O sábado, 4/4, foi de muita comemoração para João Victor Marcari Oliva. Em Nice, na França, o cavaleiro paulista registrou o segundo índice em busca de uma vaga na equipe de Adestramento que representará o Brasil nos Jogos Pan-americanos de Toronto, no Canadá, em julho. Montando o Puro Sangue Lusitano Xamã dos Pinhais no FEI St. Georges, no CDI3* - Concurso de Dressage Internacional (Small Tour), o cavaleiro fechou sua apresentação com média final de 70.395%. Além de ir além do índice mínimo de 68%, João Victor foi o campeão da prova que contou com oito conjuntos de seis países.
João Vitor e Xamã dos Pinhais em imagem de aquivo no CDI de Barcelona por Lars Jehmiller - reprodução facebook
O júri contou com os franceses Judet Isabelle, Tissot Alban e Dauban Annick, por Engel Peter, da Alemanha, Mariano Santos Redondo, da Espanha, e Natacha Waddell, do Brasil.
No domingo , 5/4, João Victor retornou às pistas para o FEI Grand Prix Special com o também Lusitano Signo dos Pinhais. O conjunto terminou em 3º lugar com média final de 66.137%. A prova contou com competidores da Alemanha, França e Itália. Atuaram no júri Peter Engel (Alemanha), Mariano Santos Redondo (Espanha), Isabelle Judet e Annick Dauban (França) e Natacha Waddell (Brasil).
O primeiro índice do conjunto João Victor Marcari Oliva/Xamã dos Pinhais foi registrado no CDI3* do Barcelona Dressage Tour, em 18/4. quando registrou 69.868% no FEI St. George, reprise observatória para disputa de vaga no Pan.
Atual campeão Sul-Americano, João já computa dois índices acima de 68% de aproveitamento, meta mínima estipulada pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) para os candidatos a uma vaga equipe brasileira no Pan-americano 2015, em Toronto, entre 10 e 26/7.
Com a fonte: Rute Araújo