Um total de 44 conjuntos de 16 países largam na modalidade Adestramento nos Jogos Pan-Americanos 2015 no OLG Caledon Pan Am Equestrian Park em Toronto, no Canada, no próximo sábado, 11/7.Formam o Time Brasil - João Victor Marcari Oliva / Xamã dos Pinhais, Sarah Waddell / Quixote Donelly, João Paulo dos Santos / Veleiro do TOP e Leandro Aparecido da Silva / Di Caprio. Acompanham a equipe, a técnica belga Marriete Withages, o veterinário Marcelo Servos e o chefe de equipe Marcelo Vasconcellos.
A equipe brasileira em seu último dia de treinamento na SHP com Sandra Smith Oliveira Martins, diretora da modalidade na CBH, Sarah Waddel, Marriete Whitages, treinadora, João Paulo Santos, Leandro Silva, Marcelo Servos, Marcelo Vasconcellos e Pedro Almeida, cavaleiro reserva
Os Jogos Pan-americanos são a maior competição multiesportiva depois dos Jogos Olímpicos de Verão e servem como qualificação olímpica para equipes da América do Norte, Centro e Sul. Ao todo aproximadamente 6.135 atletas de 41 países vão competir em 36 modalidades esportiva nessa que é a 17ª edição do evento que acontece entre 10 e 26/7. O Pan 2015 também marca a participação recorde de mulheres, totalizando 45% dos competidores. Os Jogos ainda serão o maior evento multiesportivo já realizado no Canadá, com o dobro do número de atletas que competiram nos Jogos Olímpicos de Inverno 2010 em Vancouver.
Uma selfie do time Brasil já em Toronto agora com presença de João Victor Oliva (de óculos a direita) que não treinou em São Paulo por estar em atividade no circuito europeu
A exemplo das Olimpíadas, o programa equestre também inclui o Salto e o Concurso Completo. A data limite para lista definitiva de participantes é segunda-feira, 13/7.
No Adestramento 10 países - Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colombia, Costa Rica, Guatemala, México, EUA e Venezuela - competem por equipes, mas somente quatro estão no páreo para qualificação individual rumo aos Jogos Olímpicos Rio 2016. Os integrantes das equipes vão competir em reprises mistas, ou seja, Intermediária II / Grand Prix ou São Jorge e Intermediária I. Assim somente concorrentes da Argentina, Canadá, México e EUA podem conquistar a qualificação olímpica, uma vez que competem no nível Intermediária II / Grand Prix.
Sarah Waddell com Quixote Donelly em seu último treino oficial na Sociedade Hípica Paulista
João Victor Oliva com Xamã dos Pinhais em imagem de Thomas Reiner - reprodução facebook
Os EUA chegam a competição como favoritos, uma vez que na última edição dos Jogos Pan-americanos em Guadalajra no México em 2011, a equipe conquistou o tetracampeonato consecutivo e ainda ocupou as três primeiras colocações no pódio individual. Ao todo, os EUA computam sete ouros por equipes e oito medalhas individuais.
Leandro Aparecido da Silva em flash com Di Caprio. O cavaleiro disputa seu terceiro Pan-americano 2003 / 2011 e agora 2015
Paulo dos Santos e Veleiro do Top em treino na SHP
No Pan de 2011, em Guadalajara, o Brasil conquistou a quinta coloção por equipe, dos convocados para edição 2015 apenas Leandro Silva estava no México. O Adestramento brasileiro tem quatro medalhas em Jogos Pan-Americanos, todas de bronze, sendo três por equipe e uma individual: Cidade do México/75; Caracas/83 e Rio 2007 por equipes e bronze individual em Caracas 83 com Orlando Facada.
“Nós estamos muito satisfeitos com o desenvolvimento do Adestramento nas Américas", garante Trond Asmyr, diretor da FEI nas modalidades Adestramento e Adestramento Paraequestre. "Pela primeira vez em Jogos Pan-americanos, alguns cavaleiros vão competir no mesmo nível dos Jogos Olímpicos. Isso também equipara o nível das qualificações com outras regiões do mundo."
Confira a lista completa de inscritos - clique aqui.
Agenda Adestramento
11/7, sábado
Prix St. George
Grand Prix
Qualificatória para a disputa por medalha individual e 1ª parcial por equipes
12/7, domingo
Intermediária I
Grand Prix Special
Final por equipes
Qualificatória individual
14/7, 3ª feira
Freestyle Intermediária I
Freestyle Grand Prix
Final Individual