.br