No domingo, 19/5, o Adestramento e Adestramento Paraequestre Internacional (aguarde cobertura) foi o ponto alto do encerramento do 1º International Riding & Dressage Meeting, na Coudelaria Ilha Verde, em Araçoiaba da Serra (SP). Mais uma vez, a grande presença de público chamou atenção nessa primeira competição da modalidade fora dos grandes centros hípicos da capital paulista em que o destaque rolou por conta da nova geração do adestramento brasileiro. Na principal disputa do dia, no Freestyle Grand Prix, os irmaõs Pedro Tavares de Almeida, e Luiza Tavares de Almeida com inverteram a ordem de classificação da sexta-feira. Dessa feita foi Pedro, 19, montando Samba, animal cedido por sua irmã a amazona olímpica e medalhista pan-americana Luiza, quem levou a melhor com 70,100%. Luiza, 21, com Pastor, conjunto que honrou o Brasil em Londres 2012, emplacou na 2ª colocação com 70,025%.
Irmãos Pedro e Luiza na linha de frente do Freestyle Grand Prix
Na principal disputa do dia, no Freestyle Grand Prix, os irmaõs Pedro Tavares de Almeida, e Luiza Tavares de Almeida com inverteram a ordem de classificação da sexta-feira. Dessa feita foi Pedro, 19, montando Samba, animal cedido por sua irmã a amazona olímpica e medalhista pan-americana Luiza, quem levou a melhor com 70,100%. Luiza, 21, com Pastor, conjunto que honrou o Brasil em Londres 2012, emplacou na 2ª colocação com 70,025%.
Os vencedores do Grand Prix Pedro, Luiza, Rogério com os juízes Raphael Saleh, Leif Tornblad, Mariette Whitages, Cesar Lopardo, Claudia Mesquita e Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo
Pedro e Luiza atentos ao hino nacional brasileiro
Em 3º lugar chegou o cavaleiro da casa e também medalhista pan-americano Rogério da Silva Clementino com Bravíssimo, 68,575%. Valendo lembrar que no sábado, 18, o destaque foi Manuel Tavares de Almeida, irmão gêmeo de Pedro, com o lusitano Viheste AR, que estreou com vitória no Grand Prix Special.
João Victor e Xama dos Pinhais vencem de ponta a ponta
Já no Freestyle Intermediária I, o jovem anfitrião João Victor Marcari Oliva, 17, montando Xama dos Pinhais manteve a série de três vitórias consecutivas em sua estreia nesse nível de competição totalizando 70,800%.
João Victor, primogênito do anfitrião Victor e da eterna rainha do basquete Hortência Marcari , teve um final de semana de ouro dentro de casa
Logo atrás, com 69.875%, aparece a amazona top Pia Aragão com Zepelim Interagro. Em 3º lugar chegou o experiente cavaleiro Alexandre Morais de Oliveira e seu Rendsgaards Lathago, 67,550%.
Ao final da competição, Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), ressaltou a importância da realização de um evento dessa magnitude fora da capital. “Em nome da CBH, agradeço ao nosso amigo e grande incentivador do adestramento José Victor Oliva por esse evento que é um marco rumo aos Jogos Olímpicos Rio 2016. Estamos no caminho certo”, disse Giugni.
Antonio Victor e Luiza Magalhões: destaques Young Rider e Junior
Na categorias de base – Young Riders (16 a 21 anos) e Junior (14 a 18 anos) a ordem de classificação das primeiras duas provas foi a mesma. No Young Riders, o anfitrião Antonio Victor Marcari Oliva que completou 17 anos no final de semana, garantiu mais uma vitória com sua nova montaria Xerife do Top, 71,700%, melhor índice de aproveitamento do dia. Victor Trielli Avila com seu Vencedor JB, 65,500%, emplacou na 2ª colocação.
O jovem anfitrião Antonio Victor também comemorou três vitórias no final de semana
Na série Junior, mais uma vitória para Luiza Magalhães montando Thor NP, 64,625%.
Luiza Magalhães atenta ao hino nacional
Cavalos Novos no picadeiro
Também foi disputada a segunda prova da séries Cavalos Novos 4, 5 e 6 anos, respectivamente, com vitória de Rodrigo Santos com Estrelicia do Juliana – 7,5, Bruno Moreira montando D´Artagnan Lsquilate – 7,3 e João Paulo dos Santos com Carthago Comando SN Tulum – 7,3.
Cavalos novos na cerimônia de premiação
Rodrigo Evangelista satisfeito com o resultado de Domenico Igszurique do Arete
A amazona portuguesa Ana Patrícia Coelho Figueiredo com Ciclone VO Sol, adquirida por Alvaro Coelho da Fonseca no leilão internacional durante o evento
O estrelado grupo de juízes frente a nova pista de adestramento na Coudelaria Ilha Verde: Mariette Whitages, da Bélgica, Raphael Saleh, da França, Leif Tornblad, da Dinamarca, Sabine Bilton, diretora de adestramento da FPH que acompanhou o julgamento, Claudia Mesquita, do Brasil, e Cesar Lopardo, da Argentina
Resumo do placar Adestramento Internacional Ilha Verde 2013 – 19/5
Freestyle Grand Prix
1º Pedro Tavares de Almeida / Samba – 70,100%
2º Luiza Tavares de Almeida / Pastor – 70,025%
3º Rogério da Silva Clementino / Bravissimo – 68,575%
Freestyle Intermediária I
1º João Victor Marcari Oliva / Xama dos Pinhais – 70,800%
2º Pia Aragão / Zepelim Interagro – 69,875%
3º Alexandre Morais de Oliveira / Rendsgaards Lathago – 67,550%
Young Riders
1º Antonio Victor Marcari Oliva / Xerife do Top – 71,700%
2º Victor Trielli Avila / Vencedor JB – 65,500%
Juniores
1º Luiza Magalhães / Thor NP – 64,625%
Cavalos Novos 4 anos
1º Rodrigo Santos / Estrelicia do Juliana – 7,5
Cavalos Novos 5 anos
1º Bruno Moreira / D´Artagnan Lsquilate – 7,3
2º Rodrigo Evangelista Santos / Domenico Igszurique do Arete – 7,3
3º João Paulo dos Santos / Divertido da Sasa JE Saloio – 7,2
Cavalos Novos 6 anos
1º João Paulo dos Santos / Carthago Comando SN Tulum – 7,3
2º Sergio Geremias / Cerne do Mitooceano MV – 6,3
3º Ana Patrícia Coelho Figueiredo / Ciclone VO Sol – 5,8
Fonte: CBH e Brasil Hipismo; fotos: Carola May